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11 dicas fantásticas para você não desistir da dieta no primeiro mês

Persistir em um projeto de emagrecimento não é uma tarefa fácil. É necessário ter foco e força de vontade, mas, principalmente, encontrar uma rotina alimentar que combine com o seu perfil. O que fazer então para não desistir da dieta?

É fundamental seguir alguns passos que garantirão a sua continuidade. Afinal, é importante emagrecer de forma saudável e feliz! Continue lendo este post e veja as dicas que preparamos para você!

1. Crie metas reais

Procure criar metas reais de emagrecimento. Não adianta querer perder 10 quilos em um mês, pois isso não permitirá uma dieta saudável e equilibrada.

Portanto, estabeleça objetivos possíveis de serem alcançados, mas que também não deixem você relaxar demais.

Por exemplo: pode-se determinar a perda de 4 quilos no primeiro mês, 3 no segundo e assim por diante. Desse modo, você consegue manter o foco e escolher alimentos mais saudáveis, sem correr o risco de desistir da dieta. 

2. Tenha horários fixos para se alimentar

É fundamental comer nos horários certos, sem pular refeições. Portanto, planeje-se para tomar um bom café da manhã, almoçar e jantar nos momentos corretos. Também é recomendável incluir pequenos lanches entre as refeições principais. Ao fazer isso, o metabolismo funcionará o dia inteiro e você não sentirá fome em excesso, evitando exageros.

Dica: organize-se no dia anterior e separe os itens que farão parte da sua alimentação. Desse modo, você evita ingerir produtos ricos em calorias e pobres em nutrientes, principais responsáveis por sabotar a sua dieta. Para ajudar a seguir à risca os horários determinados, coloque lembretes ou despertadores em seu celular.

3. Prepare sua comida ou faça uma assinatura de lanches saudáveis

Não tem tempo de ir em casa para almoçar? Sem problemas! Prepare seu almoço na noite anterior e também separe seus lanches saudáveis para o meio da manhã e da tarde. Essas escolhas podem incluir frutas e iogurtes, por exemplo.

Ao fazer a sua própria refeição você tem a vantagem de poder escolher os itens mais nutritivos, e, ainda, saber todos os ingredientes utilizados no preparo. Dessa maneira, aquela vontade de comer uma lasanha ou batata frita disponível no buffet é evitada e a sua dieta é mantida.

Caso não tenha tempo de preparar o seu almoço, opte por assinar a entrega de alimentos saudáveis em seu local de trabalho. Isso contribuirá muito para você manter o foco na dieta. 

4. Anote tudo o que come

Procure anotar tudo o que ingere diariamente. Seja uma xícara de café, uma maçã ou uma “inocente” bala. Dessa maneira, você conseguirá monitorar o consumo de alimentos, poderá acompanhar o seu progresso e cobrar uma mudança na sua atitude. 

5. Mantenha a sua dieta sem se importar com os outros

A fim de ajudar nesse processo de emagrecimento, você pode convidar familiares e amigos para fazerem a dieta também. Porém, se eles não aceitarem a proposta, é preciso manter a alimentação saudável independentemente dos hábitos dos outros.

Ou seja, se a sua família decidir fazer batata frita para o almoço ou jantar, deixe esse alimento de lado e escolha os itens mais saudáveis da mesa. Caso não haja uma opção, corra para o fogão e prepare a sua comida. Mostre como você está focado e que a ajuda deles é importante a fim de conseguir manter as escolhas certas.

6. Faça a ingestão dos alimentos que gosta

Uma dieta também deve incluir itens que você gosta. Portanto, abra espaço para participar de alguns encontros com seus amigos ou frequentar festas de aniversário, por exemplo. Nesses casos, você pode ingerir algum produto mais calórico, porém, deve se lembrar de não transformar isso em um hábito.

Ao ingerir algum alimento menos nutritivo em uma refeição, procure reduzir a quantidade de calorias no dia seguinte. Desse modo, você não exclui totalmente o que gosta da sua dieta e consegue manter o foco a fim de perder peso.

7. Mantenha o equilíbrio alimentar

Conforme foi citado anteriormente, você pode consumir algum alimento mais calórico em algum dia da semana. No entanto, procure evitar comprar muitos itens como chocolates, balas e salgadinhos quando for ao supermercado.

Ao manter esses artigos longe de você, será mais fácil conseguir ter um equilíbrio alimentar, principalmente nos primeiros meses da dieta.

8. Persista para não desistir da dieta

Muitas vezes, no caso das mulheres, o período pré-menstrual é a desculpa “certa” para fugir da rotina alimentar saudável. Porém, não caia nessa armadilha. Persista no seu objetivo, mesmo que você não tenha perdido o peso que havia estabelecido em sua meta.

Talvez leve um tempo maior para alcançar o objetivo final, mas se desistir no meio do caminho nunca chegará lá.

9. Monitore o peso

Para acompanhar o progresso da sua dieta, procure monitorar o peso uma vez por semana — uma frequência maior pode causar ansiedade, dificultando ainda mais o processo. Seja justo e honesto com você e não extrapole os limites do seu corpo.

Vale lembrar que nas primeiras semanas da mudança na alimentação a perda de peso costuma ser maior. Mas essa diminuição no ritmo de emagrecimento não deve ser um motivo para desistir da dieta.

10. Pratique atividades físicas

Os exercícios fazem bem para o corpo e contribuem para a perda de peso. Por isso, procure praticar alguma atividade física ao menos três vezes por semana, por 30 minutos. Pode ser uma caminhada, corrida ou musculação. O importante é encontrar o exercício que mais lhe agrada e continuar firme no objetivo.

Depois de alguns meses, você perceberá que a atividade física acelerará o processo de emagrecimento e ainda contribuirá para aumentar a firmeza das suas pernas e braços, deixando seu corpo ainda mais lindo!

11. Controle seu emocional

O descontrole emocional é o principal inimigo de qualquer dieta. Sendo assim, sempre que estiver em um momento de pressão, estresse ou angústia procure alternativas mais saudáveis para “descontar” o problema.

Ou seja, você pode optar por ouvir uma boa música, fazer uma caminhada ou conversar com algum amigo em vez de sabotar a sua dieta ingerindo um chocolate ou uma pizza, por exemplo.

Pronto! Agora você já sabe como controlar a sua rotina diária a fim de não desistir da dieta. Gostou deste post? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e receber novidades também em sua timeline! Estamos no Facebook, Twitter e Instagram!

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