4 cuidados indispensáveis com a pele durante o dia e a noite

A grande exposição aos fatores ambientais é o principal acelerador da perda da elasticidade da cútis e do envelhecimento precoce. Entre eles estão a poeira, a poluição e os raios ultravioleta. Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele desde cedo.

A importância desses cuidados vai além da estética. A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por nos proteger da ação de agentes externos, como doenças causadas por microrganismos. Além disso, muitas transformações detectadas na cútis são reflexos de doenças internas.

Neste artigo, você vai entender quais cuidados com a pele deve adotar, tanto durante o dia quanto a noite. Boa leitura!

Principais cuidados durante o dia

1. Proteção

O protetor solar deve ser aplicado todas as manhãs, especialmente antes de sair de casa — e não apenas no rosto, como também nas mãos, no pescoço e no colo. Todas essas partes ficam muito expostas aos raios ultravioleta, por isso são regiões mais sensíveis.

Os raios solares UVA penetram na pele e rompem as fibras, destruindo a elastina e deixando a cútis flácida e com aspecto envelhecido. Já os raios UVB atingem apenas a camada superficial, mas podem causar câncer. Para uma maior proteção, aplique uma camada generosa 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 horas.

2. Tonificação

Muitas pessoas não entendem a verdadeira função e importância dos tônicos faciais. Esse produto pode ser usado todas as manhãs para reequilibrar a pele e eliminar toxinas. Geralmente, o pH desse órgão é alterado devido à maquiagem, poluição ou sabonete inadequado.

Se a sua pele é mista ou oleosa, aposte em um tônico adstringente. Eles evitam que os poros fiquem abertos e produzam mais oleosidade, além de preparar o rosto para uma melhor penetração dos demais produtos de beleza. Aplique com um algodão e sem esfregar.

Principais cuidados durante a noite

3. Limpeza

Antes de dormir é importante fazer uma boa limpeza da pele para evitar que os poros fiquem obstruídos, o que pode causar cravos e espinhas. Para isso, use sabonetes específicos para o rosto, pois os produtos corporais podem ser abrasivos e ressecar a cútis.

Uma vez por semana é importante usar um esfoliante para uma limpeza mais profunda e que remova as células mortas. Água micelar também pode ser utilizada nessa etapa, pois o produto ajuda a suavizar, equilibrar a oleosidade e eliminar as impurezas.

4. Hidratação

Aplicar um creme hidratante à noite é fundamental para finalizar a rotina de cuidados com a pele. O creme sela e protege a camada superior da cútis, evitando que ela perca água e mantendo uma boa saúde e aparência do local.

O tipo de creme deve variar de acordo com a sua necessidade. Peles mais maduras, por exemplo, podem investir em produtos com vitamina C — cujo efeito antioxidante ajuda a prevenir a ação dos radicais livres.

Ter um cronograma de cuidados com a pele é fundamental para saúde e beleza do corpo. Para isso, não basta apenas aplicar o protetor solar pela manhã e lavar o rosto à noite. É necessário manter uma rotina de horários corretos e produtos adequados para as suas necessidades. Assim você sentirá os efeitos de uma pele saudável muito mais rápido!

Gostou das informações? Então curta a nossa página no Facebook e receba outros conteúdos exclusivos em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This