Massagem redutora: tire aqui suas dúvidas

Se você está preocupada com a balança, certamente, já deve ter se perguntado se massagem redutora emagrece, não é mesmo? De fato, esse tipo de tratamento gera muitas dúvidas e está sempre em alta entre as mulheres. O grande segredo está em priorizar a saúde na hora de encontrar métodos eficientes de perder peso.

Para solucionar esse problema, existem muitas opções saudáveis, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e priorizar os tratamentos estéticos não invasivos — que é o caso da massagem redutora.

Quer saber mais? Tiraremos as suas dúvidas com a intenção de contribuir para a conquista de resultados positivos rapidamente. Acompanhe!

Como funciona a massagem redutora?

Algumas pessoas questionam sobre as diferenças entre massagem redutora e massagem modeladora. Na verdade, elas são muito parecidas e o que muda é o local de aplicação. A modeladora pode ser usada em todo o corpo, enquanto a redutora é realizada apenas em partes específicas, como o abdome e as coxas.

Para realizar o procedimento, o profissional usa um creme, que tem propriedades redutoras e drenantes. Esse produto ajuda tanto no movimento das mãos — por deslizar com mais facilidade na pele do paciente — quanto na intensificação dos resultados.

Os movimentos são firmes, rápidos e profundos. É como se o profissional estivesse amassando a pele, chegando até a camada muscular que fica logo abaixo do tecido adiposo.

O que acontece dentro do nosso corpo?

O resultado desse procedimento é que a circulação sanguínea aumenta por conta dos movimentos rápidos e intensos. Assim, eleva-se também o metabolismo basal. Isso faz com que a gordura armazenada nas células passem a ser utilizadas para a manutenção energética daquela região.

A massagem redutora também funciona como um tipo de organizador dos tecidos. Ela consegue mobilizar e distribuir de uma forma melhor o tecido adiposo e, dessa forma, confere um aspecto mais estético à região manipulada.

A massagem redutora emagrece?

Apenas a massagem não emagrece. Você sentirá, depois de algum tempo de tratamento, que a região onde a técnica foi empregada está com um aspecto melhor, mas, na verdade, não houve realmente uma perda de peso. O que ocorre é uma modificação na localização dos tecidos, que promove um visual melhor.

Porém é possível aliar os resultados da massagem a uma mudança alimentar e à prática de atividades físicas. Esses dois novos hábitos realmente ajudarão você a chegar no peso e no corpo que deseja.

Quando os primeiros resultados aparecem?

Não é possível saber, com exatidão, quando o paciente verá os primeiros resultados. Afinal de contas, cada organismo reage de uma forma diferente ao tratamento. Também dependerá da região na qual será realizada a massagem e, ainda, se há muito ou pouco tecido adiposo.

Há diversos fatores que interferem nesse processo, como a retenção de líquidos e a circulação sanguínea local. Eles são capazes de interferir nos resultados e no tempo que você levará para alcançá-los.

Por exemplo, quando a circulação local não é eficiente, a massagem redutora consegue estimulá-la e, assim, a drenagem dos líquidos retidos fica melhor. Consequentemente, ocorre a perda de medidas por causa de um melhor funcionamento do sistema linfático.

O ideal é realizar, pelo menos, uma sessão por semana com duração, em média, de 40 minutos. Mas esse tempo pode variar dependendo do profissional ou da clínica em que será realizada a massagem. Normalmente, são estipuladas de 8 a 10 sessões.

Porém os resultados não perduram. Ao parar de vez o tratamento, o mais provável é que aquela região tratada volte a ser o que era antes, principalmente se não houver uma mudança de hábitos eficiente, como uma reeducação alimentar.

A massagem redutora causa dor?

Esse tipo de massagem, por alcançar os tecidos mais profundos, pode causar dor ou desconforto, mas nada que não seja suportável. Não são todas as pessoas que sofrem com esse efeito. Tudo depende do nível de sensibilidade e a frequência de tratamentos estéticos. Além disso, a dor é algo bastante subjetivo e alguns têm o limiar mais alto do que outros.

O paciente pode sentir a região dolorida após a sessão por até mesmo 24 horas depois. Isso é normal, já que os tecidos foram manipulados de forma mais brusca, especialmente se a pessoa não tem o hábito de praticar exercícios físicos.

Caso apareça pontos roxos depois da sessão, torna-se necessário pensar em mudar de profissional. Esse dano ao corpo não é necessário e esse tipo de consequência vai além do resultado esperado. O ponto roxo significa que algum vaso estourou, algo que pode causar um problema maior.

Quanto custa e onde fazer?

O custo do tratamento está intimamente atrelado à clínica ou ao profissional que realizará a massagem. Na hora de escolher, não vá apenas pelo preço. Faça as suas contas e determine um valor máximo que poderá gastar com as sessões.

Depois disso, comece a procurar pelo local. Pergunte aos amigos e parentes se conhecem algum lugar. Melhor ainda se você conseguir conversar com alguém que já passou pelo procedimento e pode dar uma indicação ao comentar se os resultados foram os esperados ou não.

O ideal é fazer a primeira sessão como uma experiência. Portanto, não feche nenhum pacote antes de conferir se o profissional se encaixa realmente com aquilo que você espera.

Algumas clínicas até oferecem o primeiro procedimento gratuito, justamente para que o paciente possa testar o serviço antes de adquiri-lo. O preço da sessão pode variar entre R$ 100,00 a R$ 150,00 na maioria dos locais.

Quais são os tipos de massagem para reduzir medidas?

A massagem redutora é apenas uma das opções que você tem para reduzir medidas. Existem várias outras e é possível escolher aquela que mais se encaixa às suas necessidades:

Drenagem linfática

A drenagem linfática, como o próprio nome já diz, drena os líquidos que, por muitas vezes, ficam retidos no nosso corpo. Diversos alimentos, especialmente os industrializados, e o próprio tecido adiposo causam um processo inflamatório.

Tudo isso provoca um edema e a retenção de líquidos em longo prazo. Esse tratamento ajuda a liberar esses líquidos e, assim, você já começa a perder medidas.

Massagem dermoativadora

É uma combinação de várias outras técnicas, como a drenagem e a massagem modeladora. Assim, ela ajuda a reduzir medidas tanto por meio da ativação da circulação sanguínea quanto por intermédio da drenagem, eliminando líquidos e ativando o metabolismo.

Massagem modeladora

Já falamos rapidamente sobre ela, que tem como principal objetivo modelar as curvas do corpo. A massagem modeladora pode ser aplicada em diversas partes, previne a flacidez, melhora o aspecto de áreas com celulite e, ainda, ajuda na redução de medidas.

Saiba que existem diversas formas de você ter o corpo que deseja, sem precisar passar por procedimentos cirúrgicos ou fazer dietas malucas, extremamente radicais e com restrições alimentares. A associação das massagens com uma mudança de hábitos é capaz de fazer maravilhas em pouco tempo.

Ajuda a reduzir celulite?

Apesar de ser muito procurado, esse tipo de tratamento está sendo divulgado com informações incorretas, especialmente na internet. Diante disso, torna-se fundamental que o paciente pesquise bastante antes de se submeter à massagem redutora para ter certeza de que é o método mais adequado aos seus objetivos.

Em relação a celulite, existe uma melhora significativa conforme a frequência das sessões. Isso acontece por conta do aumenta da circulação e do metabolismo na área massageada. Os resultados costumam aparecer primeiro em pessoas que apresentam celulites de grau leve a moderado.

Quem pode fazer o tratamento?

Antes de realizar o tratamento, você deve conversar com o profissional da área para que ele avalie cuidadosamente o seu caso. Como durante a massagem ocorre o aumento da circulação local, quem sofre com problemas de pressão arterial pode ter restrições.

Ou seja, quando o paciente tem histórico de hipertensão não controlado, o mais indicado é procurar outros métodos disponíveis no mercado. Além disso, também existe restrição a mulheres grávidas, com osteoporose, lesões epiteliais e fragilidade capilar.

O profissional pode usar aparelhos?

Aparelhos que auxiliam na pressão local costumam ser bastante usados na massagem modeladora. Uma das principais diferenças é que com a técnica manual, a intensidade dos movimentos pode ser menos agressiva. No entanto, os resultados tendem a ser satisfatórios em ambos os casos.

Tenha em mente que o método aplicado depende do objetivo de cada paciente e uma escolha equivocada pode ser prejudicial. Uma das principais vantagens de promover a redução apenas com o movimentos das mãos é que, dessa forma, o profissional de estética consegue mensurar a intensidade necessária em diferentes partes do corpo.

Qual a preparação correta?

Como já citamos anteriormente, os resultados da massagem redutora são potencializados quando o paciente tem um estilo de vida com hábitos saudáveis. No entanto, existem outras práticas que podem ajudar no preparo. O mais recomendado é beber muita água para ajudar a potencializar a redução das medidas.

Com isso, o metabolismo funciona de maneira mais rápida e responde positivamente aos estímulos manuais. Procure dormir bem com a intenção de ficar mais relaxada no momento do tratamento.

Outra questão importante envolve fazer uma refeição leve antes de chegar à clínica escolhida. Passar por esse tipo de procedimento com o estômago cheio pode causar refluxos e ânsia de vômito. Sem contar que prejudica diretamente o trabalho do profissional por conta da indisposição que surge conforme aumentam os movimentos.

Os cremes interferem nos resultados?

A aplicação do produto ideal faz muita diferença no resultado da massagem. Dentro do método redutor, existem uma série de cremes que precisam ser escolhidos conforme o olhar experiente do profissional responsável pela sessão. Entre os mais indicados estão os termogênicos com substâncias de cafeína e centelha asiática. Esses ativos se destacam diretamente na melhora da circulação local.

Pronto! Agora, você já sabe se a massagem redutora emagrece. Considere que o resultado do tratamento depende de inúmeros fatores. Sendo assim, escolha um profissional certificado na área para potencializar os benefícios e evitar problemas futuros. Além do mais, use todas as informações adquiridas sobre o assunto com foco em se manter saudável e fugir de um processo emagrecedor agressivo.

Gostou das informações deste artigo? Então conheça produtos naturais e fitoterápicos que ajudarão você a alcançar o bem-estar em pouco tempo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Oi aqui é a Andressa Lima, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. Aqui é a Odete Cristina , e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  3. Diretamente falando, quero saber se é normal a sensação de inchaço pós massagem modeladora

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 3 =