Alimentação no inverno: esquente o clima com saúde

 

Chegou o inverno, tempo de comidas gostosas. Nessa época, a fome parece que é maior e é preciso força para se manter na dieta, não é mesmo?

Existem alguns truques para que sua alimentação no inverno fique saborosa, deixando o corpo aquecido, mas sem aumentar alguns quilos na balança. Veja agora como curtir os  pratos de inverno com saúde!

Aposte nos alimentos que dão saciedade

Alguns alimentos aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você tenha menos necessidade ou vontade de comer. Então, uma boa alternativa para essa época do ano é optar por ingredientes ricos em fibras e grão integrais em suas refeições principais com pratos quentes e saborosos.

Na sopa, ao invés do macarrão, que tal usar quinoa? É um ótimo grão funcional que ajuda na dieta. Outra ideia é o painço (ou milheto), que pode ser usado em um caldo, em angu e na preparação de diversas receitas como bolos, pizza, crepe e panqueca, substituindo a farinha. Feijão e aveia também saciam e podem ser usados em muitas receitas.

Consuma as gorduras boas

Sim, as gorduras boas existem e você pode consumi-las sem culpa durante o inverno. Elas são ótimas para aquelas pequenas breves refeições entre almoço e jantar, por exemplo. Castanhas, nozes, avelãs e frutas secas cairão melhor do que frutas frescas e iogurtes gelados, não é mesmo? Então, na hora que bater a fome no meio da tarde, aposte nelas.

O tão amado chocolate quente também não precisa ficar fora. É só optar por preparos com cacau natural, sem açúcar e com adoçante. Em barras, experimente as opções amargas, que são menos calóricas, mas muito saborosas. Essa dica é muito útil para as mulheres no período da TPM.  

Faça sopas de vários sabores

Para as refeições noturnas, que tal sopa? O prato é muito gostoso, pode ser de vários sabores e ainda é quente. Para que as sopas sejam mais saudáveis, evite usar a batata e o macarrão e prefira a mandioca, a batata-doce ou a abóbora. Sopas de grão como ervilha e feijão são bem-vindas.

Para que você tenha uma alimentação rica em vitaminas, incremente a sopa com legumes como cenoura, abobrinha, vagem, couve-flor, entre outros. Acrescente uma carne magra como patinho ou frango e finalize com alimentos funcionais como a chia e a linhaça. Essas escolhas conferem saúde e sabor para aquecer seu inverno.

Substitua os alimentos e tome bastante água

Algumas pequenas mudanças vão lhe ajudar a curtir o inverno sem precisar ficar sem as delícias da época. Com relação às massas, prefira sempre a integral com molho bolonhesa ou sugo ao invés do branco. Para queijos, sua preferência deve ser os magros.

Se não der vontade de comer salada de folhas, coma pelo menos legumes cozidos ou refogados. A ideia é que você tenha um bom consumo de nutrientes. Eles também ajudam a matar a fome sem você precisar comer mais carboidratos e proteínas.

Na hora da sobremesa, escolha aquelas preparadas com frutas. Elas te darão saciedade, oferecerão um pouco de doce, mas com o benefício de contarem com menos calorias do que os cremes em geral.

Por fim, consuma bastante água durante o dia. Vinho é sempre uma boa pedida para o frio, mas experimente também tomar o suco de uva, que contém todos os benefícios da bebida alcoólica, mas é menos calórico.

Viu só como é possível aproveitar a estação fria do ano sem precisar sair do regime? É só substituir algumas comidas e consumir ingredientes que dão sensação de saciedade.

Além disso, um nutricionista é o profissional indicado para lhe ajudar na montagem dos cardápios. Eles podem auxiliar a melhor troca dos alimentos e você aproveitar todos os sabores.

Gostou dessas dicas sobre alimentação no inverno? Então, siga nossas redes sociais e saiba mais sobre como manter sua saúde, perder peso e conquistar uma vida saudável. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 8 =