3 segredos para evitar doenças na terceira idade

O desejo de todos é poder desfrutar de uma longevidade saudável, com autonomia e boa qualidade de vida. Porém, a maioria não sabe como atingir isso. Afinal, são muito comuns as doenças na terceira idade, como hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, osteoporose, infecções, dentre outras.

No entanto, saiba que elas são consequências de descuidos com a saúde e que é possível evitá-las ou amenizar os sintomas. Então, preparamos este post para explicar como envelhecer com saúde e prevenir o surgimento de tais enfermidades.

Assim, listamos 3 atitudes bem simples de serem inseridas em sua rotina, mas que certamente farão muita diferença para que você tenha muito mais vitalidade ao passar dos anos. Confira!

1. Tenha bons hábitos alimentares

Seguir uma alimentação saudável é fundamental em todas as faixas etárias. Afinal, o que ingerimos reflete de maneira direta em nossa saúde. Assim, manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes, evitar açúcares e gorduras, é umas das maneiras mais eficazes de prevenir doenças crônicas. Além disso, melhoram a qualidade de vida, o bem-estar e aumentam a longevidade.

Ou seja, manter uma alimentação equilibrada pode evitar problemas como hipertensão, diabetes, problemas do coração, enfraquecimento dos ossos, dentre tantos outros. Um bom exemplo é consumir vegetais verde-escuros, pois contêm nutrientes que evitam a degeneração das células, mantêm a saúde do cérebro, fortalecem o sistema imunológico e protegem o coração.

Inclua também no seu cardápio as frutas cítricas e as vermelhas, pois são excelentes oxidantes, o que significa que contribuem com a prevenção e recuperação dos danos celulares — diminuindo a incidência de doenças na terceira idade.

2. Estimule a mente

Com o passar dos anos, é comum que algumas funções do corpo sofram desgaste. Assim como ocorre em todas as áreas corporais, a saúde do cérebro também pode ser melhorada com treinos. Por esse motivo, é preciso estimular a memória e a capacidade cerebral de gravar informações.

Então, pratique atividades que estimulem a mente, como ler bastante, fazer diversos cursos, desenvolver novas habilidades, escrever constantemente, brincar com jogos de tabuleiro, preencher palavras-cruzadas, aprender a utilizar os recursos tecnológicos atuais, praticar atividades em grupo etc.

3. Tenha um bom convívio com outras pessoas

A forma de conviver com outras pessoas na rotina tem um impacto direto na vida. Dessa forma, procure estar sempre ao lado de pessoas que lhe fazem bem, estimulam seu crescimento pessoal, elevam sua autoestima, tenham conversas leves e produtivas, são alegres e companheiras.

Passeie com essas pessoas, viaje, visite, façam programas juntas, participe de atividades. Ou seja, compartilhe sua vida somente com pessoas que tenham algo de bom a acrescentar. Assim, certamente você terá uma qualidade de vida muito maior.

Enfim, ao mudar alguns hábitos da rotina é possível evitar ou, ao menos, amenizar os sintomas de doenças na terceira idade. É fundamental manter sempre uma alimentação saudável, para que, posteriormente, o corpo não venha a sofrer as consequências. Além disso, é preciso manter tanto o corpo quanto a mente sempre ativos. Afinal, a maturidade pode — e deve — ser muito bem aproveitada. Mas, para isso, é preciso começar a se preparar o quanto antes!

Outra dica valiosa é optar por medicamentos manipulados ao invés dos industrializados. Para saber ainda mais sobre o assunto, baixe agora mesmo nosso e-book explicando tudo sobre medicamentos manipulados e tire todas as suas dúvidas! Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − quatro =