Por que você deve começar a consumir colágeno?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no colágeno e em como ele oferece benefícios para o corpo, certo? Consumir colágeno se tornou uma verdadeira febre, principalmente depois que diversas pesquisas concluíram como essa substância é significante para a nossa saúde de uma forma geral.

Mas você sabe do que realmente se trata? Neste texto, esclarecemos tudo sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína que faz parte da formação estrutural do nosso corpo. Ele está presente em quase tudo: pele, cartilagens, ligamentos, ossos, tendões e outras regiões. Assim, fica claro o quanto essa substância é importante para o nosso organismo.

Nós conseguimos fabricar o nosso próprio colágeno, o problema é que, com o passar dos anos, essa síntese já não é mais tão eficaz quanto antes. Então, é necessário utilizar outras fontes a fim de obter a proteína. Ela pode ser encontrada em alimentos (como na gelatina e na carne), em cosméticos para a pele e também na forma de cápsulas.

Para que serve?

A principal função dessa substância é a de promover a coesão e a consistência entre os tecidos do corpo. Por exemplo, a pele tem mais consistência quando é mais jovem, porque contém mais colágeno. Mas não é apenas no tecido epitelial que essa proteína age.

Todas as nossas articulações têm colágeno e é ele que dá a firmeza e a flexibilidade necessária para que os ligamentos e os tendões suportem certos impactos sem que ocorra nada mais grave, como o rompimento total de algumas dessas partes.

De onde ele vem?

Você sabe de onde vem o colágeno que presente na gelatina ou nas cápsulas de suplemento? Ele é removido, na maioria das vezes, do couro do boi e todo o processo tem início com um tipo de peneiração com as raspas da pele do animal.

Em seguida, outras novas etapas são realizadas, que vão da extração até a moagem. Por fim, obtêm-se um pó sem cor, que é utilizado não apenas nos alimentos (gelatina, por exemplo), como também na indústria de medicamentos.

Além dos suplementos e dos alimentos, você, ainda, pode utilizar o colágeno de forma tópica, ou seja, na pele. Há também compostos com a proteína para serem aplicados no cabelo, tornando os fios mais fortes e dando uma aparência mais saudável.

Qual é a diferença entre o colágeno comum e o hidrolisado?

Na hora de comprar o colágeno você verá que existem duas versões principais: o tipo comum e o tipo hidrolisado. Saber a diferença entre eles é fundamental para fazer a melhor escolha na hora da aquisição e para ter bons resultados.

O colágeno comum não é absorvido pelo organismo na sua forma propriamente dita, ou seja, o nosso corpo não consegue utilizar esse nutriente. Quando chega ao estômago, ele é quebrado em diversos aminoácidos (glicina, alanina, hidroxilisina, prolina, lisina e hidroxiprolina) e, então, é absorvido.

Porém, desse ponto em diante, essas substâncias são utilizadas para construir outras proteínas que podem ser ou não o colágeno.

Já o colágeno hidrolisado entra no organismo já quebrado em partículas menores, ainda na sua forma primária. Sendo assim, ele consegue ser absorvido pelo organismo sem ser transformado em aminoácidos e pode ser utilizado pelo corpo no seu estado original.

Quais são os benefícios de consumir colágeno?

1. Deixa a pele mais bonita

Muitas mulheres passaram a tomar colágeno por conta das suas propriedades rejuvenescedoras. Acontece que, quanto mais os anos passam, menos dessa substância é produzida pelo nosso organismo e é ela a responsável pela firmeza da nossa pele. É por isso que uma pessoa jovem não apresenta rugas.

Com o passar do tempo, as linhas de expressão aparecem e a pele fica mais flácida. O colágeno ajuda a amenizar esse efeito e consegue reduzir o envelhecimento cutâneo.

Além dos cremes que você pode usar todos os dias, também é possível fazer sessões de radiofrequência com dermatologistas. Esse procedimento estimula a pele a produzir mais colágeno.

2. Melhora o aspecto do cabelo e das unhas

O colágeno também faz parte da composição da fibra capilar, dessa forma, quanto mais dessa proteína no corpo, melhor para o cabelo, que fica mais forte e mais resistente à quebra.

Se a sua unha é do tipo que quebra a qualquer movimento, consumir um pouco mais colágeno pode ajudar a deixá-la mais forte. A substância também ajuda no crescimento.

3. Previne as estrias

Se algo que as pessoas não gostam, especialmente as mulheres, são as tais estrias. Elas aparecem por conta de um crescimento rápido da pele, que pode acontecer por conta do excesso de peso em gordura ou em massa magra (hipertrofia muscular).

Quando a pele tem uma boa quantidade de colágeno (o normal é que 30% do tecido cutâneo seja constituído dessa proteína), ela consegue se esticar sem “quebra”. Assim, as fibras não aparecem, pois o tecido apresenta elasticidade.

4. Melhora o funcionamento das articulações

As cartilagens, que envolvem as extremidades dos ossos, têm uma grande quantidade de colágeno e elas servem como amortecedores para as articulações.

No joelho, por exemplo, encontramos estruturas em forma de “C”, os meniscos. Essas cartilagens ajudam no amortecimento e na movimentação do nosso corpo. Quando a quantidade de colágeno não é suficiente, o menisco se desgasta e, com o passar do tempo, a extremidade de um osso passa a ter contato com outros ossos, causando dor e problemas de locomoção.

5. Reduz a flacidez

Muitas vezes, por conta da falta de exercício físico, a nossa pele fica muito flácida e podemos até pensar que é celulite. Porém, a celulite, como o próprio nome já diz, acontece por conta de uma inflamação nas células do tecido epitelial.

Já a flacidez pode ocorrer, realmente, pela falta de colágeno, responsável por proporcionar maior firmeza à pele.

Como consumir colágeno?

A forma mais prática de obter essa proteína, além de uma alimentação saudável, é investindo em bons suplementos, ou seja, no colágeno hidrolisado.

O ideal é consumir entre 10 e 20 gramas todos os dias — cerca de 1 a 2 colheres de sopa. Você pode misturá-lo no leite, no suco ou mesmo tomar com água. Outra opção de consumo é por meio das balas de colágeno ou de alimentos ricos em vitamina C (nutriente necessário para a produção da proteína).

Os vegetarianos e veganos precisam ter muita atenção na alimentação para não sofrer com uma deficiência dessa proteína. Nesse caso, é possível encontrar uma fórmula manipulada com lisina, prolina e outros. Além disso, é importante colocar na dieta, poderosos agentes antioxidantes, como o suco de uva.

Quer saber mais sobre como consumir colágeno e outros produtos benéficos para a saúde? Então, entre em contato conosco, nós podemos ajudar!

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