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Benefícios da berinjela: saiba como ela pode mudar a sua saúde

Já parou para pensar no que acontece quando consumimos um alimento que é rico em proteínas, sais minerais — como fósforo, ferro, potássio e cálcio — além de vitaminas A, B e C? Ao conhecer melhor os benefícios da berinjela, você vai descobrir!

O legume vem sendo amplamente utilizado em receitas caseiras e tem mostrado resultados positivos na tarefa de manter o bem-estar do organismo. Seja cozida, assada, crua na salada ou até mesmo em forma de suco, a berinjela possui várias propriedades interessantes para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma característica importante da berinjela é a grande quantidade de água que possui em sua composição, o que é fundamental para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas que ocorrem nas células. Um atrativo ainda mais interessante: apesar de ser tão rico em nutrientes, o alimento tem poucas calorias!

Continue a leitura deste post e confira diversos motivos para incorporar a berinjela em sua alimentação diária!

Controla a gordura abdominal

Um dos benefícios que mais atrai atenção para o vegetal tem relação com o auxílio no emagrecimento. A berinjela possui em sua composição uma substância chamada saponina, que funciona como uma espécie de detergente no organismo. Ela quebra as moléculas de gordura no sangue e impede que sejam absorvidas pelo corpo.

O legume também possui alto teor de fibras solúveis. Estas atuam no estômago retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, prorrogando a sensação de saciedade que evita o consumo de calorias extras. Além disso, as fibras reduzem a absorção de gorduras, fazendo com que elas sejam eliminadas na evacuação.

A propósito, outra característica das fibras é melhorar a função intestinal. Elas formam um gel que ajuda o bolo alimentar a transitar melhor. Sua fermentação no intestino grosso também incentiva uma melhor atividade intestinal.

A berinjela ainda influencia na redução de picos glicêmicos. Isso favorece o controle da gordura abdominal, já que a insulina também é responsável pelo acúmulo de gordura no corpo.

Controla a diabetes

Como dito anteriormente, a berinjela é um alimento bastante rico em fibras solúveis. Para se ter uma ideia, em 100g de berinjela, quase 3g são fibras.

Por causa disso, o legume é um importante aliado no combate ao diabetes, pois apresenta resultados positivos na redução da hiperglicemia pós-prandial e na taxa de secreção de insulina nos indivíduos portadores da doença.

Essa ação da berinjela no organismo ocorre quando as fibras do alimento entram em contato com a água que está no estômago. As fibras solúveis formam uma espécie de capa de gel ao redor do bolo alimentar e dificultam a absorção da glicose durante o processo de digestão.

Combate a celulite

Você sabe como ocorrem aqueles indesejados furinhos que se manifestam externamente na pele e que causam muito desconforto, especialmente às mulheres?

A celulite se caracteriza por uma alteração na pele provocada pelo acúmulo de água, gordura e toxinas nas células. Esse processo faz com que as células endureçam, formando nódulos e deixando a pele com depressões e ondulações.

O tecido fibroso aumenta por causa das alterações na microcirculação e no tecido gorduroso que fica sob a pele. De maneira resumida, pode-se dizer que a celulite é uma inflamação nas células que se agrava pelo consumo de alimentos gordurosos.

A boa notícia é que a berinjela possui substâncias com propriedades anti-inflamatórias que, ao serem consumidas, trabalham na redução das celulites.

Aumenta a imunidade

O fortalecimento do sistema imunológico também está entre os principais benefícios da berinjela. As defesas do organismo são reforçadas quando ocorre o estímulo das bactérias intestinais, já que ali estão mais de 50% das nossas imunoglobulinas.

Além disso, a digestão das fibras também resulta em ácidos graxos de cadeia curta, que servem para impedir que bactérias ruins saiam do intestino para a corrente sanguínea, atingindo outras partes do corpo.

Equilibra a pressão arterial

Os antioxidantes presentes no vegetal atuam sobre as enzimas responsáveis pela conversão da angiotensina, que estimulam a produção de um hormônio chamado aldosterona.

Manter esse hormônio equilibrado é fundamental para o corpo, já que seu excesso no sangue está associado a um maior acúmulo maior de sódio, que resulta em hipertensão arterial.

A predominância de colesterol ruim no organismo também pode desequilibrar a pressão arterial, o que pode ser evitado com o consumo da berinjela.

Faz bem para a pele

Um dos nutrientes que mais auxiliam na tarefa de manter a pele hidratada, macia e saudável é a vitamina C. E sim, ela também está presente na berinjela! Sua função antioxidante ajuda no combate aos radicais livres do organismo, culpados por provocar rugas e envelhecimento precoce.

O legume ainda possui outros antioxidantes, como a antocianina, o ácido clorogênico e os flavonoides. Todos eles agem inibindo a oxidação de gorduras nas células e combatendo o envelhecimento.

Previne doenças do coração

Ainda graças à presença dos antioxidantes e das fibras solúveis, outro importante benefício do consumo da berinjela está no controle do colesterol. Com isso, há uma melhora no fluxo sanguíneo e a prevenção do estresse oxidativo.

O fitoquímico antocianina está presente na casca do vegetal e atua na redução do LDL (colesterol ruim) no sangue. Sua absorção pelo intestino também é reduzida por causa das fibras da berinjela.

Além disso, os flavonoides impedem que o colesterol oxide e evita a aterosclerose, inflamação que provoca a formação de placas nas paredes dos vasos e artérias. Essas placas prejudicam a passagem do sangue e podem resultar em doenças cardiovasculares, como o infarto.

A lovastatina, também presente no vegetal em questão, ajuda a tornar as paredes das artérias mais flexíveis, o que aumenta o fluxo do sangue e previne doenças cardíacas.

Como foi possível ver, a berinjela é um alimento que não pode ficar fora da dieta de quem busca cuidar do corpo e mantê-lo saudável. São várias as vantagens de consumir esse vegetal tão rico em nutrientes e que pode fazer tanto pelo nosso organismo.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da berinjela? Tem alguma receita prática e saborosa com esse alimento e já percebeu bons resultados em seu organismo? Compartilhe sua opinião no espaço para comentários!

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