5 dicas infalíveis para estimular o crescimento da barba

 

Existem diversos fatores que podem influenciar o crescimento da barba. Inicialmente, o volume de pelos no rosto está diretamente ligado a fatores genéticos: cada indivíduo já nasce com a densidade de folículos pilosos estabelecida. A testosterona também influencia a capacidade de crescimento e desenvolvimento da barba.

Porém, quando as falhas acontecem em apenas algumas áreas, o problema pode estar relacionado a alguma doença, como a alopecia areata. Nesse caso, ocorre queda repentina ou os pelos param de crescer em determinados lugares. A causa ainda não é conhecida, mas pode estar ligada a problemas no mecanismo autoimune.

Ter alguns cuidados específicos com a pele do rosto pode prevenir a piora do quadro de perda de pelos. Por isso, preparamos este post com algumas dicas que podem ajudá-lo a estimular o crescimento da barba. Acompanhe!

1. Aplique minoxidil

minoxidil é usado desde o início da década de 1980 para o tratamento da perda de cabelo. O produto atua como um vasodilatador periférico, cuja função principal é estimular o crescimento de pelos. Os resultados são muito eficientes.

Quem tem apenas algumas falhas em regiões específicas do rosto pode passar o produto apenas nessas áreas. Isso faz que a barba se torne mais uniforme.

Nos casos em que os pelos faciais são raros, o ideal é aplicar o minoxidil em todo o rosto. Mas cuidado: antes de decidir optar pelo minoxidil, consulte um dermatologista para que ele avalie se realmente é a melhor alternativa para você.

2. Use óleo de eucalipto

Algumas substâncias naturais podem afetar diretamente as características e o aspecto dos pelos do corpo humano. Entre elas, está o óleo de eucalipto — obtido de uma árvore muito comum no Brasil.

Suas propriedades oferecem benefícios como a cicatrização e a estimulação da barba. Por isso, o produto também ajuda quem tem problemas com pelos encravados. O óleo pode ser aplicado diretamente na pele.

3. Faça massagens faciais

A massagem é ótima para estimular a circulação sanguínea, o que melhora o transporte de nutrientes e vitaminas pelo corpo. A técnica ajuda os folículos a receberem as substâncias necessárias para o crescimento dos pelos.

Os movimentos devem ser circulares e ascendentes. É interessante aplicar algumas gotas de óleo de eucalipto aquecido na pele, para melhor absorção e efeito. A massagem deve ser feita duas vezes por dia: ao acordar e antes de dormir.

4. Mantenha uma boa alimentação

Uma alimentação saudável e balanceada influencia todos os aspectos do corpo, inclusive a barba. Confira os nutrientes que devem estar presentes em quantidades adequadas na dieta:

  • proteínas: os fios são compostos por diversas proteínas, como a queratina. Por isso, esse grupo alimentar está diretamente ligado ao crescimento da barba;

  • vitaminas: inclua alimentos especialmente ricos em vitaminas do complexo B, como brócolis, ervilhas, cereais integrais, amendoim e nozes;

Além disso, é importante evitar alimentos com grandes quantidades de açúcar, como os industrializados. Suplementos alimentares também podem ajudar no processo.

5. Limpe a pele corretamente

Manter o rosto limpo ajuda no crescimento dos pelos, pois evita que os folículos entupam com resquícios de impurezas. Para uma limpeza mais profunda, o ideal é usar esfoliantes uma vez por semana para eliminar células mortas e desobstruir os poros.

Também é possível encontrar shampoos, géis pós-barba e outros produtos criados especificamente para a barba. Eles contêm componentes (como extratos vegetais) que condicionam, purificam e controlam a oleosidade, de forma a deixa os fios macios e hidratados.

É importante cuidar dos pelos do rosto assim como se cuida do couro cabeludo. Atualmente, existem muitos produtos que ajudam no crescimento da barba e podem ser usados de forma efetiva e segura. Além disso, manter uma rotina de hábitos saudáveis ajuda a ter pelos muito mais bonitos!

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre saúde e bem-estar diretamente no seu e-mail!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This