Atividade física: quais os benefícios além da perda de peso?

 

No decorrer da história, o ser humano sempre dependeu de sua capacidade e resistência física para sobreviver. Seja para caçar, para resistir às adversidades climáticas, por questões de saúde ou simplesmente por uma questão estética.

Já é de conhecimento geral os diversos benefícios das atividades físicas, entretanto, a devida importância ainda não é concedida a outros fatores também importantes e essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida do ser humano.

Atualmente, não existem tantas rotinas que exigem muito esforço físico dos indivíduos como havia no passado. Cada vez mais as atividades triviais do dia a dia estão se automatizando e digitalizando. Tudo isso favorece os negócios, a otimização do tempo e tantos outros fatores. Porém, também favorece o sedentarismo e acaba gerando danos e problemas à saúde das pessoas inseridas nesse meio.

Os benefícios da atividade física para a saúde

Já é de comum conhecimento que as atividades físicas, quando feitas adequadamente e corretamente, são ótimas opções para quem quer perder peso. A aceleração do metabolismo favorece a queima mais rápida de calorias e, consequentemente, no decorrer do tempo o corpo humano se livra daquelas tão faladas “gordurinhas”.

Outro benefícios da atividade física é a questão estética. Diferentes modalidades trabalham e exigem mais de diferentes grupos musculares. Mas de um modo geral, em todas elas, se torna possível obter um corpo magro, torneado e bonito, dentro dos padrões de estética contemporâneos.

Fora as questões de peso e estéticas, as atividades físicas estimulam e propiciam diversas vantagens para quem as pratica. Garantem mais bom humor e energia para as tarefas e compromissos cotidianos, reduzem o estresse e o cansaço (físico e mental), aprimoram a postura corporal, melhoram a aparência da pele, o sistema respiratório, a circulação sanguínea e asseguram vários outros privilégios.

Mas um fator extremamente importante, porém, pouco falado, é do poder que as atividades físicas têm para prevenir doenças e problemas mentais.

A atividade física como fator preventivo

Vivemos em uma era em que tudo deve ser rápido, de alta qualidade e eficiente. Essa exigência está presente em todas as áreas profissionais e alcança até mesmo crianças e jovens. Tais fatores são prejudiciais à saúde mental do ser humano e potencializam os riscos de doenças  como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Depressão

As atividades físicas e seus efeitos antidepressivos têm recebido cada vez mais atenção e holofotes. Ao praticar um exercício, por exemplo, acontece uma distração aos estímulos estressores e há um estímulo mais intenso ao sistema nervoso central, o que contribui para o relaxamento do corpo e da mente.

Além disso, durante a realização desses exercícios, o organismo humano libera hormônios considerados fundamentais no tratamento da depressão, a endorfina e a dopamina (hormônios que interferem diretamente em nosso humor e em nossas emoções). Esses e outros hormônios intensificados pelas atividades físicas, oferecem mais tranquilidade e alívio às dores ao indivíduo, que se beneficia de um relaxamento e de um melhor estado mental e social.

Pode se afirmar que as atividades físicas, aliadas aos tratamentos psicológicos e farmacológicos, são ferramentas de extrema relevância no papel de reabilitar, ocupar e cumprir uma missão terapêutica no tratamento da depressão. Seja como um fator de prevenção ou uma ferramenta de remediação do problema.

Ansiedade

No combate à ansiedade, as atividades físicas atuam aumentando a produção da serotonina, uma substância responsável pelo bem-estar e pelas sensações de prazer do ser humano. Ela já é presente no cérebro e tem um papel importante no sistema nervoso, afinal, a serotonina conduz as transmissões de um neurônio para outro e age na regulação do sono, no controle da temperatura corporal e no apetite das pessoas.

Diretamente no cérebro, a serotonina promove reações e alterações químicas capazes de produzir imensas sensações de alegria e, por consequência, reduzindo os ataques de ansiedade nos praticantes de esportes e exercícios.

Autoestima

A melhoria da autoestima é resultado de todos os outros benefícios das atividades físicas. Com mais saúde, disposição e energia para encarar os problemas do dia a dia, a autoestima se eleva e criando mais resistências diante de desafios e obstáculos que nos impedem de evoluir. Os impactos das atividades físicas em nosso bem-estar mental é grande e positivo. Reagimos melhor diante de percalços e não nos abalamos diante de derrotas e decepções.

E, ainda, na questão estética, após praticar exercícios e nos olharmos no espelho, nos sentimos melhores, mais bonitos e confiantes e tudo isso também é refletido para todos que estão ao nosso redor.

Checklist dos benefícios das atividades físicas

Os benefícios são inúmeros. Abaixo, fizemos uma lista para você ver a variedade e importância que a prática de esportes e exercícios físicos podem nos oferecer. Sejam atividades coletivas ou individuais, aeróbicas ou anaeróbicas, todas elas interferem diretamente e positivamente na produção destes benefícios:

  • previne de diversas doenças mentais, cardiovasculares e respiratórias;

  • favorece a melhoria da coordenação motora;

  • maior controle corporal;

  • melhor desempenho sexual;

  • maior interação social e respeito ao próximo;

  • estimula o poder de raciocínio;

  • acelera o metabolismo corporal.

Quando realizadas de maneira correta e equilibrada, as atividades físicas só nos trazem vantagens. Além de todos os benefícios citados acima, vale ressaltar que essas atividades também retardam o envelhecimento e nos dão mais qualidade de vida.

Tudo isso também reflete positivamente em todos os outros aspectos da vida. Trabalhamos melhor e entregamos melhores resultados, os relacionamentos interpessoais são mais compreendidos e nos sentimos bem internamente. Tudo se interliga e acaba se tornando um fator consequência de outro.

Trata-se de uma questão que vai além da beleza e da estética, é uma questão de saúde e de vida. Seja fisicamente ou mentalmente, os benefícios das atividades físicas garantem que possamos viver melhor em um mundo caótico e problemático. Nesse caso, a velha máxima se encaixa perfeitamente, “corpo são, mente sã” e, com isso, é possível enfrentar as barreiras e dificuldades diárias mais predispostos a superá-las.   

Se você gostou deste texto, siga-nos em nossa página do Facebook, do Instagram e do Twitter e veja tudo o que você precisa saber para ficar mais bonita e saudável.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + 10 =