As 8 melhores dicas para acordar cedo com disposição!

A forma como nos sentimos ao levantar tem muita influência no restante do dia. Saber como acordar cedo com disposição, faz toda a diferença na rotina, pois permite que fiquemos bem para enfrentar os compromissos do trabalho e a correria diária, com maior tranquilidade e ânimo.

O principal diferencial para alcançar bons resultados está em mudar os hábitos nocivos ao descanso e ter certa disciplina inicial. Isso porque leva tempo até que nosso organismo encontre um ritmo de sono adequado. São pequenas atitudes que interferem na saúde física e mental em longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar 12 dicas que vão lhe ajudar a ter uma boa noite de sono e acordar com bastante disposição. Acompanhe! 

1. Tome um copo de água ao levantar

A água é extremamente importante para o organismo humano, pois hidrata a pele, dando-lhe uma boa aparência, ajuda na eliminação das toxinas e auxilia no bom funcionamento dos nossos órgãos internos, mantendo, assim, todo o corpo saudável.

Por esse motivo, uma das melhores maneiras de “ativar” o organismo logo pela manhã é beber, no mínimo, um copo de água ao levantar. Dessa forma, é possível já começar o dia com mais disposição e energia.

2. Tome um café da manhã reforçado

A forma como nos alimentamos de manhã é uma das grandes responsáveis pela maneira como nos sentiremos após acordar. Para conseguir cumprir prazos e compromissos logo no início do dia, é indispensável tomar um café da manhã saudável e reforçado.

Para isso, procure incluir nessa refeição alimentos variados e ricos em nutrientes, como frutas, proteínas magras, derivados do leite, cereais, pães e bolachas integrais, geleias, sucos etc.

Para quem gosta de café, basta não exagerar na quantidade: uma xícara pequena, com pouco ou nenhum açúcar, é o suficiente e ajuda a estimular o sistema nervoso, combatendo a sensação de inércia deixada pela noite de sono.

3. Durma cedo

O período do sono é essencial para o organismo e pode definir a forma como nos sentiremos no dia seguinte. Afinal, é nesse momento que o nosso corpo e a nossa mente conseguem relaxar e processar as informações do dia que passou, nos preparando para a rotina da próxima manhã.

Por esse motivo, é essencial dormir ao menos 8 horas por noite: dessa maneira, você certamente acordará na manhã seguinte se sentindo renovado para realizar as tarefas do trabalho.

4. Não utilize aparelhos eletrônicos logo antes de se deitar

Os dispositivos eletrônicos fazem parte da vida de todos. Afinal, eles nos permitem acompanhar as novidades e as notícias nas redes sociais, responder e-mails, realizar atividades do trabalho, comprar itens que desejamos etc. Apesar disso, a utilização desses aparelhos pouco antes da hora de dormir não é recomendada, pois pode gerar insônia e aumentar o cansaço.

Isso acontece porque muitos desses dispositivos emitem uma luz de espectro azul (que se parece com a luz natural que vemos durante o dia), o que engana o cérebro, fazendo com que ele assuma que não é hora de descansar e iniba a produção do hormônio melatonina, que é o grande responsável pela sensação de sono.

5. Não ingira alimentos pesados ou beba álcool logo antes de dormir

A ingestão de alimentos muito gordurosos ou pesados é uma das grandes responsáveis pelas dificuldades em dormir bem. Isso acontece porque essas refeições, normalmente, são de difícil digestão, o que mantém o nosso corpo ativo e trabalhando por horas no período noturno, momento em que o organismo deveria descansar.

Por isso, tente sempre comer menos durante a noite e, caso você queira se alimentar a menos de 3 horas para a hora de se deitar, é importante priorizar alimentos leves, como frutas, caldos, saladas e cereais.

A ingestão de álcool também pode prejudicar o sono, pois promove a desidratação do organismo, o que pode colaborar para o sentimento de cansaço e desânimo logo pela manhã.

6. Levante-se no período certo

A forma como nosso corpo se comporta durante o dia depende, em grande parte, dos hábitos que criamos ao longo do tempo. Por isso, para que seu relógio biológico se acostume a acordar cedo e ter uma manhã produtiva, é preciso ter uma rotina clara e bem estabelecida.

Para isso, é importante se levantar todos os dias no mesmo horário, sem prolongar esse momento do despertar. Não é indicado, portanto, o uso da opção “soneca” dos despertadores, que podem desregular os hormônios do corpo, trazendo a sensação de fadiga e indisposição na hora de levantar.

Para evitar que isso aconteça, opte sempre por sair da cama assim que despertar, e já comece a realizar as atividades da sua rotina matinal. Dessa forma, seu organismo se acostumará a ficar ativo nesse período.

7. Leia antes de dormir, mas não em dispositivos eletrônicos

A leitura pode distrair a mente dos acontecimentos do dia a dia, e por isso pode ser bastante relaxante quando realizada antes de dormir. Dessa forma, uma dica para ter uma boa noite de descanso e acordar se sentindo bem no dia seguinte é manter livros e revistas sempre perto da cabeceira da cama, e realizar sua leitura logo antes de se deitar.

Não é indicada, porém, a leitura em dispositivos eletrônicos: afinal, eles podem estimular o cérebro a continuar acordado, o que acaba atrapalhando o relaxamento que essa atividade proporciona.

8. Faça exercícios pela manhã

Caso a sua rotina permita que você tenha períodos livres antes do trabalho, faça um esforço para encaixar algum tipo de atividade física nesse tempo. A realização de pequenas corridas, caminhadas, alongamentos ou qualquer outro tipo de exercício tem o poder de ajudar na oxigenação do corpo e liberar endorfina, o que nos deixa animados durante o período da manhã e, ainda, facilita o processo de emagrecimento.

9. Durma quando tiver sono

Deixar o embalo do sono passar pode ser bastante prejudicial. O motivo é que fazer força para ficar acordado acaba desregulando o andamento normal do organismo e causa a temida insônia. O seu cérebro fica perdido sobre o momento ideal de descansar por conta da confusão de horários.

Ou seja, evite ficar acordado até mais tarde para assistir um programa de televisão, por exemplo. Na manhã seguinte será muito difícil despertar e, mesmo que você passe o dia todo com sono, na hora de deitar seu corpo pode ficar atento e entrar em um ciclo completamente desregulado. 

10. Relaxe antes de dormir

Para descansar bem e acordar com a corda toda é preciso fugir da ansiedade antes de dormir. Uma boa dica, em uma situação como essa, envolve criar um momento relaxante já na cama. Pode ser um período de meditação, para que o cérebro compreenda que está na hora de desconectar.

Se você não tem muita experiência no assunto, não precisa se preocupar. No começo, realmente, tende a ser um pouco difícil, mas basta começar com uma mentalização simples para pegar o jeito. No entanto, caso exista alguma dificuldade, existem outras técnicas que costumam ter efeitos semelhantes, como mexer os pés e as mãos, ouvir uma música calma ou concentrar na respiração. 

11. Fique de olho nas horas de sono

A maioria das pessoas precisa de oito horas de sono diariamente para acordar bem-disposta. Entretanto cada organismo funciona de uma maneira particular e isso pode variar conforme diversos fatores. Alguns especialistas defendem que as mulheres precisam dormir mais para restaurar a energia gasta em maior quantidade. 

Dessa forma, entenda as mensagens enviadas pelo seu corpo para estabelecer uma rotina que se encaixe com as necessidades individuais. O efeito contrário também é uma questão preocupante, já que passar muitas horas dormindo traz dificuldades de despertar e ainda resulta em uma série de dores na estrutura muscular. 

12. Saiba usar a luz a seu favor

Pode parecer uma questão simples à primeira vista, mas a luz solar deve ser usada adequadamente para ajudar no momento de despertar. A claridade da manhã é compreendida por nosso organismo como uma espécie de despertador natural.

Quando trocamos o dia pela noite, o sono não possui a mesma qualidade e dificilmente o descanso será bem aproveitado. Tenha em mente que os seres vivos possuem um relógio biológico natural, que funciona a partir de hormônios liberados, tanto durante as atividades diárias quanto durante o sono.

Assim, fica mais fácil compreender quando estamos devidamente preparados para cada tipo de função. Ao acordar, o mais recomendado é que você abra a janela, respire fundo e deixe que os raios de luz entrem. Isso terá um resultado muito positivo, já que imediatamente será compreendido que é a hora de começar o dia.

Acordar cedo com disposição é possível, e depende inteiramente da mudança de pequenos hábitos. Tomar cuidado com a alimentação e as atividades realizadas durante a noite, calcular bem o período de sono e criar uma rotina saudável pela manhã pode fazer toda a diferença para o seu corpo e para a sua mente, permitindo que você seja uma pessoa mais vigorosa, feliz e eficiente.

Pronto! Agora você já sabe como acordar cedo com disposição. O mais importante é ter em mente que regular o sono exige disciplina, porém as recompensas são a soma do bem-estar com as grandes realizações.

Gostou das dicas inseridas no texto? Então comente no post e conte suas técnicas para uma boa noite de sono. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This