A dieta detox funciona para emagrecer?

Há algum tempo, saber se a dieta detox funciona se transformou no principal questionamento da internet. Isso porque esse segredo chama a atenção das mulheres de todas as idades, inclusive, das famosas. Mas será que a metodologia pode ser realizada continuamente? Quais são os efeitos no organismo?

Essas e outras dúvidas que rodam o procedimento precisam se transformar em certezas antes de iniciar a ingestão dos nutrientes para emagrecer de forma rápida. O grande segredo, nesse caso, está em combinar informações sobre o assunto com uma rotina disciplinada que prioriza a saúde em longo prazo.

Quer saber mais? Tiraremos todas as suas dúvidas sobre a dieta detox e como emagrecer com saúde. Acompanhe!

O que é uma dieta detox?

Ela se baseia em ingerir nutrientes em forma de suco composto por hortaliças e frutas que vão proporcionar a limpeza do organismo. Por se basear em uma dieta líquida bastante restritiva, as pessoas costumam perceber uma perda de peso rápida no início, o que incentiva ainda mais a prática.

Porém, esse emagrecimento se baseia muito mais na perda de líquido e diminuição da ingestão de carboidrato, açúcar e farináceos de trigo, do que no fato de ser um produto detox.

Como funciona?

A dieta foca no consumo de determinados nutrientes em forma de suco ou suplementos. Para isso, ela incentiva a ingestão de frutas, legumes, hortaliças e sementes como:

  • couve;
  • brócolis;
  • pepino;
  • alface;
  • cenoura;
  • chia;
  • semente de linhaça;
  • abacaxi;
  • laranja;
  • limão.

Ela também restringe totalmente o consumo de alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias como:

  • refrigerantes;
  • cafeína;
  • bebidas alcoólicas;
  • leite e derivados;
  • frituras;
  • alimentos com corantes e conservantes.

Muitas vezes, a dieta detox utiliza uma variedade de frutas com alto índice glicêmico, ou seja, com grande presença de frutose (açúcar da fruta), podendo aumentar a vontade de ingerir carboidratos.

Por isso, é necessário um cuidado com a escolha desses alimentos que farão parte do suco. Por exemplo: pode-se optar pelo limão em vez da laranja, pois ele ajuda a limpar o organismo e reduz a vontade de consumir doces e massas.

Quais os benefícios?

A dieta detox pode ajudar a emagrecer quando você utiliza ingredientes que diminuem a vontade de comer doces. Ela também aumenta a ingestão de vitaminas e fibras, que são essenciais para o funcionamento do intestino.

Sendo assim, ela leva a uma redução no peso, visto que diminui o número de calorias consumidas ao longo do dia. Isso aumenta a perda de energia, elimina substâncias e melhora a digestão.

Radicais Livres

Outra vantagem é que a dieta incentiva a ingestão de antioxidantes — como limão, pepino, chá de cavalinha, linhaça, frutas vermelhas e cítricas — contribuindo, assim, no combate aos radicais livres.

Além disso, o suco detox ajuda a ter mais energia para as atividades diárias. Ela também promove a melhora do humor e redução do estresse, contribuindo, inclusive, para a qualidade do sono.

É importante dar preferências aos sucos feitos na hora, no liquidificador ou na centrífuga, pois eles possuem mais fibras que contribuirão para o bom funcionamento do intestino. Sendo assim, o que acha de conferir uma dica de suco detox? Utilize hortelã, chá de cavalinha, couve manteiga, agrião, limão e gengibre.

Depois, é só variar os itens de acordo com a sua vontade ou com o que tiver na geladeira. Caso não tenha tempo de preparar a bebida, você pode adotar o uso de cápsulas com os nutrientes corretos. Porém, tenha ponderação ao praticar a dieta.

Quais os cuidados fundamentais?

O maior problema dessa dieta é que muitas pessoas exageram, cortando completamente os outros alimentos. Muitas mulheres, inclusive, ficam até 15 dias ingerindo apenas líquidos nas refeições. Essa prática pode trazer riscos à saúde, provocando dor de cabeça, náuseas e queda de glicemia.

Portanto, o ideal é não exagerar. Manter uma alimentação equilibrada torna-se muito mais saudável do que se arriscar em dietas restritivas na quantidade de nutrientes. Além disso, ninguém consegue manter uma alimentação baseada em líquidos por muito tempo, pois o organismo sentirá falta de outras substâncias essenciais.

Efeito sanfona

Ou seja, em médio prazo a dieta restritiva pode provocar o efeito sanfona, que traz prejuízos para a saúde, o bem-estar e a autoestima. Dessa maneira, pode-se dizer que sozinha a dieta detox não resolve o problema da pessoa que pretende emagrecer e manter o peso ao longo do tempo.

Ela pode, inclusive, trazer mais frustração. Por isso, o mais indicado é investir em uma alimentação equilibrada e que mude os hábitos com a reeducação para a vida inteira.

Sendo assim, é possível aderir ao suco detox como um complemento na alimentação. Como exemplo, pode-se trocar o lanche da manhã ou da tarde pela bebida. Dessa maneira, você se beneficiará dos nutrientes presentes no líquido, mas não deixará outras vitaminas fora da dieta.

Como investir em uma alimentação saudável?

Como já citado, é possível adotar o suco detox em forma de complemento na alimentação diária.

Porém, para ter uma vida equilibrada e feliz, o mais indicado envolve procurar ajuda de um profissional especializado. Ele poderá orientar sobre as melhores escolhas nutricionais, incentivando a perda de peso com saúde.

Todavia, você já pode começar a adotar bons hábitos com essas dicas:

  • diminua a ingestão de açúcar refinado, sal e gordura trans,
  • corte refrigerantes e sucos industrializados;
  • beba mais água;
  • prefira a ingestão de alimentos naturais como frutas, legumes e hortaliças;
  • diminua a ingestão de gordura saturada, presente no bacon, carne vermelha e manteiga, por exemplo;
  • aumente o consumo de gorduras insaturadas, presentes no azeite de oliva e oleaginosas;
  • aumente o consumo de peixe e frango e reduza o de carne vermelha;
  • diminua o consumo de produtos industrializados;
  • prefira se alimentar em casa ou levar para o trabalho refeições preparadas por você;
  • não pule refeições;
  • não siga as dietas da moda por conta própria, procure sempre orientação profissional.

Para complementar essa atitude positiva, é recomendável adotar a prática de atividade física ao menos três vezes por semana. Isso ajuda a acelerar o metabolismo, diminuindo o peso e a ansiedade, uma das grandes responsáveis pela ingestão de alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias.

Lembre-se: não existe mágica na perda de peso. É preciso disciplina, motivação e vontade de melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Como não errar na dieta detox?

Para alcançar bons resultados tanto na dieta quanto na saúde, você precisa aprender alguns segredos que ajudam na hora de tornar o detox um aliado. Caso você se descuide, os resultados podem ser prejudiciais e trazer uma série de problemas na autoestima, já que a sensação de esforço inútil será recorrente. Em função disso, conheça, a seguir, regras de ouro que estimulam os benefícios do método:

Começo no momento certo

De nada adianta ingressar em uma dieta tão restritiva se você não estiver motivada. Diante disso, escolha o momento certo para investir no detox e conseguir os melhores resultados com dedicação completa.

Antes de iniciar o processo, pense em tudo o que pode atrapalhar a qualidade das refeições, como viagens, saídas frequentes com amigos ou datas comemorativas.

Quando a agenda estiver lotada, o melhor caminho se torna esperar mais um pouco. Só assim será possível ter um cardápio mais saudável sem passar fome ou sofrer de compulsão durante um jantar com pizza ou repleto de doces.

Além do suco verde

Como a dieta detox não é indicada a longo prazo, o sucesso está em ser criativa ao criar o cardápio restrito para não enjoar rapidamente dos sabores. Saiba que incluir alimentos adequados ajuda o organismo a se desintoxicar de maneira mais eficiente. Os legumes verdes podem ser consumidos al dente para limitar o tempo de cozimento.

Pode até não parecer à primeira vista, mas o tempo na panela faz muita diferença na capacidade do alimento se transformar em açúcar. A cenoura, por exemplo, apresenta uma taxa glicêmica em torno de 90 quando cozida. No entanto, quando é servida crua, esse número cai para 25.

Respiração pelos pulmões

Pessoas muito ansiosas tendem a respirar da maneira errada e isso prejudica bastante o desempenho do organismo durante uma dieta. Isso porque uma boa oxigenação alimenta o sangue e possui a capacidade de limpar as células junto dos órgãos.

Em consequência disso, torna-se mais fácil restabelecer o funcionamento do diafragma para tratar os gases que se acumulam no estômago. Uma boa dica, aqui, é ficar de olho algumas vezes ao dia na forma como você está respirando para garantir os resultados positivos do detox.

Quadro de vitaminas

As vitaminas são o ponto-chave para evitar qualquer tipo de problema durante a dieta detox. Entre as mais importantes estão a Vitamina C, Vitamina A. Vitamina E e ômega 3. Sem elas, seu organismo perde a capacidade de preservar as defesas imunológicas, preservar a saúde da pele e as condições vasculares.

Atenção com as precauções

A dieta detox, em nenhuma hipótese, é indicada para crianças que estão em fase de crescimento. Nem mesmo as que sofrem com problemas de obesidade podem passar por algo restritivo.

A mesma regra vale para mulheres grávidas que devem se alimentar com uma ampla variedade de nutrientes para garantir a saúde do bebê até o nascimento. As pessoas que sofrem de fadiga, câncer, doenças digestivas ou diabetes também não deve adotar o método.

Pronto! Agora você já sabe como a dieta detox funciona. Tenha em mente que o mais importante está em manter um estilo de vida saudável para que seu organismo responda rápido aos estímulos sem prejudicar a saúde. Só assim será possível ver efeitos positivos em longo prazo e conquistar o corpo desejado sem grandes sacrifícios.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a dieta detox, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

  1. Muito boa suas dica valeu pelo conteudo do site abraço

  2. Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

  3. Parabéns pelo seu artigo! Explicação clara e objetiva. Nós aqui em casa adoramos suco detox. Tomamos com frequência e nos sentimos muito bem. Na minha opinião o suco detox é um “remédio” que funciona muito bem. Quanto mais folhas escuras melhor. Alias, Dieta detox e a prática de exercícios é um novo estilo de vida. Cuidar da saúde sempre!

  4. Nossa tem coisas que a gente nao imagina o mal que faz e emagrecer é muito dificil

  5. Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco − 2 =