Aprenda de uma vez por todas como prevenir infecção urinária

Saber como prevenir infecção urinária é muito importante para evitar uma série de incômodos no corpo, principalmente para as mulheres. Esse problema tem baixa incidência no sexo masculino e causa dor e dificuldade para ir ao banheiro, além de aumentar o sangue na urina, causar febre, náuseas e vômitos, entre outros sintomas.

Por isso, para que você descubra como prevenir e evitar maiores problemas causados pela infecção urinária, apresentamos algumas dicas a seguir. Acompanhe!

Mantenha a hidratação

O corpo humano é constituído, em sua maior parte, por água — cerca de 60% em indivíduos adultos. Por isso, recomenda-se que consumam por volta de 2 litros de água diariamente para alcançar um bom funcionamento do organismo. O ideal é que a pessoa entenda a importância da prática diária de manter o corpo sempre hidratado.

Com a diminuição do consumo de água, especialmente no inverno, nosso corpo tende a reduzir o volume da saída de urina. Saiba que essa necessidade fisiológica funciona como uma limpeza natural que ajuda a multiplicar a proliferação dos micróbios na área genital. Portanto, beba bastante água!

Evite reter a urina

O hábito de reter a urina pode agravar o problema. Como é causada por bactérias, quanto mais tempo a pessoa leva para reter a saída de líquido, maiores são as chances de proliferação de agentes infecciosos no organismo. Então, evite “segurar a vontade” de ir ao banheiro.

Lembre-se de que, com o aumento da quantidade de líquido ingerido, a necessidade de ir ao banheiro também é intensificada. Assim, é possível eliminar constantemente por meio da urina as bactérias causadoras da infecção urinária.

Cuide bem da sua higiene íntima

Você sabia que cuidados simples com a higienização genital podem ajudar a prevenir a infecção de urina? Ela está diretamente ligada à baixa imunidade e à falta de higiene.

Dessa forma, uma das formas de prevenção mais simples para evitar a infecção urinária é manter a higiene lavando os órgãos genitais com sabão neutro e evitando limpar-se no sentido inverso (do ânus para a vagina, por exemplo).

Algumas mulheres adquiriram o hábito de limpar no sentido inverso, permitindo que as bactérias presentes no ânus acabem sendo direcionadas para a vagina. Ao erradicar esse hábito, você já evita grandes problemas.

Consuma vitamina C diariamente

Encontrada em grande quantidade no suco de laranja e em outros alimentos, a vitamina C ajuda a inibir a proliferação bacteriana. A dica é simples, mas muito eficaz: o consumo de água e alimentos ricos em vitamina C hidratam o corpo e fornecem ao organismo maior imunidade, além de estimular a necessidade de ir ao banheiro mais vezes ao dia.

Agora que você já sabe como prevenir infecção urinária, lembre-se de seguir as dicas para manter a saúde em dia e evitar os inconvenientes causados pela doença. Se você contraí-la mesmo seguindo os devidos cuidados, procure acompanhamento médico do seu ginecologista o mais rápido possível.

Gostou do artigo? Saiba que incorporar alguns alimentos na sua alimentação diária auxilia na prevenção da infecção urinária, como o cranberry em cápsulas, rico em vitaminas A, C, e E!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Hoje eu acordei com esses sintomas. Estou urinando com rajas de sangue. E dor ao urnar.

  2. Gostei muito das dicas contra a infecção urinaria. As orientações sobre saúde nunca e demais.

  3. Parabéns pelo site gostei muito. ;)

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =