Manipulação de medicamentos: o que é e por que é interessante?

A manipulação de medicamentos tem se tornado uma prática cada vez mais comum, tendo em vista os inúmeros benefícios que oferece. O principal deles é a possibilidade de o consumidor receber um produto individualizado que melhor atenda às suas necessidades ou conforto.

No entanto, é normal haver dúvidas sobre remédios manipulados. Desse modo, preparamos este post para explicar o que são esses medicamentos, qual é a diferença entre eles e os industrializados, quais são as suas vantagens e como escolher a melhor farmácia de manipulação. Acompanhe!

O que são medicamentos manipulados?

Os remédios manipulados (também chamados magistrais) podem ser preparados por um farmacêutico profissional diretamente em uma farmácia especializada. A manipulação de medicamentos é feita a partir de fórmulas inscritas no Formulário Nacional, devidamente reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA.

Eles podem ser prescritos por um profissional habilitado, que descreva os detalhes de sua composição, concentração, posologia, forma farmacêutica e modo de usar. Assim, o medicamento é feito especificamente para uma pessoa com base nas suas necessidades e características pessoais.

Ou seja, é preparado na dose e na quantidade necessárias para o tratamento. Além disso, o formato também é personalizado, sendo possível escolher entre pastilha, cápsula, pomada, gel, loção, shakes, dentre outros, conforme a necessidade ou o que seja mais confortável para o paciente.

Qual é a diferença entre os medicamentos manipulados e os industrializados?

Os medicamentos industrializados são feitos pelas indústrias em grandes quantidades. Para isso, utilizam equipamentos com capacidade para fabricar lotes de até milhares de unidades. Suas dosagens e concentrações são padronizadas para que possam ser utilizados por um grande número de pacientes.

Por conterem estabilizantes e conservantes em sua fórmula, têm tempo maior de validade. Portanto, a diferença entre os industrializados e manipulados é a forma de fabricação. Sendo assim, a eficácia e a qualidade de ambos são iguais. Os magistrais, contudo, oferecem ainda mais benefícios — como veremos no tópico a seguir.

Quais são as vantagens da manipulação de medicamentos?

Além de ser um produto personalizado, de acordo com o que o paciente precisa, apresenta diversos outros benefícios. Confira!

  • contém substâncias associadas: é possível combinar mais de uma substância ativa, tornando o tratamento mais barato, visto que não é necessário adquirir mais de um remédio;

  • é mais barato: dependendo da fórmula prescrita, o produto geralmente fica até 50% mais barato que o industrializado;

  • evita a automedicação: como é feita somente a quantidade necessária pelo período do tratamento, não há sobras de medicamentos, evitando futuras automedicações;

  • preserva o ambiente: não havendo sobras, não há descarte de substâncias na natureza;

  • previne trocas ou confusões: no rótulo, há o nome do paciente e a dosagem a ser ingerida. Desse modo, evita-se que outra pessoa, por descuido, ingira o medicamento;

  • há menos efeitos colaterais: as fórmulas são prescritas levando-se em conta as características pessoais do paciente;

  • é possível manipular produtos para diversos fins: para tratar enfermidades, com fins estéticos e, inclusive, para suplementação nutricional;

  • pode-se preparar em diversos formatos: xaropes, geis, cápsulas, xampus, pós efervescentes, sabonetes, compridos sublinguais, loções, shakes, cremes, hidratantes, dentre tantos outros.

Como escolher a melhor farmácia de manipulação de medicamentos?

Para adquirir um produto de qualidade, confiável, com eficácia e que garanta todas as vantagens descritas anteriormente, é imprescindível que seja manipulado em uma farmácia especializada.

Procure saber se o estabelecimento cumpre ao menos 200 exigências da ANVISA e do órgão fiscalizador (Conselho Regional de Farmácia) do município no qual está instalado. Ainda, é necessário que a farmácia conte com um farmacêutico, já que é o profissional habilitado a manipular medicamentos.

A manipulação de medicamentos é uma prática que traz diversos benefícios ao paciente e tem contribuído muito com a saúde e a qualidade de vida da população. Afinal, proporciona um tratamento personalizado com princípios ativos de alta qualidade e eficácia.

Deseja adquirir um medicamento manipulado? Então, envie-nos sua prescrição para um orçamento on-line!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − dez =