O que causa azia e queimação e como tratar desses problemas de maneira eficiente?

Você está cansado de lidar com a azia e queimação? Saiba que você não está sozinho nessa situação. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com esses problemas. 
 
A boa notícia é que existem maneiras eficientes de tratar e aliviar esses sintomas. Com o uso dos produtos adequados e uma alimentação adequada, é possível diminuir ou até mesmo eliminar a dor. Se você deseja entender melhor sobre o assunto e resolver esse problema, continue lendo! 

Quais são as principais causas e sintomas?

A azia é uma sensação de queimação que ocorre principalmente na região do estômago, mas pode se estender para o peito e a garganta. Além da queimação, também é comum experimentar um gosto amargo na boca, arrotos e tosse. 
 
Esses sintomas são geralmente causados pelo refluxo do ácido presente no estômago, que desempenha um papel importante na digestão dos alimentos. Quando ocorre a sensação de queimação, significa que esse ácido está voltando em direção à boca e chegando ao esôfago. 
 
Isso acontece quando o esfíncter, uma espécie de válvula presente no estômago, não consegue se fechar adequadamente logo após a passagem do alimento. Como resultado, o ácido volta para o esôfago, causando desconforto e irritação. 

Quais são os fatores que provocam a queimação?

Qualquer pessoa pode sentir azia ao menos uma vez na vida, basta comer com pressa, ingerir alimentos com muito tempero ou gordura ou, até mesmo, vestir roupas apertadas demais.

  • Alimentação inadequada: Comer com pressa, ingerir alimentos muito temperados ou gordurosos pode desencadear a queimação. 
  • Roupas apertadas: Vestir roupas apertadas demais pode exercer pressão no estômago e contribuir para a ocorrência da azia. 
  • Gravidez: Durante a gestação, o crescimento do bebê pode fazer com que o espaço para o estômago diminua, levando ao refluxo ácido e à azia. 
  • Uso de medicamentos: Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides e certos antibióticos, podem irritar o revestimento do estômago e causar azia. 
  • Hérnia de hiato: Nessa condição, o orifício no músculo entre o tórax e o abdômen se torna mais largo, permitindo que parte do estômago invada o esôfago, resultando em azia. 

Quando a dor se torna frequente, pode indicar uma alimentação desequilibrada, o uso de medicamentos que afetam o estômago, roupas apertadas ou um mau funcionamento do sistema digestivo. É importante buscar orientação médica para investigar e tratar a causa subjacente da azia recorrente. 

Como a escolha dos alimentos pode influenciar na dor?

A ingestão de determinados alimentos e bebidas diariamente pode contribuir para que a dor persista. Por isso, deve-se evitar:

  • Fritura;
  • Chocolate;
  • Produtos embutidos;
  • Pimentas em excesso;
  • Alimentos gordurosos;
  • Bebidas alcoólicas e ácidas;
  • Café e outras bebidas com cafeína;
  • Refrigerantes e demais bebidas gaseificadas;

Como reduzir e combater a azia e queimação?

Além de evitar os itens citados no tópico anterior, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Para tanto, é recomendável ingerir hortaliças, legumes e frutas. Também é fundamental fazer pequenas refeições a cada três horas, pois isso evita que você coma com muita pressa e em grande quantidade.

Somado a esses cuidados, é indicado ingerir frutas como maçã e pera. Elas ajudam a aliviar a azia e má digestão, uma vez que exigem uma mastigação mais lenta. Ao comer devagar e triturar bem os alimentos você diminui o trabalho do estômago, contribuindo para a redução da produção de suco gástrico.

Outro cuidado que pode ser adotado é a ingestão de chás como alecrim, hortelã, camomila, boldo, alfavaca, espinheira santa e maracujá, ou de remédios fitoterápicos com os compostos dessas plantas. Eles são digestivos e levam mais saúde para o organismo.

O chá de alecrim, por exemplo, tem um sabor agradável, ajuda a proteger o estômago e acelera a digestão dos alimentos. O de alfavaca diminui a azia e previne a formação de gases. Já o chá de camomila tem efeito digestivo, controla a ansiedade e combate inflamações. Mas lembre-se: eles devem ser ingeridos após as refeições.

Atenção: se você sofre de azia frequentemente deve evitar ao máximo a ingestão de bebidas gaseificadas (como refrigerantes) durante as refeições.

Outro cuidado que se deve ter é não deitar logo após a alimentação, pois isso contribui para que o ácido do estômago volte para o esôfago.

Procure evitar a ingestão de remédios que provocam irritação no estômago. Entre eles estão: os indicados para pressão arterial, para problemas no coração, antidepressivos, alguns antibióticos e até certos anti-inflamatórios.

Se depois de todos esses cuidados a dor ainda persistir, pode-se investir no uso de algum medicamento para amenizar os sintomas. Entre os mais comuns estão: o omeprazol e o estomazil. Porém, é importante consultar um médico antes.

Contudo, isso não deve se tornar um hábito, pois o uso frequente de antiácidos e outros remédios mais fortes pode comprometer a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Em longo prazo, a prática poderia provocar problemas mais graves de saúde como anemia, inflamações e baixa imunidade.

Além de manter os cuidados com a alimentação e ingerir chás para aliviar a dor, você pode adotar alguns cuidados adicionais:

  • Evite fumar;
  • Evite roupas apertadas;
  • Diminua o estresse e a ansiedade;
  • Não pratique atividade física após as refeições;
  • Não faça refeições poucas horas antes de dormir;
  • Eleve a cabeceira da cama em 15 centímetros, pois ajuda a reduzir o refluxo;
  • Se estiver acima do peso, procure emagrecer. Isso também reduz a sobrecarga do estômago.

A dor contínua pode ser um problema mais grave?

Se você tomar todos os cuidados descritos acima e a azia e queimação persistir por muito tempo, é indicado procurar um médico, pois isso pode sinalizar um problema mais grave.

Esteja preparado para responder as perguntas feitas pelo especialista, pois elas vão ajudá-lo a identificar as causas e, assim, indicar o tratamento mais correto.

Além de obter informações de você, ele poderá solicitar exames mais completos como endoscopia digestiva e motilidade esofágica. O primeiro tem a função de verificar o tecido interno dos órgãos e o segundo, a pressão do esfíncter.

Esses exames poderão ser complementados por outros, caso o gastroenterologista desconfie que você tem outro problema digestivo.

Caso o refluxo não seja tratado a tempo, pode trazer complicações para o paciente. Inclusive, o problema pode se converter em uma doença séria. Veja algumas delas:

  • Câncer;
  • Inflamação do esôfago;
  • Sangramento no esôfago;
  • Ferida no esôfago (úlcera);
  • Dificuldade na deglutição dos alimentos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre azia e queimação, que tal experimentar os seus benefícios com um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Tenho esse problema no qual evito comer comida pesada a noite

  2. Estava pesquisando na internet e vi seu Blog. Achei o conteúdo muito bom! Parabens!! Dr. Sammy

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − seis =