9-dicas-para-evitar-gripes-e-resfriados-nesta-epoca-do-ano.jpeg

9 dicas para evitar gripes e resfriados nesta época do ano!

De acordo com o Departamento de Influenza e Virologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia, durante os meses de inverno a incidência de gripes e resfriados aumenta entre 5% e 7%. Isso ocorre porque em períodos com baixas temperaturas as pessoas costumam deixar os ambientes fechados, o que facilita a transmissão dos vírus. Diante disso, como evitar gripes e resfriados nesta época do ano?

Preparamos 9 dicas para ajudá-lo a se proteger dessas enfermidades, garantindo muita disposição para as atividades do dia a dia. Confira!

Compreenda a diferença entre as duas doenças

Muitas pessoas confundem os sintomas da gripe e do resfriado, porém elas têm certas características divergentes. A primeira, por exemplo, é transmitida pelo vírus influenza e tem início súbito. Já o resfriado tem origem em mais de 200 tipos de microrganismos e surge gradualmente.

A gripe apresenta febre alta nos primeiros dias, tosse seca, forte dor de cabeça, dor muscular e cansaço, exigindo, muitas vezes, até 14 dias para recuperação total. O resfriado dificilmente provoca febre ou dor de cabeça, porém, pode apresentar tosse, dor de garganta, um leve cansaço e alguma dor muscular. Geralmente, exige apenas 7 dias para recuperação total do indivíduo.

Saiba como evitar gripes e resfriados

Agora que você consegue diferenciar as duas doenças, saiba como se prevenir. Veja algumas dicas:

1. Lave as mãos com frequência

Esse é um hábito que deve ser mantido regularmente, independentemente da estação do ano. Afinal, ele reduz as chances de contágio de vários tipos de vírus e doenças.

Para isso, deve-se utilizar sabonete e água corrente. É fundamental limpar as unhas, a região entre os dedos e esfregar bem as mãos, na parte superior e na inferior.

2. Evite ambientes fechados

Tanto o vírus da gripe quanto os do resfriado são transmitidos facilmente pelo ar. Os ambientes fechados e escuros favorecem a contaminação, pois o microrganismo fica “preso” no local.

Por isso, procure manter a casa arejada, favorecendo a entrada do sol. No trabalho, também é recomendável dar preferência para ambientes ventilados em vez do uso do ar-condicionado. Como muitas vezes não dá para evitar utilizar o transporte público, o ideal é manter as janelas abertas a fim de favorecer a circulação de ar.

3. Tome a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe A é disponibilizada anualmente na rede pública de saúde e em algumas clínicas particulares. Independentemente da idade, é recomendável procurar a imunização para evitar a doença.

4. Consuma proteínas e outros alimentos saudáveis

Mantenha uma dieta equilibrada e nutritiva a fim de melhorar a imunidade do seu corpo e protegê-lo de doenças. Para isso, procure ingerir frutas, verduras, legumes e proteínas para blindar seu organismo contra o vírus da gripe e do resfriado.

Esse hábito saudável deve iniciar já no café da manhã. Para tal, reserve um tempo adequado a esse momento (entre 15 e 20 minutos), sente-se confortavelmente e consuma os produtos sem pressa. A refeição pode incluir frutas ou suco natural, leite ou queijo e algum carboidrato para dar energia.

Durante o almoço dê preferência para as saladas e a proteína, que pode ser composta de frango, peixe ou lentilha. O jantar deve ser mais leve e incluir alimentos como queijos magros, atum, legumes e saladas.

5. Utilize álcool em gel

Ele não deve substituir o hábito de lavar as mãos todas as vezes que se usa o banheiro, antes das refeições ou após o ato de cumprimentar outra pessoa. Todavia, pode ser um importante aliado naqueles momentos em que você não tem uma torneira e sabão à disposição.

Por exemplo: após andar de ônibus, por garantia, é indicado utilizar o álcool gel para evitar a contaminação de gripe ou resfriado. Em ambientes públicos, em que muitas pessoas abrem e fecham portas, ele também pode ser usado.

6. Pratique atividade física

Os exercícios físicos são recomendados para todos os indivíduos, em todos os momentos, não apenas a fim de evitar gripes e resfriados. Eles melhoram a qualidade de vida, a disposição e aumentam as defesas do corpo.

O recomendável é praticar atividade física ao menos 90 minutos por semana. Você pode escolher a opção que mais lhe agrada: caminhada, corrida, pedalada, academia, entre outros. O importante é cuidar da saúde e prevenir doenças.

7. Tenha boas noites de sono

Todas as pessoas deveriam dormir ao menos 7 horas por noite. O sono ajuda a repor a energia e regular os níveis de cortisol, grande responsável por diminuir o estresse e prevenir doenças.

O sono também melhora o desempenho físico, evita o acúmulo de gordura e reduz as chances de osteoporose. Então, por que não aproveitar para cuidar da saúde e dormir bem?

8. Beba bastante água

Procure ingerir ao menos 2 litros de água por dia nos intervalos das principais refeições. Essa atitude reduz em até 80% as chances de contágio de gripe ou complicações. Isso ocorre porque as mucosas do nariz e da boca ficam úmidas, melhorando a função de “filtro” presente nessas regiões, o que ajuda a impedir que o vírus chegue até o organismo. 

Além disso, pode-se adotar o uso de umidificadores de ar ou bacias com água em casa para evitar que os ambientes fiquem extremamente secos, o que impede a umidificação adequada do nariz e da boca.

9. Evite compartilhar objetos

Objetos como talheres e copos não devem ser compartilhados entre as pessoas, principalmente se uma estiver contaminada com o vírus da gripe. Esse simples cuidado pode evitar a transmissão da doença.

Entenda como tratar gripes e resfriados

O tratamento básico indicado inclui descanso, uso de medicamentos para reduzir os sintomas (como dor de garganta, febre e dor de cabeça), ingestão de água e uma boa alimentação.

Porém, caso a gripe persista por muito tempo é aconselhável procurar uma unidade de saúde para evitar complicações, principalmente quando se trata de idosos, portadores de asma ou crianças.

Pronto! Agora você já sabe como evitar gripes e resfriados. É só seguir essas dicas e se proteger neste inverno! Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudá-lo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This