Saiba como aumentar o metabolismo

Muito se fala sobre metabolismo — tanto que ele acabou se tornando o grande vilão para as pessoas que tentam perder peso e não conseguem, ou até conseguem, só que com mais dificuldade que a maioria.

Porém, esse “monstro” nada mais é do que o trabalho que o nosso corpo precisa fazer para degradar os alimentos que consumimos. Para isso, é necessária uma certa quantidade de energia e, quanto maior ela for, maior será a perda de peso. Por isso, quem está em processo de emagrecimento se preocupa tanto em aumentar o metabolismo.

Quer saber como aumentar o metabolismo? Então, fique atento, pois é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Confira!

Dicas de como aumentar o metabolismo

1. Não pule as refeições

Algumas pessoas acham que se ficarem sem comer e pularem algumas refeições vão emagrecer mais rapidamente. Por exemplo, muitas pulam o café da manhã, o que é um grande erro já que essa é a principal refeição do dia e, quando feita da forma correta, diminui a fome no restante das horas.

Além disso, passar muito tempo sem comer vai fazer com que o seu metabolismo fique mais lento. O organismo entende que não há alimento e começa a economizar as reservas de energia, gastando menos carboidratos para manter as funções do corpo em funcionamento.

2. Beba muita água

Beber muita água todos os dias não só faz bem para a pele, como para todo o corpo. A maioria das reações químicas que acontecem dentro das células precisam de água para acontecer. Quando há pouco desse líquido disponível, a primeira resposta a isso é a queda do metabolismo. Afinal de contas, não há como degradar os nutrientes e absorvê-los sem água.

O indicado é consumir, pelo menos, dois litros de água por dia. Mas, ao praticar exercícios, esse consumo tende a ser maior.

3. Consuma alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos e plantas conseguem aumentar o nosso metabolismo. Eles apresentam substâncias, como a cafeína, que promovem esse efeito no nosso corpo. Alguns, como a pimenta, o café e o gengibre, são bastante conhecidos entre as pessoas.

Há também outras substâncias presentes nas plantas que ajudam nesse quesito. Alguns exemplos são o chá-verde e o chá de hibisco.

4. Pratique exercícios de alta intensidade

Aquela velha ideia de que você tem que passar uma ou duas horas na academia para ter o corpo dos sonhos já caiu por terra. Hoje, vários profissionais indicam treinos curtos, com cerca de 30 minutos, porém muito intensos.

Esse tipo de atividade física consegue deixar o metabolismo acelerado o dia inteiro, sendo esse um dos grandes benefícios dessa técnica. Mas não comece essa prática sem orientação profissional, pois as chances de lesão também são maiores.

5. Durma mais

O estresse, a ansiedade e outros fatores emocionais podem atrapalhar o seu sono, e um corpo que não descansa tende a ter um metabolismo mais lento que o normal. Além disso, quando estamos instáveis emocionalmente, podemos usar a comida como uma válvula de escape e, geralmente, comemos muito mais alimentos extremamente calóricos.

6. Invista na hipertrofia muscular

Sabia que ter mais músculos aumenta o metabolismo? A lógica é bem simples: quanto mais músculos temos, mais o corpo precisa trabalhar para manter essa massa magra funcionando. Ou seja, será necessário mais nutrientes e oxigênio para as novas fibras que vão se formando. Portanto, praticar musculação é uma boa tática.

Gostou das dicas de como aumentar o metabolismo? Quer receber em primeira mão mais informações como essas? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 6 =