Qual a importância de manter a motivação para emagrecer?

Perder peso sem loucuras, sem passar fome e de forma natural é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é preciso adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Emagrecer exige muita força de vontade, mas é compensador. Pensando nisso, preparamos um artigo especial para que você não perca a motivação para emagrecer. Continue a leitura e aproveite nossas dicas!

A importância de manter a motivação para emagrecer

Para algumas pessoas, emagrecer pode não ser uma tarefa fácil, principalmente quando já existem hábitos e vícios alimentares. É preciso manter o equilíbrio da mente e a motivação, para não correr o risco de desistir do processo de emagrecimento na metade do caminho.

De fato, os resultados não aparecem da noite para o dia, por isso, é preciso ter muita consciência e força de vontade. Durante esse período, pode surgir aquela vontade enorme de comer exageradamente ou de abandonar as atividades físicas, mas existem algumas técnicas que podem evitar essas atitudes de autossabotagem.

Saúde em primeiro lugar

O sobrepeso e a obesidade são considerados fatores de risco para diversas doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, problemas cardíacos, cálculo renal e câncer.

Portanto, controlar o peso vai muito além dos fatores estéticos. Tem a ver com saúde, bem-estar, longevidade e qualidade de vida. Esse é um excelente motivo para investir no seu emagrecimento, não é mesmo?

Quer adotar hábitos mais saudáveis e emagrecer com saúde, mas precisa de um incentivo extra? Separamos algumas dicas que podem ajudá-la a manter a motivação, conquistar o emagrecimento efetivo e evitar o efeito sanfona. Confira a lista!

Peça ajuda para sua família e seus amigos

O apoio e o incentivo das pessoas que estão ao seu redor é fundamental para manter sua motivação, portanto, converse com os seus amigos e familiares sobre os seus objetivos e novos hábitos de vida. Assim, eles podem evitar fazer convites tentadores, além de dar aquela força especial nos momentos mais difíceis.

Convide um amigo para praticar exercícios físicos e aproveite para adaptar o cardápio da sua casa, substituindo alimentos fritos por grelhados e incluindo frutas e legumes à dieta da sua família. Desta forma, além de conquistar seus objetivos, você também ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas que ama.

Estabeleça metas viáveis

O processo de emagrecimento requer tempo e paciência. Para não desanimar enquanto não alcança o seu objetivo final, estabeleça pequenas metas mensais ou quinzenais.

Seja racional e coerente ao estabelecer seus objetivos, sempre  contando com a consultoria de um profissional da saúde, como um médico ou um nutricionista. Lembre-se: para emagrecer quinze quilos, é necessário começar eliminando o primeiro.

Documente a sua trajetória

Experimente criar um diário com a sua trajetória de emagrecimento. Documente o seu peso atual, suas medidas, informações sobre a sua alimentação, suas atividades físicas e até mesmo sobre os seus sentimentos. Esse é um excelente exercício para manter a motivação e lidar com a ansiedade.

As anotações poderão ser compartilhadas com os profissionais da saúde que acompanham sua rotina. Com todas as informações registradas, será mais fácil ter uma visão ampla sobre os progressos e os pontos que podem ser melhorados.

Além disso, é bastante gratificante e divertido observar as mudanças do seu corpo materializadas no papel. Aposte nessa ideia!

Cuide das suas emoções

A ansiedade, o estresse e a depressão podem desencadear distúrbios alimentares que levam à compulsão alimentar e ao ganho de peso. Antes de iniciar o processo de emagrecimento, é preciso analisar como anda a sua saúde mental e buscar alternativas para conquistar o equilíbrio emocional. Senão não adianta  nada fazer dieta se a questão é emocional em vez de orgânica, por exemplo.

Além de praticar exercícios físicos, invista em atividades que promovam o relaxamento e o bem-estar, como massagens, acupuntura, yoga, aromaterapia, alongamentos e exercícios de respiração.

Não se compare

As imagens de “antes e depois” que mostram casos extremos de emagrecimento e constantemente viralizam na internet podem passar uma ideia indevida e perigosa de motivação.

É claro que conhecer as histórias de outras pessoas que atingiram seus objetivos de perda de peso pode ser estimulante, mas é preciso compreender que não é saudável espelhar-se completamente nessas pessoas. Seus metabolismos e organismos são diferentes.

O processo de emagrecimento é bastante complexo e subjetivo. O que funciona muito bem para uma pessoa, pode não fazer o mínimo efeito para a outra. Por isso, não existem formas de fazer comparações justas. Na verdade, esse hábito pode causar ansiedade e frustrações desnecessárias.

Entenda que o seu corpo e o seu organismo são únicos. Faça exames e converse com profissionais da saúde, que poderão analisar as suas necessidades e indicar o melhor caminho para o seu emagrecimento. Seja paciente e acredite: tudo tem o seu tempo.

Comemore os resultados positivos

Saiba valorizar as suas conquistas, mesmo que sejam pequenas. Lembre-se que cada pequeno progresso torna o seu objetivo mais próximo, portanto, permita-se comemorar.

Estabelecer uma recompensa a cada propósito alcançado também pode ser uma boa ideia, mas nada de utilizar alimentos prejudiciais ao seu emagrecimento como prêmios. Isso pode comprometer os resultados alcançados e causar o indesejado efeito sanfona.

Invista em atividades físicas prazerosas

O sedentarismo é extremamente prejudicial à saúde, destacando-se como uma das principais causas de doenças crônicas. Além de favorecer o emagrecimento, praticar atividades físicas pode fortalecer a musculatura, prevenir diabetes e hipertensão, melhorar a autoestima, aumentar a flexibilidade e promover o bem-estar.

Muitas pessoas costumam abandonar as atividades físicas por não encontrarem uma modalidade que atinja suas expectativas. É importante compreender que não é necessário frequentar uma academia de musculação tradicional para sair do sedentarismo.

Existem diversas atividades leves, divertidas e prazerosas, que podem conquistar até mesmo as pessoas mais sedentárias. Nesse ponto, a dica é experimentar exercícios diferentes, até encontrar um que se adeque às suas necessidade e gostos.

Agora que você já sabe qual é a importância de manter motivação para emagrecer, acredite na sua força de vontade e busque os seus objetivos de forma consciente. Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão todas as novidades sobre saúde e bem-estar. Esperamos por você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

6 Comentários

  1. Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço :)

  2. Muito boa suas dica valeu pelo conteudo do site abraço

  3. muito obrigado pela informação

  4. Oi! Adorei! Vou continuar seguindo vocês!

  5. Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!

  6. Olá aqui é a Ana Júlia, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − oito =