Entenda a importância do protetor solar para a sua saúde

Você certamente já deve ter ouvido falar que devemos usar protetor solar constantemente, pois ele protege a nossa pele e previne doenças, como o câncer. Mas você sabe como isso acontece? Como ele realmente age no nosso organismo e a real importância do protetor solar no dia a dia?

Por mais que saibam da importância do protetor solar, muitas pessoas não utilizam, seja por falta de hábito ou porque não compreendem, de fato, como esse produto pode fazer diferença nas nossas vidas.

Quer entender melhor qual é a importância do protetor solar e por que ele deve fazer parte do seu cotidiano? Então, continue lendo e acompanhe!

Por que usar protetor solar?

1. Evita manchas

Para aqueles que querem ter uma pele bonita, o aparecimento de manchas pode ser uma preocupação. Mesmo as sardas, que andam na moda e muitos acham bonitas, pode ser um sinal de que está faltando protetor solar no seu dia a dia. Elas aparecem por conta do excesso de sol na pele sem a devida proteção.

O protetor não só trabalha na prevenção dessas manchas, como também no tratamento delas. Tendo os devidos cuidados e o hábito de usar o produto todos os dias, as marcas vão desaparecendo pouco a pouco. Além disso, o filtro solar ainda reduz a incidência de manchas por conta da acne e previne o escurecimento das olheiras.

2. Previne o câncer de pele

A exposição constante aos raios UVA e UVB é um dos fatores para desencadear o câncer de pele. Isso ocorre porque esses raios conseguem modificar a estrutura do DNA das células do tecido epitelial e, quando elas se replicam, as novas células nascem com o material genético defeituoso. É por meio desse mecanismo que ocorre a formação de tumores.

O mais agressivo deles é o melanoma, pois tem maiores chances de chegar a outras partes do corpo de forma muito mais rápida que os demais. Mas tenha em mente que esse não é o único fator para desenvolver o câncer. Há outros elementos, como predisposição genética, hereditariedade, hábitos de vida, alimentação, entre outros.

3. Retarda o envelhecimento da pele

Ao penetrar na pele, os raios solares conseguem destruir as fibras de colágeno que dão sustentação e elasticidade ao tecido. A falta dessa proteína deixa a pele mais flácida, com formação de linhas de expressão e rugas. Assim, quanto menos colágeno temos, mais envelhecida é a nossa aparência.

Lembrando que para conseguir esse benefício é necessário usar o produto todos os dias, mesmo nos dias frios ou chuvosos, e não apenas na praia. No entanto, durante o calor ou quando a pele está muito exposta, os cuidados devem ser redobrados.

Também é muito importante observar os horários nos quais você fica exposto ao sol. Lembre-se de que o mais adequado é não tomar sol das 10 h da manhã até as 16 h.

4. Melhora a textura da pele

O uso frequente do filtro solar deixa a textura da pele muito mais suave e macia, já que previne certos problemas, como irritações e oleosidade excessiva. Além do mais, alguns têm hidratante em sua formulação, que pode ser um bom aliado para o hidratante comum usado todos os dias.

Quais são os riscos da insolação?

A insolação é um mal-estar que sentimos por conta do tempo prolongado de exposição ao sol. Acontece, na maioria das vezes, quando o calor está muito forte, seja na parte interna ou externa de algum lugar. Caso não seja tratada com urgência, pode prejudicar órgãos vitais do corpo, como o cérebro, o fígado e os rins.

Passar o dia inteiro na praia sem usar o protetor é uma das causas mais comuns desse problema. Outros motivos são: praticar atividade física em excesso, usar muitas roupas ou ficar sem beber líquidos por muito tempo. Os principais sinais e sintomas da insolação são:

  • confusão mental;
  • vertigem;
  • náusea;
  • distúrbio visual;
  • frequência cardíaca elevada;
  • dor de cabeça;
  • aumento da temperatura corporal.

Alguns outros sintomas podem aparecer repentinamente em uma minoria dos casos, como elevação da frequência respiratória, extremidades arroxeadas e desmaios. As convulsões podem aparecer em casos mais graves ou em pessoas que já convulsionaram antes.

Caso você sinta esses sintomas ou esteja próximo de alguém que os sinta, deve tomar os primeiros cuidados imediatamente, que são: ir para um local mais arejado, remover o máximo de peças de roupa que puder, aplicar compressas de água fria pelo corpo e fazer o que for possível para baixar a temperatura do corpo.

Isso se faz urgente já que todo o nosso organismo funciona numa temperatura ideal. Se muito elevada, as proteínas começam a se desfazer e toda uma cadeia de acontecimentos por trás disso não ocorre, deixando o corpo debilitado e em risco.

Como escolher o filtro solar mais adequado?

As peles mais claras são muito sensíveis ao sol e tendem a ficar avermelhadas quando expostas. Por isso, o mais adequado é usar sempre um protetor solar com FPS 60, que é capaz de bloquear quase 100% dos raios UV.

Já a pele morena consegue ficar mais exposta ao sol sem sofrer tantos danos, e não fica avermelhada como a branca. Por ter mais melanina, tem uma proteção natural contra os raios solares. Protetor com FPS 30 são os mais adequados e conseguem bloquear 96% dos raios.

E, por fim, mas não menos importante, os protetores com FPS 15 são os ideais para as peles negras. Por conta da alta pigmentação, os raios solares não conseguem produzir tantos malefícios. Ainda assim, esse fator de proteção consegue bloquear até 87% dos raios de sol.

Além disso, existem várias formas e tipos de protetor solar atualmente. Por exemplo, existem filtros com base para que ele faça parte do dia a dia das mulheres, bem como protetor com hidratante para usar no corpo. Também há as versões em creme, gel e spray — este último facilita a aplicação e tem absorção mais rápida. Dessa forma, não há mais desculpa para não utilizar esse produto e proteger a pele dos malefícios do sol.

hidratante corporal nd

Agora que você já sabe qual é a importância do protetor solar e como encontrar o mais adequado para o seu tipo de pele, assine a nossa newsletter para receber informações como essas em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Qual a base liquida matte/matificante com fator de proteção solar, que vc recomendaria que não derrete e nem transfere tanto? Principalmente para usar na época de verão. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − um =