5 dicas para estimular o ganho de massa magra

Aumentar o ganho de massa magra sem grandes sacrifícios e sem prejudicar a saúde é o objetivo — e o sonho — de muitos. A boa notícia é que esse é um desafio possível, desde que você esteja disposto a fazer algum esforço e seguir algumas normas.

Mas não é preciso adotar dietas que colocam em risco a sua integridade física. É fundamental, porém, seguir um estilo de vida saudável e optar por um padrão alimentar que ofereça os nutrientes essenciais e na dosagem ideal para alcançar esses objetivos.

Neste post, selecionamos algumas dicas para ganhar massa magra de modo simples e eficaz. Continue a leitura e confira como isso é possível!

Como aumentar o ganho de massa magra?

A massa magra é formada por músculos, órgãos vitais, tecido ósseo e os líquidos corporais que banham as células. Um maior percentual de massa magra, além de ser mais saudável, ainda favorece a perda de calorias. Interessante, não?

Veja, então, as melhores sugestões para aumentar o ganho de massa magra sem grandes sacrifícios!

1. Invista em proteínas

Formadas por uma cadeia de aminoácidos, as proteínas são responsáveis pela estrutura celular, visto que promovem a construção do tecido muscular. Então, se você não tiver uma quantidade suficiente de proteínas em seu organismo, algumas funções ficarão prejudicadas.

Logo, a ingestão diária de proteínas é fundamental para garantir a força muscular necessária ao seu treino. Além disso, esses elementos favorecem o aumento do volume do músculo, a chamada hipertrofia muscular.

2. Consuma gorduras saudáveis

Devido à interação fisiológica e às reações orgânicas, é quase impossível aumentar ou fortalecer os músculos sem a presença de gordura na dieta. Um dos motivos é que as gorduras controlam os níveis de alguns hormônios  como o cortisol e a testosterona — que são indispensáveis ao processo de hipertrofia muscular.

Assim, priorizar a ingestão de gorduras saudáveis na dieta é fundamental para aumentar a formação da massa magra. Por outro lado, para alcançar esse objetivo e não colocar em risco a sua saúde, evite ao máximo os alimentos que contenham gorduras saturadas e prejudiciais ao organismo.

3. Deixe o músculo descansar

Se você pega pesado no treino, o repouso adequado não pode ser negligenciado. Fazer um cronograma de treinos de acordo com o seu perfil físico também é bem importante para promover o ganho de massa muscular de forma segura e saudável.

Priorizar um sono saudável  e na quantidade de horas que você precisa — é essencial para estabelecer condições de treinar em segurança. O adequado repouso é indispensável para o corpo repor as células perdidas, inclusive as que constituirão a massa muscular magra.

4. Considere os fatores de influência

O ganho de massa magra é influenciado por alguns fatores que ajudam a entender por que algumas pessoas não conseguem ganhar músculos e perder gorduras.

Além das causas genéticas que determinam as reações metabólicas, fatores como o biótipo, a sequência e o tipo de exercícios escolhidos, questões alimentares e o estilo de vida são relevantes. Converse com um nutricionista ou um educador físico e faça a adequação das atividades conforme o seu perfil.

5. Mantenha o equilíbrio alimentar

Adotar um padrão alimentar equilibrado que contenha todos os grupos de nutrientes é essencial. O consumo de vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras deve ser criteriosamente dosado a fim de não ultrapassar a quantidade de calorias necessárias por dia.

Além disso, é recomendado o uso de fitoterápicos para suplementar a dieta com os nutrientes que, eventualmente, não são consumidos. Dentre os fitoterápicos que mais auxiliam na formação da massa muscular magra estão a maca, o tribulus e o turkesterone

Como vimos, o ganho de massa magra é fundamental não só para a saúde física, como também no aspecto psicológico, pois melhora a autoestima e o humor, alivia o estresse e deixa a pessoa mais disposta para enfrentar a rotina diária de forma mais saudável e tranquila.

Agora que já sabe como estimular o ganho de massa magra, veja também por que o cortisol atrapalha o ganho de massa muscular!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × dois =