Afinal, o que são estrias? Descubra aqui!

O que são estrias? Muitas pessoas se perguntam sobre essas marcas que aparecem na pele, principalmente nas costas, coxas, mamas e barriga. Elas são cicatrizes que se formam quando existe a destruição das fibras colágenas e elásticas que sustentam a camada intermediária da pele. As estrias podem arder e coçar, mas geralmente, não apresentam sintomas com seu aparecimento.

A condição afeta homens, mas principalmente mulheres. Elas podem aparecer durante um ganho de peso rápido, gravidez, alto uso de anabolizantes, puberdade e excesso de exercícios físicos. Além disso, são divididas em dois tipos: as recentes, de cor rósea, ou as antigas, de cor branca, na qual ocorre uma atrofia mais intensa das fibras elásticas.

Neste post, vamos explicar o que podemos fazer para evitar as estrias. Confira!

Consuma alimentos adequados

Manter uma alimentação adequada é muito importante, pois ela reflete na pele. Por isso, consuma alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pois são fontes de antioxidantes, como flavonoides e betacarotenos. Essas substâncias participam ativamente na produção de colágeno, o que ajuda a prevenir estrias.

Ademais, essa vitamina age como anti-inflamatório, protegendo a pele contra radiações solares. Além da vitamina C, alimentos ricos em vitamina E, como óleos vegetais, sementes e cereais integrais protegem as células do organismo, combatendo o envelhecimento precoce.

Pratique exercícios físicos

Fazer exercícios físicos estão entre as maneiras mais eficazes para o tratamento de estrias, já que eles mantêm a pele e os músculos bastante firmes. Além disso, a pele fica em forma e saudável, podendo ser esticada sem maiores problemas, pois os exercícios promovem a elasticidade de forma controlada.

É importante ressaltar que é preciso tomar cuidado com exercícios intensos, pois levam ao ganho de massa muscular rápido e à hipertrofia, esticando demais a pele. Por isso, o ideal é fazer caminhada, flexões, abdominais e elevações de perna.

Utilize produtos específicos

Existem no mercado diversos tipos de cremes para estrias, que deixa a pele mais hidratada e resistente a ruptura dos tecidos. O ideal é escolher cremes à base de vitaminas A e E, óleo de amêndoas e de sementes de uva.

Os hidratantes devem ser aplicados após o banho e nos locais onde se encontram as estrias ou em lugares com maior tendência, como culotes, bumbum, seios e barriga. Durante a gravidez, a aplicação dos cremes pode ser feita até três vezes ao dia, mas é essencial conversar com o ginecologista antes de escolher o produto ideal.

Faça massagens

É muito importante massagear as áreas propensas às estrias enquanto aplica o creme hidratante, realizando uma espécie de drenagem linfática, pois ajuda a melhorar a circulação do local. Além disso, a massagem estimula a absorção dos princípios ativos do hidratante.

Se você se perguntava o que são estrias e não conhecia as suas causas, saiba que elas podem surgir durante a gravidez, na puberdade e com o excesso de exercícios físicos pesados. Por isso, se você quer preveni-las, não deixe de manter uma alimentação adequada, praticar atividades físicas e utilizar cremes antioxidantes, que estimulem a formação de fibras colágenas.

Gostou do nosso conteúdo? Então saiba também porque você deve começar a consumir colágeno!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This