5 dicas incríveis para cuidar das suas unhas

Cada mulher tem uma preferência no que diz respeito à cor, ao formato e ao tamanho. O que não vale é deixar de cuidar das unhas.

A maioria escolhe tê-las sempre pintadas, mas muitas optam por deixá-las naturais. Algumas preferem curtas, enquanto outras acreditam que quanto maiores, mais bonitas elas ficam. Há, ainda, quem prefira lixá-las quadradas, outras gostam mais do formato redondo.

A principal questão é que o cuidado com as unhas não está relacionado apenas com estética. Alguns problemas podem surgir quando elas não recebem a atenção necessária. Micose e unhas secas, quebradiças ou descamando são os casos mais comuns e podem ser consequência de vários fatores.

Por isso, é essencial se manter atenta aos produtos utilizados no dia a dia e proteger as mãos para garantir que as unhas não sejam afetadas por agressões externas. Continue lendo este post e confira nossas 5 dicas para manter as suas unhas sempre bonitas e saudáveis!

1. Fique atenta ao esmalte

Em geral, a maioria dos esmaltes não causam danos às unhas, mas é preciso atenção com relação à ocorrência de alergias e ao uso em excesso.

Sintomas como dores nos dedos e nas unhas, além de inchaço, podem ser sinônimo de alergia ao esmalte. Nesse caso, é necessário optar por produtos hipoalergênicos.

É recomendada que a utilização de esmalte seja apenas 1 vez por semana, de preferência dando uma semana de folga de tempos em tempos para que as unhas consigam se recuperar das agressões causadas pelos componentes químicos.

Atualmente, existem no mercado esmaltes atóxicos que, diferentemente dos convencionais, são livres de ingredientes como tolueno, tosilamida, cânfora e formaldeído. Essas substâncias são nocivas não apenas para as unhas, mas também podem chegar à corrente sanguínea e afetar alguns órgãos.

Outra dica é variar sempre na cor, pois os esmaltes escuros tendem a deixar as unhas amareladas. Por fim, o ideal é utilizar removedor de esmalte sem acetona, que é à base de álcool e provoca ressecamento.

2. Use luvas sempre que possível

Os produtos de limpeza utilizados nas tarefas domésticas estão entre os principais vilões contra a saúde das unhas. A melhor opção para protegê-las desse contato é o uso de um par de luvas de borracha.

Lavar roupas ou louças sem proteção, expondo as unhas a produtos agressivos como detergentes e alvejantes, é um hábito bastante prejudicial.

Vale ressaltar que aquele pozinho que costuma haver dentro das luvas também pode ressecar as unhas. Por causa disso, é importante lavar as mãos e hidratá-las após o uso.

Para aquelas pessoas que não conseguem se adaptar ao uso das luvas e acham que elas atrapalham nas tarefas, é essencial lavar bem as mãos com sabonete, de preferência neutro, logo depois da realização das atividades com produtos químicos.

3. Faça hidratações com regularidade

É comum que muitas pessoas se preocupem em hidratar a palma das mãos e os dedos e esqueçam de dedicar atenção às unhas. Cuidado! Elas devem ser hidratadas de 2 a 3 vezes por dia.

Seja com um hidratante corporal ou um creme específico para as mãos, o importante é nutrir essa parte importante que exige cuidados. Recomenda-se o uso de hidratantes à base de ureia, silicone, lanolina, óleo de semente de uva ou d-pantenol.

Produtos naturais com alto teor de óleo são indicados para uso noturno, aplicados antes de dormir. Para evitar que a cama e os lençóis se sujem, uma sugestão é utilizar uma luva de algodão para proteger. Nesse caso, há ainda o benefício de que o produto será melhor absorvido.

Algumas opções de ingredientes que podem ser bastante nutritivos para as unhas são:

  • óleo de amêndoas;

  • óleo de rícino;

  • óleo de gérmen de trigo;

  • óleo de rosa mosqueta;

  • óleo de abacate;

  • manteiga de karité.

Cada pessoa se adapta melhor a um tipo de hidratante, o que realmente importa é evitar o ressecamento.

4. Tome cuidado com as suas cutículas

Você já deve ter ouvido falar que as cutículas não devem ser retiradas, não é mesmo? Isso é uma verdade, pois elas são responsáveis por proteger as unhas de infecções, que podem ser provocadas por fungos e bactérias.

E, mesmo sabendo disso, muita gente não consegue abrir mão do hábito. Então, o recomendado é que as cutículas não sejam totalmente retiradas, e sim apenas o excesso.

A aplicação de um creme hidratante diretamente nas cutículas serve para evitar que elas fiquem esbranquiçadas e com pontas soltas. Existem ceras nutritivas que servem para deixar as cutículas mais macias e em seu devido lugar. Elas podem ser usadas mesmo por cima do esmalte e garantem boa hidratação.

Uma opção que vem sendo bastante utilizada é empurrar a cutícula com uma espátula em vez de retirá-la com o auxílio de um alicate. Dessa forma, tira-se o excesso de pele e a aparência da unha fica bonita.

É fundamental lembrar que materiais como lixa, tesoura, alicate e palito de unhas nunca devem ser compartilhados. Tenha os seus próprios e evite problemas.

Também é importante dizer que, por mais tentador que seja, nunca devemos puxar com a mão ou com os dentes as peles que se soltam no dedo. Além de provocar machucados, isso pode resultar em uma infecção bacteriana.

5. Reveja os seus hábitos alimentares

Acredite: o principal cuidado com as unhas, assim como com o resto do corpo, começa no prato. Uma alimentação desequilibrada afeta a saúde de todas as formas, inclusive pode resultar em unhas fracas e quebradiças pela falta de nutrientes.

Não é novidade que o consumo de frutas e vegetais é a melhor forma de obter as vitaminas e minerais que nosso organismo necessita para funcionar perfeitamente bem. Quando o assunto é unha, alguns outros alimentos também podem dar uma força.

Ter uma alimentação rica em cálcio é uma forma de garantir beleza e saúde na ponta dos dedos. Consumir carnes — com destaque para a sardinha — e alimentos ricos em vitamina A — como gema de ovo e leite e seus derivados — também repercute na aparência das unhas.

Couve e espinafre são verduras que fazem muito bem para as unhas. Por fim, sucos com frutas e batidas caseiras são uma excelente opção para quem quer se cuidar e ter unhas saudáveis.

Existem, ainda, complexos vitamínicos, como o Pill Food, que podem suplementar a alimentação e auxiliar no fortalecimento das unhas e dos cabelos.

Gostou de saber melhor como cuidar das unhas e manter suas mãos sempre lindas e saudáveis? Sugerimos que você acesse nosso site e conheça melhor o nosso Pill Food turbinado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This