Alerta: 6 cuidados com a pele que você não pode ignorar

Ter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental para mantê-la sadia, bonita e também para protegê-la contra doenças e o envelhecimento. Você realmente sabe o que é preciso fazer para ficar com a pele linda em todas as estações do ano?

Então confira este post, pois aqui apresentaremos 6 ações que você não pode deixar de realizar para o bem da sua pele! Acompanhe!

1. Mantenha sua pele sempre bem hidratada

A pele com hidratação adequada tem aspecto mais jovem, saudável, com brilho, elasticidade e firmeza. A ingestão constante de água contribui muito, mas não é o suficiente. Assim, o uso de hidratantes é essencial. Escolha um que seja compatível com seu tipo de pele e aplique-o todos os dias.

O ideal é procurar por produtos próprios para cada região do corpo. A pele dos joelhos e dos cotovelos tende a ser bem mais seca e, por isso, é preciso contar com um produto com maior ação hidratante. O rosto precisa de cuidados mais específicos. O ideal é um hidratante facial que contenha ácido hialurônico, PCA-Na e fórmula não oleosa.

Além da hidratação perfeita, essas substâncias garantirão mais viço à sua pele, suavização das rugas e de outros sinais da idade. Tudo isso sem deixar o rosto com aspecto oleoso. Para o restante do corpo, é recomendado um hidratante corporal composto por vitamina E, ureia e óleo de amêndoas doces.

A vitamina E possui ação antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento. A ureia é responsável pela regeneração celular e repõe a hidratação natural. O óleo de amêndoas doces tem propriedades nutritivas, melhora a elasticidade e auxilia no tratamento de estrias e rugas.

2. Jamais deixe de usar protetor solar

Nas praias e piscinas, o uso do protetor solar já é hábito de todos. Porém, a maior parte das pessoas deixa de usá-lo no dia a dia. Esse é um grande erro que, além de comprometer a estética, ainda coloca em risco a saúde. Os danos podem demorar anos para surgir, mas inevitavelmente aparecem.

O sol emite três tipos de raios ultravioletas — UVA, UVB e UVC — e as nuvens não têm capacidade para bloqueá-los. Então, mesmo em dias nublados eles incidem sobre a pele. Portanto, é preciso usar proteção solar todos os dias, principalmente nas áreas mais expostas — como rosto, pescoço, colo, braços e mãos.

Assim como ocorre com os hidratantes, não utilize o mesmo protetor do corpo no rosto. Para a face, invista em produtos com toque seco. Desse modo, você não terá problemas ao passar maquiagem por cima do protetor. Os corporais costumam ser mais oleosos, e caso sejam usados no rosto, podem obstruir os poros e causar espinhas.

Se você possui a pele do corpo seca, opte por cremes ou loções. Pele oleosa requer géis e loções sem óleo na fórmula. Em pele normal ou mista deve-se usar loções e géis-creme sem óleo. Esse hábito previne contra o câncer de pele, impede o aspecto envelhecido e o aparecimento das manchas causadas pelo sol, além de melhorar muito a textura da derme.

3. Nunca durma com maquiagem

É bastante comum a mulher chegar exausta em casa e só desejar deitar na cama e dormir. Porém, a maquiagem obstrui os poros e é necessário removê-la todas as noites. O ideal é usar um demaquilante e, em seguida, lavar bem o rosto com sabonete facial. Aliás, a noite é o momento mais adequado para tratar a pele com produtos mais potentes — clareadores, ácidos e secativos.

Afinal, nesse horário não haverá exposição ao sol, tornando o uso desses produtos bem mais seguro. Pela manhã, ao acordar, lave o rosto para retirar os produtos noturnos. Em seguida, use um tônico facial. A seguir, passe um produto para tratamento diurno (de preferência um antirrugas com ação hidratante). A seguir, não esqueça do protetor solar e só então passe a maquiagem para enfrentar o dia. 

4. Consuma alimentos benéficos para a sua pele

alimentos que potencializam os cuidados com a pele e que podem ser facilmente incluídos em sua dieta. Saiba mais:

  • abacaxi: rico em fibras, antioxidantes, ácido fólico, vitamina e cálcio. Combate a acne e dá firmeza à pele;
  • linhaça: por ser excelente fonte de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, essa semente mantém a hidratação natural da derme;
  • cenoura: é mais conhecida por acelerar e manter o bronzeado, mas também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de linhas de expressão;
  • pepino: suas vitaminas A, C e E ajudam na produção de colágeno e elastina, combatendo os sinais do envelhecimento;
  • soja: assim como o pepino, a soja auxilia a produção de colágeno e elastina.

5. Aumente os cuidados com a pele utilizando nutricosméticos

Em alguns casos, somente a alimentação não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Por esse motivo, os nutricosméticos são ótimos para combater essas deficiências nutricionais.

Também chamados de “cápsulas da beleza”, eles evitam a oxidação dos tecidos e estimulam as funções da pele. Desse modo, restauram a beleza do corpo e do rosto. Por serem vendidos em formatos de cápsulas, sua ingestão é bastante prática. Então, vale a pena procurar um nutricosmético que atenda às suas necessidades.

6. Esfolie a pele a fim de prepará-la para a aplicação dos produtos

A esfoliação é indicada para peles oleosas, normais e mistas. Esse procedimento remove as células mortas e impurezas da derme, deixando-a pronta para receber o tratamento adequado. Com isso, ela ganha de volta a luminosidade e o aspecto rejuvenescido.

Esse procedimento deve ser realizado sempre com a pele úmida, preferencialmente durante o banho, e pode ser feito em qualquer parte do corpo. No entanto, é preciso fazê-lo com cuidados e produtos específicos para cada área.

Como vimos, os cuidados com a pele devem ser diários para garantir seu aspecto viçoso, saudável e jovem. Não se trata de uma rotina complicada e trabalhosa, mas de hábitos simples que devem ser incorporados ao seu dia a dia. Não esqueça de usar sempre produtos de qualidade e específicos para cada região do corpo. Dessa forma, você terá uma pele deslumbrante todos os dias!

Quais cuidados você tem com sua pele? Deixe seu comentário neste post para compartilhar sua experiência conosco e com os nossos leitores!

 

Linha Dermocosméticos2

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + dois =