Passo a passo: saiba como emagrecer de forma saudável!

Atualmente, existe uma grande pressão social sobre a aparência física de cada um. Não ser suficientemente magro pode não só nos trazer uma baixa aceitação social como também sérios problemas emocionais ligados à autoestima. Mas como emagrecer de forma saudável?

Somos bombardeados diariamente por milhares de promessas milagrosas para perda de peso em um curto período de tempo. Dietas, procedimentos estéticos e medicamentos alopáticos estão entre as opções mais procuradas por quem quer perder alguns quilos. Entretanto, optar pelo caminho mais rápido pode não trazer bons resultados em longo prazo, podendo acarretar, por exemplo, o famoso efeito sanfona, ou mesmo o desenvolvimento de sérios problemas de saúde.

Para emagrecer de forma saudável, duradoura e sem sacrifícios, a melhor escolha é a reeducação alimentar. A partir da mudança gradativa de alguns hábitos, é possível não só perder medidas, como também desfrutar do bem-estar proporcionado pela ingestão de alimentos mais saudáveis.

O ideal é sempre procurar um profissional da área de nutrição para fazer o devido acompanhamento, além de realizar exames de check-up de acordo com o seu caso. Porém, é possível também obter muitos benefícios por meio da mudança de alguns pequenos hábitos. Para isso, listamos pra você alguns passos que te ajudarão nessa mudança. Acompanhe-nos!

Crie metas

A grande maioria das dietas dá errado pela falta resultados que estimulem o sentimento de perseverança. Dessa forma, para evitar frustrações, crie pequenas metas ao longo do processo, como, por exemplo, perder 3kg a cada duas semanas ou 1cm de circunferência abdominal por mês. O cérebro funciona por meio de mecanismos compensatórios, e, portanto, só nos sentimos motivados a prosseguir com uma ação se ela nos proporcionar algum tipo de satisfação. Pense sempre em metas possíveis, de modo a manter constantemente o foco no seu objetivo final.

Beba muita água

Para suprir todas as necessidades do nosso organismo, é necessário ingerir aproximadamente 2 litros de água diariamente. No caso do emagrecimento, ingerir uma boa quantidade de água estimula o funcionamento dos rins, e, consequentemente, diminui a retenção de líquidos por meio da excreção de urina. Outro benefício é o aumento da sensação de saciedade, o que ajuda muito na manutenção da nova dieta.

Evite alimentos industrializados

Embora sejam extremamente práticos e pareçam ideais para a correria do nosso dia a dia, a maioria dos alimentos industrializados possui alto teor de sódio, açúcares e gorduras, além dos corantes e dos poderosos conservantes, que são também prejudiciais à saúde. Portanto, cortar esse tipo de alimento significa deixar de ingerir uma boa quantidade de calorias e de ingredientes prejudiciais ao seu corpo. Assim, vale a pena dedicar algum tempo escolhendo os ingredientes ideais e preparando sua própria comida.

Coma de 3 em 3 horas

Muitas dietas pregam os benefícios de pular algumas refeições do dia a fim de obter resultados. Embora realmente exista alguma perda de medidas em curto prazo  na maioria das vezes, em decorrência do simples desinchamento do corpo , esse tipo de conduta é extremamente prejudicial à saúde por acarretar gasto de reservas energéticas, além da perda de massa magra. Fazer várias refeições por dia estimula o metabolismo do corpo, mantém a saciedade, evita picos de glicemia no sangue e diminui o armazenamento de gordura.

Evite frituras e álcool

Quem não gosta de uma cervejinha acompanhada de uma porção de fritas num barzinho? Quase sempre presentes em reuniões sociais, álcool e frituras são grandes vilões na hora de reeducar os hábitos alimentares. Mas resistir a essa tentação traz ótimos ganhos.

Ao metabolizar o álcool etílico, o organismo transforma-o carboidrato, que libera 7 kcal por grama ingerida. Ou seja, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias serão fornecidas ao corpo. Um copo pequeno de cerveja, por exemplo, fornece o equivalente a 43 kcal, sendo que metade disso provém da parcela alcoólica da bebida. 

Embora sejam extremamente saborosas, as frituras figuram no nosso cardápio como grandes responsáveis pela obesidade e por outros problemas de saúde. Após o aquecimento, o óleo da fritura é convertido na famosa gordura trans, que, além de estar associada a diversos problemas cardíacos, se deposita em regiões de maior densidade de gordura do corpo — são as odiadas gorduras localizadas. Uma alternativa que substitui bem a fritura são os alimentos grelhados, que utilizam uma quantidade consideravelmente menor de óleo. Entretanto, dar preferência aos assados e cozidos ainda é a melhor opção, justamente pela ausência da prejudicial gordura trans no processo de preparação. 

Pratique atividade física

Para alcançar bons resultados, é fundamental associar os novos hábitos alimentares a uma rotina regular de exercícios físicos. Mas calma, isso não significa que você vai ter que passar horas do seu dia numa academia. Mesmo em menor frequência e tempo, a prática de atividades físicas já traz diversos benefícios, desde que feita regularmente.

No que se refere ao emagrecimento, podemos destacar uma diminuição considerável do saldo calórico diário do praticante, além de um grande estímulo ao metabolismo do corpo, acelerando os processos de catabolismo (quebra das moléculas) e anabolismo (assimilação delas pelo organismo).

Além disso, praticar exercícios induz a liberação de endorfinas no cérebro, hormônios diretamente relacionados ao prazer. Dessa forma, a partir dos ganhos com os novos hábitos alimentares potencializados por atividades aeróbicas ou de musculação, temos resultados expressivos no que mais importa: o aumento da autoestima.

Emagrecer não é algo que se restringe à mera aparência estética, mas também à aceitação pessoal e da sociedade. Logo, sentir-se bem com o próprio corpo é algo fundamental!

A opção por um caminho mais saudável para o emagrecimento significa não só a aquisição de resultados reais e duradouros, como também o aprendizado de hábitos que proporcionarão um bem-estar indescritível a qualquer um que a experimente a adoção desse novo estilo de vida. Por meio da reeducação alimentar, podemos abandonar a ideia de sofrimento e de restrição da maioria das dietas que vemos em revistas e jornais, uma vez que consumir o que é saudável se torna automaticamente indispensável em nossas vidas. 

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