As 8 melhores dicas para acordar cedo com disposição!

A forma como nos sentimos ao levantar tem muita influência no restante do nosso dia. Acordar cedo com disposição faz toda a diferença na rotina, pois permite que nos sintamos bem para enfrentar os compromissos do trabalho e a correria do dia a dia com maior tranquilidade e ânimo.

Por esse motivo, trouxemos, nesse post, 8 dicas de atitudes simples que você pode incluir nos seus hábitos diários para dormir bem e se levantar disposto de manhã e, assim, ter uma vida mais leve e saudável. Confira!

1. Tome um copo de água ao levantar

A água é extremamente importante para o organismo humano, pois hidrata a pele, dando-lhe uma boa aparência, ajuda na eliminação das toxinas e auxilia no bom funcionamento dos nossos órgãos internos, mantendo, assim, todo o corpo saudável.

Por esse motivo, uma das melhores maneiras de “ativar” o organismo logo pela manhã é beber, no mínimo, um copo de água ao levantar. Dessa forma, é possível já começar o dia com mais disposição e energia.

2. Tome um café da manhã reforçado

A forma como nos alimentamos de manhã é uma das grandes responsáveis pela maneira como nos sentiremos após acordar. Para conseguir cumprir prazos e compromissos logo no início do dia, é indispensável tomar um café da manhã saudável e reforçado.

Para isso, inclua nessa refeição alimentos variados e ricos em nutrientes, como frutas, proteínas magras, derivados do leite, cereais, pães e bolachas integrais, geleias, sucos etc. Para quem gosta de café, basta não exagerar na quantidade: uma xícara pequena e com pouco ou nenhum açúcar é o suficiente, e ajuda a estimular o sistema nervoso, combatendo a sensação de inércia deixada pela noite de sono.

3. Durma cedo

O período do sono é essencial para o organismo e pode definir a forma como nos sentiremos no dia seguinte. Afinal, é nesse momento que o nosso corpo e mente conseguem relaxar e processar as informações do dia que passou, nos preparando para a rotina da próxima manhã.

Por esse motivo, é essencial dormir ao menos 8 horas por noite: dessa maneira, você certamente acordará na manhã seguinte se sentindo renovado para realizar as tarefas do trabalho.

4. Não utilize aparelhos eletrônicos logo antes de se deitar

Os dispositivos eletrônicos fazem parte da vida de todos. Afinal, eles nos permitem acompanhar as novidades e as notícias nas redes sociais, responder e-mails, realizar atividades do trabalho, comprar itens que desejamos etc. Apesar disso, a utilização desses aparelhos pouco antes da hora de dormir não é recomendada, pois pode gerar insônia e atrapalhar a noite de descanso.

Isso acontece porque muitos desses dispositivos emitem uma luz de espectro azul (que se parece com a luz natural que vemos durante o dia), o que engana o cérebro, fazendo com que ele assuma que não é hora de descansar e iniba a produção do hormônio melatonina, que é o grande responsável pela sensação de sono.

5. Não ingira alimentos pesados ou beba álcool logo antes de dormir

A ingestão de alimentos muito gordurosos ou pesados é uma das grandes responsáveis pelas dificuldades em dormir bem. Isso acontece porque essas refeições, normalmente, são de difícil digestão, o que mantém o nosso corpo ativo e trabalhando por horas no período noturno, momento em que o organismo deveria estar descansando.

Por isso, tente sempre comer menos durante a noite e, caso você deseje se alimentar quando faltam menos de 3 horas para a hora de se deitar, é importante priorizar alimentos leves, como frutas, caldos, saladas e cereais.

A ingestão de álcool também pode prejudicar o sono, pois promove a desidratação do organismo, o que pode colaborar para o sentimento de cansaço e desânimo logo pela manhã.

6. Levante-se no período certo

A forma como nosso corpo se comporta durante o dia depende, em grande parte, dos hábitos que criamos ao longo do tempo. Por isso, para que seu relógio biológico se acostume a acordar cedo e ter uma manhã produtiva, é preciso ter uma rotina clara e bem estabelecida.

Para isso, é importante se levantar todos os dias no mesmo horário, sem prolongar esse momento do despertar. Não é indicado, portanto, o uso da opção “soneca” dos despertadores, que podem desregular os hormônios do corpo, trazendo a sensação de fadiga e indisposição na hora de levantar.

Para evitar que isso aconteça, opte sempre por sair da cama assim que despertar, e já comece a realizar as atividades da sua rotina matinal. Dessa forma, seu organismo se acostumará a ficar ativo nesse período.

7. Leia antes de dormir, mas não em dispositivos eletrônicos

A leitura tem o poder de distrair a mente dos acontecimentos estressantes do dia a dia, e por isso pode ser extremamente relaxante quando realizada antes de dormir. Dessa forma, uma dica para ter uma boa noite de descanso e acordar se sentindo bem no dia seguinte é manter livros e revistas sempre perto da cabeceira da cama, e realizar sua leitura logo antes de se deitar.

Não é indicada, porém, a leitura em dispositivos eletrônicos: afinal, eles podem estimular o cérebro a continuar acordado, o que acaba atrapalhando o relaxamento que essa atividade proporciona.

8. Faça exercícios pela manhã

Caso a sua rotina permita que você tenha períodos livres antes do trabalho, faça um esforço para encaixar algum tipo de atividade física nesse tempo. A realização de pequenas corridas, caminhadas, alongamentos ou qualquer outro tipo de exercício tem o poder de ajudar na oxigenação do corpo e liberar endorfina, o que nos deixa animados durante o período da manhã e, ainda, facilita o processo de emagrecimento.

Acordar cedo com disposição é possível, e depende inteiramente da mudança de pequenos hábitos. Tomar cuidado com a alimentação e as atividades realizadas durante a noite, calcular bem o período de sono e criar uma rotina saudável pela manhã pode fazer toda a diferença para o seu corpo e para a sua mente, permitindo que você seja uma pessoa mais vigorosa, feliz e eficiente.

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