Como amenizar os sintomas da menopausa? Aprenda aqui!

O climatério é a transição entre as fases reprodutiva e não reprodutiva da mulher, podendo ser definido pela parada da menstruação por um período superior a doze meses. Com essa mudança, muitas mulheres passam a sentir alguns temidos efeitos desagradáveis. No entanto, saiba que há como amenizar os sintomas da menopausa.

Não é raro que essa fase tão delicada da vida venha acompanhada de ondas de calor, distúrbios do sono, suores noturnos, alterações do humor, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, ganho de peso, enfraquecimento de unhas e cabelos, além de dores nas articulações.

Por isso, preparamos este post para apresentar algumas formas de passar por essa transição tranquilamente e sem estresse. Então, continue com a leitura!

Insira fitoestrogênios em sua dieta

Os fitoestrogênios são compostos naturais que simulam as funções do estrogênio no organismo feminino. Como os sintomas da menopausa são causados pela diminuição desse hormônio, os fitoestrogênios são excelentes aliados. Assim, o metabolismo entenderá que está recebendo as doses hormonais adequadas e funcionará normalmente, sem os terríveis efeitos do climatério.

Esses compostos podem ser consumidos por meio de alimentos como tofu, linhaça, feijão, leguminosas, produtos com soja, sementes de gergelim e frutos secos. Há, ainda, suplementos naturais fáceis de ingerir e que têm a dosagem correta da substância.

Pratique exercícios e mantenha um peso saudável

Durante a menopausa, o metabolismo fica mais lento devido à alteração hormonal. Por isso, é normal haver ganho de peso. Assim, mesmo ingerindo poucas calorias, é comum engordar facilmente. Além do mais, os calorões tendem a ser mais intensos em mulheres com sobrepeso.

Em vista disso, é fundamental praticar atividades físicas e manter um peso adequado. Os exercícios fortalecem as articulações e os ossos, aceleram o metabolismo, proporcionam mais disposição e melhoram a qualidade do sono. Assim, essa é uma das melhores dicas para amenizar os sintomas da menopausa.

Beba bastante água

Normalmente, as mulheres podem ficar desidratadas durante o climatério. Isso ocorre devido à diminuição do estrogênio e à excessiva sudorese nessa fase. Logo, beber bastante água é fundamental para manter a hidratação do organismo e aliviar os sintomas incômodos. A ingestão de líquidos ajuda a reduzir os inchaços comuns do período, além de contribuir com a manutenção do peso, visto que dá sensação de saciedade.

Prefira água, chás, água de coco, água saborizada com frutas ou ervas, mas evite bebidas alcoólicas. Seus efeitos no corpo, principalmente na menopausa, são piores do que as alterações hormonais. Aliás, tendem a potencializar os sintomas.

Cuide da beleza

Os efeitos dessa fase também podem ser visíveis na aparência da mulher, causando problemas de autoestima. A pele fica mais ressecada, as unhas enfraquecidas e o cabelo cai em demasia. Então, não deixe de usar cremes hidratantes, máscaras faciais ou outros tratamentos estéticos e cosméticos adequados para as necessidades do período.

Enfim, como você percebeu, há como amenizar os sintomas da menopausa com alguns hábitos bastante simples. Seguindo nossas dicas, certamente será possível passar por essa fase de forma tranquila, sem sofrer com os efeitos desagradáveis e mantendo sua saúde, bem-estar e autoestima em dia!

Quer saber mais sobre qualidade de vida e como cuidar da sua saúde? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas publicações!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + dezessete =