Aprenda como manter o equilíbrio do corpo e da mente

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Certamente você já deve ter ouvido a frase do filósofo romano Juvenal, na qual ele faz uma relação entre mente e corpo bastante famosa: “mente sã, corpo são”. E essa é, definitivamente, a mais pura verdade, pois um depende diretamente do outro. Manter o equilíbrio do corpo e da mente é essencial para as nossas atividades do dia a dia e para o bem-estar de uma forma geral.

Existem algumas coisas que podemos fazer para manter esse equilíbrio. Como mudanças nos nossos hábitos de vida, que podem ser extremamente benéficas para a saúde física e mental do corpo.

Veja agora quais são essas mudanças e como colocá-las em prática para conseguir os resultados desejados!

Faça exercícios

Essa, provavelmente, é uma das mudanças que você já imaginava. A prática de exercícios físicos regulares nos beneficia de diversas maneiras e as vantagens são amplamente comprovadas. Mas muitas pessoas não conseguem manter uma prática de atividades e muitas vezes desistem por se sentirem desmotivadas ou por terem escolhido algum exercício incompatível com suas preferências. Encontrar um esporte que goste de praticar e que te motive também é importante.

Manter uma constância é a parte mais importante. Se matricular numa academia, num clube de corrida ou em qualquer outro serviço do tipo e comparecer apenas uma vez ou outra é apenas desperdiçar tempo e dinheiro.

Além do mais, nos sentimos imensamente frustrados e culpados quando não conseguimos alcançar a nossa meta. Então, comece aos poucos, sem muitas cobranças e sem sentimento de culpa. Estabeleça uma meta pequena no início, por exemplo, correr duas vezes por semana, depois vá aumentando esse número aos poucos. 

Medite

A meditação tem inúmeros benefícios e está se tornando uma prática cada vez mais comum entre as pessoas por esse motivo: qualidade de vida. Além de “limpar a mente”, abrindo espaço para novas informações e melhorando a memória, meditar também ajuda no autoconhecimento. Ela também consegue proporcionar maior consciência corporal e melhora a concentração.

Para começar a praticar, é bom estar em um ambiente tranquilo e em uma postura confortável. Constantemente vemos aquela foto clássica de uma pessoa na posição sentada, mas a meditação pode ser feita em diversas posições. O importante é encontrar uma que ajude o máximo possível na concentração.

Durma bem

Descansar o corpo é um momento extremamente valioso. A média de horas de sono por pessoa é de 8 horas por dia, mas isso é apenas um exemplo, você precisa encontrar qual a quantidade de horas de sono ideal para as necessidades do seu relógio biológico. Pois, é durante o sono que o nosso corpo se recupera do desgaste do dia.

Na hora de ir dormir, existem algumas coisas que ajudam no relaxamento. Ficar com a luz apagada ajuda na produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a sentir sono. É interessante também ter uma rotina antes da hora de dormir. Assim, sempre que você seguir o ritual, será como avisar ao organismo que está se preparando para descansar.

 

Alimente-se bem

A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter o equilíbrio do corpo e mente e, por isso, você deve dar total atenção a ela. É ela que reforça as defesas do corpo, que deixa a pele mais bonita e que ajuda todos os sistemas orgânicos a funcionarem da melhor forma possível. Você pode consultar um nutrólogo para saber como estão as taxas de minerais e vitaminas do seu corpo e buscar um nutricionista para que passe uma dieta com base nesses resultados.

Manter o equilíbrio do corpo e da mente pode até parecer uma tarefa difícil, mas os resultados são incríveis. Toda mudança exige um esforço a mais de nossa parte, mas com pouco tempo você já sentirá os benefícios que está adquirindo praticando esses novos hábitos.

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