6 alimentos que fazem bem para a pele e como inseri-los na dieta

Uma grande aliada na hora de emagrecer, fazer dieta ou apenas buscar uma vida mais saudável é a alimentação. A forma como nos alimentamos tem o poder de melhorar nossa saúde, humor, e até nossa aparência! Esse é o caso dos alimentos que fazem bem para a pele, e que são ótimos para nos trazer uma rotina mais saudável e ainda melhorar nossa autoestima.

Por isso, nesse post, vamos fazer uma lista com os alimentos benéficos para a pele e que podem ser facilmente inseridos na dieta. Confira!

1. Linhaça

A linhaça é conhecida e utilizada desde a antiguidade, devido ao seu elevado valor nutricional — essa semente, que existe nas colorações dourada e marrom, é uma ótima fonte de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos para o organismo, além de possuir muitas vitaminas e minerais.

Esses elementos, presentes em sua composição, fazem com que ela seja uma excelente aliada na hora de manter a pele hidratada e saudável e, ainda, facilitam a diminuição do colesterol!

A linhaça existe em forma de farinha, grão e óleo, e pode ser consumida de diversas formas: você pode inserir seus grãos e farinha em saladas ou receitas como macarrão, arroz, tortas e sopas. Além disso, a linhaça pode ser colocada em sucos, iogurtes e vitaminas. Já o seu óleo pode ser utilizado para temperar alguns pratos, como saladas verdes, mas não deve ser aquecido para não perder suas propriedades.

2. Pepino

A ingestão de pepino é ótima para a pele. Além de ser um alimento diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos, ele é rico em vitamina E e óleos naturais, o que faz com que ele atue reparando, hidratando e nutrindo a pele de forma eficiente e natural.

Outro ponto positivo dessa hortaliça são suas propriedades de rejuvenescer a pele: as vitaminas A, C e E, encontradas nesse vegetal, auxiliam na produção de colágeno e elastina pelo organismo e funcionam como antioxidantes, o que ajuda a combater os sinais do envelhecimento.

No dia a dia, o pepino pode ser inserido em saladas e sucos verdes, misturado a outros vegetais ou sozinho. Você também pode apostar em pratos que utilizam esse alimento, como o tabule, que consiste em uma salada tradicional árabe feita à base de trigo.

3. Cenoura

A cenoura já é muito conhecida no mundo da beleza por melhorar e manter o bronzeado, devido, principalmente, ao ácido lipóico, presente em grande quantidade nesse legume. Além de trazer esse benefício, esse ácido também tem o poder de ajudar na revitalização do rosto, deixando a pele mais bonita e saudável.

Além disso, a cenoura possui muito betacaroteno, elemento que, além de ser o responsável pela coloração laranja desse vegetal, também tem efeito antioxidante, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de expressão.

Esse vegetal pode ser consumido em sucos (batida junto com frutas como a laranja e maçã, ou com legumes como a beterraba), saladas, sopas de legumes, tortas, bolos ou em até em forma de purê.

4. Soja

A soja é um grão conhecido há mais de 5.000 anos, rico em proteínas de alta qualidade e muito benéfico para o organismo, pois é capaz de reduzir o colesterol e melhorar a circulação.

Esse alimento também é ótimo para a pele: ele estimula a produção de colágeno, que promove a reparação da elastina, responsável por manter a pele firme e com aparência saudável.

Além disso, o grão é rico em isoflavonas, compostos orgânicos que podem melhorar os sinais de envelhecimento e até reverter o aparecimento de algumas linhas de expressão.

Existem muitas formas de ingerir a soja no seu cotidiano: você pode inserir o grão cozido nas saladas e sopas, utilizar sua proteína texturizada para substituir a carne em algumas receitas, como o estrogonofe e, ainda, experimentar o leite e os sucos de soja, que são muito saborosos e saudáveis.

5. Abacaxi

Essa fruta, além de muito saborosa, é ótima para melhorar o bom funcionamento do corpo, pois é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas, cálcio e ácido fólico.

No que se refere à pele, o abacaxi é ótimo para combater a acne e outras alergias e inflamações, pois possui grandes quantidades de vitamina C e aminoácidos, que auxiliam na cura das lesões cutâneas.

Além disso, essa fruta também deixa a pele mais firme, devido aos antioxidantes e à vitamina C, que combatem os radicais livres, e possui bromelina, que favorece a circulação de sangue no corpo, melhorando a aparência da pele.

Por ser muito versátil, o abacaxi pode ser facilmente inserido em receitas e consumido com outros alimentos: você pode ingerir a fruta em seu estado natural, em saladas de frutas ou de folhas; ou inseri-la em sucos, gelatinas, bolos e compotas.

6. Nutricosméticos

Os nutricosméticos são suplementos alimentares capazes de nos auxiliar na hora de conseguir os nutrientes que nosso corpo necessita para funcionar bem, mas que, muitas vezes, não obtemos apenas por meio da alimentação.

As pílulas dos nutricosméticos são aliadas importantes na hora de obter substâncias essenciais para ter uma pele bonita e saudável, como os minerais, ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas etc. Esses componentes, que variam de acordo com o produto que você escolher, ajudam a melhorar a elasticidade e a hidratação da pele, a diminuir a aparição de acne e inflamações ou até a regular a sua oleosidade.

Além disso, por serem vendidos em formas de cápsulas, esses suplementos são fáceis de ingerir ao longo do dia, mas sempre devem ser somados a uma dieta equilibrada e outras práticas saudáveis.

Existem muitos alimentos que fazem bem para a pele, e que, com certeza, farão toda a diferença na sua rotina de cuidados com a beleza. Muitos deles são fáceis de encontrar e podem ser preparados de várias maneiras e consumidos ao longo de todo o dia, atendendo, assim, ao seu gosto pessoal e facilitando a criação de uma rotina prática e saudável.

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