5 dicas incríveis para fazer desintoxicação do organismo

Para manter a saúde corporal em dia e alcançar um emagrecimento saudável e sem sofrimentos, é importante realizar a desintoxicação do organismo. Esse é um processo que remove o excesso das toxinas acumuladas no corpo, normalmente associadas a substâncias prejudiciais à saúde (que podem ser encontradas em adoçantes, aditivos químicos alimentícios, corantes e conservantes, por exemplo).

Pensando no assunto, vamos apresentar dicas de como realizar a desintoxicação do organismo e assegurar o bom funcionamento do corpo e da atividade mental. É interessante mencionar que o acúmulo de toxinas é capaz de dificultar o processo de emagrecimento, provocar inchaço e acelerar o envelhecimento. Por isso, é importante se cuidar e ter uma alimentação equilibrada. Leia o post para aproveitar as nossas dicas!

1. Tome um copo de água com limão ao acordar

O limão é uma fruta cítrica cheia de nutrientes que estimula o funcionamento do fígado, fortalece o sistema imunológico e ameniza a vontade de comer o tempo todo. Por esse motivo, a dica aqui é tomar o suco de um limão misturado com um copo de água.

O ideal é que essa mistura seja consumida todos os dias pela manhã, antes de qualquer outra refeição. É importante também que a água esteja morna para favorecer o trato intestinal, alcalinizar o corpo (para balancear o pH do estômago), hidratar a pele e eliminar líquidos e toxinas.

2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Possivelmente você já deve ter ouvido falar da relação entre o álcool e o fígado, certo? O consumo de bebidas alcoólicas é altamente prejudicial ao funcionamento do organismo, sobretudo do fígado.

Isso acontece porque o etanol (álcool encontrado nas bebidas alcoólicas) é metabolizado pelo fígado, que libera substâncias nocivas, como o acetaldeído, ao organismo. Dessa forma, essas substâncias comprometem o funcionamento do próprio órgão, que tem a função de eliminar as toxinas corporais.

Ao eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, as atividades corporais passam a funcionar mais adequadamente e o corpo se vê livre de líquidos e toxinas prejudiciais à saúde.

3. Elimine alimentos industrializados do seu cardápio

Salgadinhos, refrigerantes, bolachas recheadas e temperos prontos são alimentos com um alto teor de sódio, de açúcar, de gordura, de conservantes e de corantes. Neles, é possível encontrar uma elevada quantidade de toxinas, que em excesso comprometem o funcionamento do corpo e afetam a saúde do organismo.

O recomendado é eliminá-los de sua dieta e sempre optar pelas opções mais naturais e com ingredientes saudáveis. Temperos feitos com vinagre, pimenta, um pouco de sal e azeite, sucos de frutas e chips de tubérculos assados são ótimos exemplos.

4. Aumente o consumo de líquidos

Consumir muito líquido durante o dia é mais uma maneira de eliminar as toxinas do corpo. Água, infusões, sucos naturais, chás, sopas de vegetais e alimentos aquosos, como melancia, pepino, alface, tomate e melão, são alguns exemplos.

Existem, ainda, alimentos que intensificam a ação diurética (ação que ocorre nos rins para eliminar o excesso de líquido do corpo) e aceleram o processo de desintoxicação. No caso das infusões e dos chás, por exemplo, é válido apostar no chá vermelho, no chá-verde e em infusões de gengibre, de hibisco, de dente-de-leão e de cavalinha.

5. Aposte em uma dieta detox

Por fim, incluir em sua dieta alimentos detox, ou seja, com capacidade de desintoxicar o organismo, é mais um meio fundamental para manter a saúde do corpo. Entre tantas opções, alimentos com fibras, vitaminas, antioxidantes e diuréticos são os mais recomendados.

Spirulina, clorela, frutas cítricas (como laranja, abacaxi e limão), folhas verdes (como a couve e a hortelã), cebola, aipo, brócolis, beterraba, gengibre, maçã, abacate, alho e probióticos (como o kefir e iogurtes naturais) são alguns exemplos.

Sempre que possível, opte por fazer sucos naturais com as frutas e consumir os vegetais crus ou cozidos no vapor para manter os seus nutrientes.

Agora que você viu dicas incríveis para fazer a desintoxicação do organismo, aproveite-as e tenha uma vida com mais saúde. Não se esqueça de que isso também é fundamental para ter um emagrecimento saudável e confortável.

Entre em contato com a gente e veja alguns produtos que contribuem com a perda de peso saudável. Até mais!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 4 =