6 hábitos saudáveis para ter durante a sua rotina de trabalho

Em meio às diversas tarefas do dia a dia e a rotina corrida do trabalho, é comum pensar que não temos tempo o suficiente para criar hábitos saudáveis. No entanto, isso não deve ser motivo de preocupação! Com um pouco de criatividade e disposição, é possível encontrar diversas maneiras de manter o corpo saudável e em funcionamento mesmo nos dias mais atarefados.

A mudança de pequenos hábitos e a inclusão de práticas saudáveis no cotidiano pode fazer toda a diferença para o organismo e para mente, aliviando sintomas de estresse, cansaço, dores musculares, ansiedade e até prevenindo algumas doenças físicas e mentais, como a pressão alta e a depressão.

Por esse motivo, preparamos uma lista de hábitos que você pode incluir facilmente na sua rotina de trabalho. Confira!

1. Cuide da alimentação

A alimentação é um dos fatores que mais têm influência sobre o nosso corpo e a nossa disposição. Por isso, o cuidado com a rotina saudável deve começar quando ainda estamos em casa, com o café da manhã.

Essa refeição, que é considerada a mais importante do dia, é a grande responsável por repor as energias que perdemos durante a noite de sono e para nos dar o ânimo que precisamos para o dia de trabalho. Por isso, aposte em alimentos ricos em proteínas magras, vitaminas, minerais e fibras, como frutas, queijos, ovos, geleias naturais, sucos, pães integrais e cereais.

Durante o horário de trabalho, também é importante se alimentar bem, de preferência de três em três horas. Para isso, uma dica é levar sempre na bolsa alimentos como barras de cereais, frutas secas, iogurtes ou bolachas integrais.

Na hora do almoço, tudo o que comemos terá uma influência direta no nosso rendimento no período da tarde. Sendo assim, é importante priorizar alimentos leves, ricos em proteínas e com pouca gordura, como o peito de frango, os peixes, e as saladas.

2. Mexa-se

​A atividade física é um elemento essencial na hora de criar hábitos saudáveis, pois ela pode ajudar na ativação da circulação do corpo, na melhora da respiração e do condicionamento físico e, ainda, auxiliar na queima de calorias durante o processo de emagrecimento. Além disso, manter um bom condicionamento físico permite prevenir os sintomas do sedentarismo, do estresse e de outras doenças.

Por isso, mesmo quando não há tempo para realizar exercícios regulares fora do ambiente de trabalho, é importante criar pequenos hábitos que ajudem na ativação dos músculos, o que evita possíveis dores musculares e diminui o acúmulo de gordura na região abdominal.

Algumas dicas são utilizar sempre as escadas, em vez dos elevadores; fazer algumas atividades — como a leitura de um livro, artigo ou relatório — em pé, e caminhar um pouco após o almoço ou na volta para casa.

3. Mantenha a boa postura

Para quem trabalha em frente ao computador ou passa muito tempo sentado, é essencial prestar atenção à boa postura. A maneira como nos portamos faz toda a diferença para o nosso bem-estar durante o tempo de serviço, e pode melhorar até o nosso rendimento diário.

Por isso, preste sempre atenção à sua postura: quando estiver sentado, o ideal é que os ossos do quadril fiquem próximos ao encosto da cadeira, e que seus pés se apoiem firmemente no chão ou em algum outro suporte. Dessa forma, você evitará dores na região da lombar e não prejudicará a circulação do sangue no seu organismo.

4. Faça pausas

Após muito tempo trabalhando, chega um momento em que o cansaço físico e mental é tanto que a nossa atenção ao que estamos fazendo já não é a mesma que tínhamos no início e, por isso, não rendemos tanto quanto gostaríamos.

Por isso, sempre que sentir que já não está mais tão concentrado e focado como antes, não hesite em fazer uma pequena pausa. Nesses momentos, ir beber um copo de água, suco ou café, comer algo nutritivo ou até dar uma caminhada pelo seu local de trabalho pode fazer toda a diferença.

Quando retornar para as suas tarefas, você certamente se sentirá mais disposto e conseguirá cumprir suas funções com maior rapidez e eficiência.

5. Alongue-se

Pessoas que trabalham realizando movimentos repetitivos, ou que passam grande parte do dia sentados em frente ao computador ou de pé, costumam sentir, após algum tempo, que algumas regiões do corpo, como os ombros, a coluna e os pulsos, estão tensos e doloridos.

Isso acontece devido às tensões musculares, que podem piorar com o estresse e a falta de movimentação e gerar problemas de circulação, dores de cabeça ou até lesões e doenças como a L.E.R (lesão por esforço repetitivo).

Para prevenir e minimizar esses efeitos, é importante reservar pequenos intervalos de tempo do seu dia para a realização de pequenas sessões de alongamento. Nesses momentos, tente alongar a região do pescoço, braços, ombros, pulsos, tronco e pernas, esticando cada músculo com cuidado e separadamente.

A criação desse hábito certamente fará toda a diferença durante o seu período de trabalho, trazendo a sensação de tranquilidade e conforto e, ainda, melhorando a sua produtividade.

6. Evite cruzar as pernas

A forma como nos posicionamos tem muita influência sobre o nosso bem-estar físico e mental. Quando cruzamos as pernas ou nos apoiamos muito sobre alguma região do corpo, é comum que o organismo encontre dificuldades em fazer o sangue circular, o que pode gerar situações incômodas de formigamento nos músculos ou até dores nas articulações.

O ideal para prevenir que isso aconteça é manter sempre as pernas posicionadas confortavelmente uma ao lado da outra e apoiadas no chão. Dessa maneira, você manterá o seu peso bem distribuído, e o sistema circulatório poderá funcionar normalmente.

Manter hábitos saudáveis não é uma tarefa complicada. Com um pouco de paciência e planejamento, é possível reservar pequenos momentos do seu dia de trabalho para cuidar do seu corpo e mantê-lo ativo e funcional. Dessa forma, além de melhorar a sua saúde e bem-estar, você pode aumentar a sua produtividade e eficiência na realização das suas atividades diárias.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This