Comer antes do treino: por que isso é fundamental? Entenda!

A ingestão de alimentos corretos é um dos principais responsáveis pelo sucesso de um atleta em seus objetivos. Por isso, escolher bem o que comer antes do treino garante mais energia e proporciona melhor rendimento durante a prática do exercício físico.

Além disso, uma boa alimentação feita com antecedência traz diversos outros benefícios ao corpo. Continue lendo e saiba mais!

O que a alimentação antes do treino promove?

Independentemente do tipo de esporte ou atividade física que você vai praticar, o corpo necessita de energia, que basicamente provém da glicose no organismo. Para os treinos, o corpo precisa então de um estoque maior de glicose, por isso recomenda-se a ingestão de carboidratos. A falta desse nutriente resulta em um corpo cansado e com baixo rendimento na prática esportiva.

Confira o que mais uma ingestão correta de nutrientes faz pelo seu corpo:

Fornece substratos energéticos para aumentar o desempenho

Quando há baixa oferta de substratos energéticos, ocorre o catabolismo proteico — ou catabolismo muscular —, que é quando o corpo utiliza suas próprias reservas para reposição de energia e tecidos desgastados, resultando em perda de massa magra.

Uma má alimentação faz com que o organismo utilize os aminoácidos presentes nos músculos como fonte de energia, o que impede que eles cresçam mais.

Proporciona uma melhor recuperação 

Quando uma pessoa consome proteínas antes de treinar, ela fica saciada por um intervalo de tempo maior e passa a contar com um constante aporte de aminoácidos, que são liberados durante os exercícios e garante uma melhor recuperação muscular.

Previne lesões

Uma pessoa que não se alimenta corretamente antes da realização de prática esportiva pode passar mal, sentir tonturas e até mesmo desmaiar. A consequência pode ser, além das quedas e tombos, as temidas lesões.

Mantém o controle glicêmico

Incluir gorduras saudáveis — como as presentes no azeite, óleo de coco e em castanhas — no cardápio pré-treino é uma forma de garantir mais uma fonte de energia. Além disso, elas ajudam a manter controlado o nível de glicemia no organismo, o que é imprescindível, pois quando o corpo começa a se exercitar ocorre uma diminuição na concentração de insulina no sangue.

Que alimentos são recomendados?

Por mais necessária que seja a ingestão de calorias antes do treino, é fundamental ressaltar que não se trata de qualquer tipo de alimento, como as calorias ruins de uma junk food. Deve-se escolher alimentos que contenham os nutrientes essenciais para a atividade física a ser realizada.

A seguir, confira algumas dicas de alimentos saudáveis e recomendados:

Sanduíches

O pão é um alimento de fácil digestão e os sanduíches são bastante práticos. Uma combinação de pão integral, peito de peru e queijo branco é uma ótima opção para o lanche pré-treino. Uma tapioca com ricota e frango desfiado é outra boa pedida.

Suplementos

Hoje em dia, é fácil encontrar no mercado diferentes fontes de proteína e carboidratos. A proteína em pó e a proteína de soro do leite (Whey Protein) podem ser usadas para fazer shakes, que são rapidamente digeridos.

Os blends de carboidratos e carboidratos de lenta ou rápida absorção, também são uma opção para quem tem pouco tempo disponível para preparar a refeição pré-treino.

Frutas

Dentre as frutas recomendadas, a banana é uma das preferidas dos atletas. Ela é rica em carboidratos e potássio, além de possuir a dose certa de glicose para o treino. Ainda apresenta água em sua composição e ajuda na hidratação.

Cereais

O arroz é um grande aliado dos esportistas, pois possui poucas fibras e bastante carboidratos. Combinado a legumes, para adicionar vitaminas e sais minerais, é um bom alimento para ser consumido antes do treino.

A aveia também possui alto índice de carboidratos em sua composição, além de ser rica em vitaminas do complexo B, que é uma ótima fonte de energia. Ela pode ser consumida em vitaminas de frutas.

Ficou mais fácil entender por que é tão importante escolher corretamente o que comer antes do treino, não é mesmo? Consumindo os alimentos certos e se hidratando adequadamente, o desempenho melhora e crescem as chances de sucesso.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − cinco =