4 dicas para dormir melhor e colocar em prática agora mesmo!

Se você não teve uma boa noite de sono, independentemente da hora em que estiver lendo este texto, já deve estar sentindo alguns efeitos negativos em seu corpo. Dificuldade para se concentrar, alterações no humor e até perda de apetite são alguns dos resultados que a falta de descanso ocasiona. Se isso é constante em sua vida, não se preocupe: existem formas de dormir melhor.

Engana-se quem pensa que conseguir relaxar profundamente está relacionado somente ao fato de estar bem-disposto no dia seguinte. Garantir uma boa qualidade de sono contribui efetivamente para que as pessoas estejam saudáveis, física e emocionalmente. Neste artigo, mostraremos como ter noites tranquilas. Acompanhe!

1. Afaste-se das telas

Você tem o hábito de assistir televisão até tarde ou de dar aquela olhadinha (que acaba durando horas!) no celular antes de dormir? Então, deixe essa prática de lado, para o seu próprio bem.

Desligue todas as telas pelo menos meia hora antes de ir para a cama. Esses aparelhos costumam deixar as pessoas mais agitadas, além de emitirem um tipo de luz que pode ser prejudicial ao sono. Para relaxar, opte por ler um livro, preferencialmente que traga paz e tranquilidade.

2. Deixe o ambiente escuro

Por falar em luz, apague-a. Permita-se estar em um local escuro. A claridade pode atrapalhar a produção de melatonina, hormônio que auxilia as pessoas a relaxarem para dormir.

Caso sinta-se incomodado com a ausência completa de iluminação, deixe apenas um abajur ligado e não tão próximo a você.

3. Use o método 4-7-8

O nome do método pareceu estranho? Pois saiba que ele promete uma verdadeira revolução nas suas noites de sono, lhe ajudando a dormir melhor. A técnica foi descoberta por Andrew Weil, doutor pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

O passo a passo diz que você deve expirar pela boca, deixando todo o ar sair. Depois, é preciso inspirar pelo nariz contando até 4. Feito isso, tem de manter o ar em você e contar até 7. Logo após, expirar tudo pela boca contando até 8. É importante fazer tudo de novo até cumprir essas etapas quatro vezes e o sono virá.

4. Pratique atividades físicas

Sim, tem gente que desanima só de ouvir falar em mexer o corpo. Esperamos que não seja esse o seu caso, mas, se for, não ceda à tentação de ficar inerte. Praticar atividade física é muito importante para dormir melhor.

Os exercícios fazem com que você gaste mais energia, o que, consequentemente, aumenta a sua necessidade de descansar. Mas atenção: não deixe para praticar corrida, por exemplo, logo antes de ir para a cama, pois isso pode causar o efeito contrário e resultar em insônia.

As dicas descritas aqui são fundamentais também para combater um mal que tem atingido milhões de pessoas pelo mundo: o estresse. Ele é um dos causadores da insônia e diminui-lo ou eliminá-lo dos seus dias é fundamental para dormir melhor.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a terem uma excelente qualidade de sono. Boa noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This