Por que é tão importante estabelecer metas para uma melhor qualidade de vida?

Se você parar para pensar, com certeza, descobrirá muitas coisas que ainda quer fazer: conhecer um lugar novo, viajar com pessoas especiais, melhorar a saúde física e mental, criar um novo hobbie, aprimorar-se em alguma área. Então, que tal fazer com que esses pensamentos deixem de ser apenas desejos e se transformem em objetivos?

Estabelecer metas é uma ótima estratégia para quem busca uma melhor qualidade de vida. Afinal, possuir objetivos claros nos ajuda a entender onde estamos e onde queremos chegar, e nos permite visualizar com maior facilidade qual caminho temos que percorrer até alcançar o nosso ideal.

Para lhe ajudar nesse processo, criamos esse post com algumas dicas sobre como seus objetivos podem ser estabelecidos e alcançados. Confira!

Por que estabelecer metas é importante para a sua vida?

Estabelecer metas é importante, em primeiro lugar, porque nos ajuda no processo de autoconhecimento. Pensar no que você quer para sua vida e para o seu futuro é uma ótima forma de entrar em contato com você mesmo, refletir sobre o que lhe faz feliz, o que você gosta, e o que é necessário manter ou mudar na sua vida.

O estabelecimento de objetivos específicos também pode ajudar a alcançar coisas que, inicialmente, nos pareciam muito distantes ou até impossíveis, além de nos permitir melhorar nossa saúde e qualidade de vida de forma mais natural, sem mudanças drásticas.

Além disso, só quem já cumpriu uma meta que um dia não passava de um sonho sabe a satisfação que essa conquista traz. Realizar nossos objetivos aos poucos, em meio ao nosso cotidiano, é uma ótima forma de conseguir reconhecer nosso esforço diário, e sentir satisfação com nossas pequenas conquistas.

Como posso estabelecer metas para melhorar minha qualidade de vida?

O primeiro passo para começar a estabelecer as suas metas é pensar na pergunta: “o que eu gostaria de fazer que ainda não estou fazendo?”. Faça esse questionamento a você mesmo por alguns dias, e veja as ideias que vão surgindo. Depois disso, coloque no papel tudo aquilo que achar relevante.

Também é importante lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as metas não precisam conter apenas objetivos amplos, como melhorar na carreira profissional, realizar viagens ou mudar hábitos.

As nossas metas também devem conter hobbies que desejamos incluir na nossa rotina (como praticar dança ou yoga), aspectos relacionados à vida social (encontrar os amigos mais frequentemente, ou reunir a família) e cultural (visitar museus, assistir peças de teatro e filmes etc.), além de pequenas mudanças diárias.

Esses pequenos objetivos, que podem ser alcançados de maneira mais fácil, são tão importantes quanto aquilo que alcançaremos com um pouco mais de tempo e esforço, e sua realização pode colaborar imensamente para o aumento da nossa qualidade de vida e, ainda, fazer você feliz e motivado com as conquistas do dia a dia.

Divida seus objetivos mais distantes em metas “menores”

Uma boa dica é separar seus objetivos em categorias de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, você não se sentirá pressionado a cumprir objetivos mais “fáceis”, como “se matricular na academia”, no mesmo período de tempo em que cumpre metas mais complexas e que exigem mais tempo e preparação, como “mudar de cidade” ou “comprar um apartamento”. Apenas mantenha em mente que algumas conquistas levam mais tempo, e isso é mais do que normal.

Outra ótima dica para conquistar o que você quer é fazer com que um sonho seja dividido em várias metas menores, e que serão alcançadas com o tempo. Por exemplo, em vez de colocar como objetivo “emagrecer 10 quilos”, coloque “comer mais frutas e legumes”, “diminuir o consumo de gordura” e “começar a praticar exercícios físicos“.

Dessa forma, sem que você perceba, você já terá melhorado sua qualidade de vida e percorrido grande parte do caminho até o que você quer e, certamente, terá vivido novas experiências e conquistado coisas que nem sequer imaginava quando começou.

Tenha em mente que as metas podem ser mudadas com o tempo

É importante lembrar que você não precisa se pressionar para cumprir um objetivo o mais rápido possível. Afinal, quando se trata de nós mesmos e do que queremos, não existe um tempo “certo” ou “errado” para conquistarmos algo.

Além disso, sua lista de metas não precisa ser entendida como algo fixo e imutável. Nós estamos sempre mudando, e é normal que nossos desejos e sonhos mudem também. Por isso, tente rever sua lista a cada dois, três ou seis meses, ou até no período de um ano.

Dessa forma, você pode tirar da lista aquilo que não deseja mais, modificar alguns dos objetivos que você sente que não combinam mais com o que você está sentindo ou vivenciando, e até criar novas metas que deseja alcançar.

Como alcançar esses objetivos de forma tranquila e saudável?

Para alcançar seus objetivos a dica é não se pressionar demais e não ter pressa. Apenas continue vivendo a sua vida de forma tranquila, e realize com calma as mudanças que você se propôs, sempre de forma constante e suave.

Se algum dia as coisas não saírem como o planejado, ou você não conseguir realizar o que queria, tenha em mente que isso é normal, e que não é motivo para desistir! Todos temos nossos altos e baixos, e isso não pode nem deve atrapalhar nosso futuro e nossos sonhos.

Por isso, evite pensamentos como “não consigo” ou “não sou bom nisso”. Ao invés disso, pense no seu potencial e no caminho que você já percorreu para chegar até onde está, e que, certamente, envolveram dificuldades e momentos de dúvida.

Estabelecer metas é um passo muito importante para alcançarmos a qualidade de vida que desejamos e para conquistarmos nossos objetivos. As metas podem lhe ajudar a pensar no que você quer, e a conseguir aquilo que sempre sonhou sem estresse e de forma prazerosa e saudável.

E aí? Gostou das dicas nesse post? Então, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais, e ajudar seus amigos a estabelecer metas e conquistar seus objetivos também!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + 5 =