Aprenda essas 6 dicas para não diminuir o ritmo e fazer exercícios no inverno!

Durante o período em que as temperaturas estão mais baixas, muitas pessoas não sentem mais tanto ânimo para sair e se exercitar. O tempo frio, a vontade de ficar no ambiente quente de casa ou do trabalho e o medo de uma possível queda na imunidade são alguns fatores que colaboram para esse sentimento de desânimo que, muitas vezes, acaba atrapalhando a rotina de exercícios no inverno e até a dieta.

No entanto, o que muitos não sabem é que a época do frio é, na verdade, uma ótima oportunidade para manter no foco nas atividades físicas — principalmente se estas estão relacionadas a um processo de emagrecimento — pois a temperatura baixa aumenta a quantidade de calorias queimadas por exercício e, ainda, pode melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Por isso, se você quer vencer o frio para não perder o ritmo da rotina de exercícios nesse inverno, não deixe de conferir os benefícios dessa prática e acompanhar nossas 6 dicas que vão lhe ajudar a manter o foco até nas temperaturas mais baixas. Confira!

Quais são os benefícios de fazer exercícios no inverno?

O hábito de fazer atividades físicas no inverno tem muitos pontos positivos. Um deles é a grande queima de calorias causada pela necessidade do corpo em se manter aquecido — o que fará com que o organismo gaste mais energia nesse processo — e que, consequentemente, representa uma grande ajuda para quem quer reduzir a porcentagem de gordura corporal.

Além disso, a realização de exercícios em temperaturas mais baixas pode melhorar a resistência do coração a doenças cardíacas e, ainda, ajudar no combate a sintomas de estresse, depressão e ansiedade (que assolam muitas pessoas nessa época do ano) devido ao aumento da concentração de endorfina no organismo, hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Dicas para manter a rotina de exercícios no inverno

Fazer exercícios em temperaturas baixas, bem como em qualquer outra época do ano, exige muita concentração e força de vontade. Além disso, existem algumas dicas que podem ajudar a manter o foco nesse período. Confira as principais delas:

1. Escolha a roupa certa

A roupa que utilizamos na academia ou em atividades ao ar livre faz toda a diferença na sensação de bem-estar durante os exercícios e, ainda, pode proteger o organismo de possíveis quedas na imunidade e auxiliar no equilíbrio do metabolismo.

Por isso, escolha sempre roupas leves e adaptadas para proteger o corpo do vento gelado (principalmente quando as atividades forem realizados ao ar livre), como calças legging, jaquetas que cortem o vento e até gorro e luvas, para os dias mais frios. Assim, seu organismo não gastará tanta energia protegendo essas áreas, e você se sentirá disposto por mais tempo.

2. Realize as atividades em horários de menos frio

Caso as dificuldades em realizar atividades quando a temperatura está muito baixa sejam grandes, tente adaptar seu horário de forma a incluir os exercícios em períodos em que o clima está mais agradável, como a hora do almoço ou logo no fim da tarde.

Assim, o conforto em realizar as atividades será maior, e você sentirá uma maior disposição na hora de ir para a academia.

3. Mantenha-se sempre hidratado

Como o corpo sua menos no frio, é comum que acabemos bebendo menos água, pois não percebemos com facilidade os momentos em que perdemos líquido. Porém, é preciso manter em mente que, no inverno, o corpo precisa de tanta água quanto no verão.

Por isso, leve sempre bastante água com você, e priorize a hidratação antes, durante e depois do exercício.

4. Crie uma rotina

É mais fácil manter um hábito depois que seu organismo já se acostumou a ele. Por isso, crie uma agenda com os horários que você quer dedicar à realização de exercícios. Depois de pronta, obedeça a esse cronograma com o maior rigor possível, fazendo modificações apenas quando necessário (como para atender a um evento de última hora, ou para trocar atividade ao ar livre por exercícios na academia quando o clima não estiver favorável).

Assim, você vai se acostumar a realizar exercícios independente do clima e da temperatura, e logo esses fatores não vão mais atrapalhar sua rotina saudável.

5. Se alimente bem

No frio, nosso organismo precisa de mais energia, pois, além de manter o corpo inteiro funcionando corretamente, ele também precisa fazer com que a nossa temperatura interna seja sempre a ideal.

Devido a isso, é preciso comer corretamente no inverno: insira em suas refeições diárias quantidades adequadas de todos os tipos de alimentos que contenham nutrientes, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Assim, sua disposição e resistência não serão afetadas pelo clima, e será possível realizar as atividades físicas normalmente.

6. Faça exercícios apropriados para temperaturas baixas

Ao sair para se exercitar no frio, é necessário saber quais atividades são mais vantajosas para essa época do ano. Uma dica é começar sempre de forma leve, com um alongamento que possa ajudar na descontração dos músculos, que costumam ficar mais tensos em temperaturas baixas.

Depois disso, é importante fazer exercícios mais leves do que o habitual (como uma corrida ou caminhada mais lenta) por cerca de 20 minutos, para que o organismo possa se aquecer e se preparar para o restante do treino.

Após essa preparação, quando for realizar os exercícios, uma dica é apostar em atividades aeróbicas, que ajudam a combater a inércia causada pelo frio e propiciam grande gasto calórico. Por isso, tente incluir na sua rotina caminhadas, voltas de bicicleta, corridas, aulas funcionais, dança, ginástica, entre outros. Aulas realizadas em grupo podem ser mais estimulantes, pois o contato com outras pessoas ajuda na motivação.

Fazer exercícios no frio não é uma tarefa difícil: basta elaborar um cronograma e criar esse hábito com persistência e dedicação. Afinal, com hábitos regrados, uma alimentação correta, roupas adequadas e um cronograma bem definido você certamente se sentirá sempre bem e disposto para se exercitar.

Nossas dicas foram úteis para você? Então, não deixe de compartilhá-las também com seus amigos e conhecidos nas redes sociais e ajude-os a manter a rotina de atividades físicas mesmo no inverno!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 1 =