4 benefícios e cuidados da fitoterapia que você precisa conhecer

4 minutos para ler

Os benefícios da fitoterapia têm melhorado a qualidade de vida das pessoas desde a antiguidade. Não se sabe ao certo quando foi o seu início, mas os tratamentos à base de plantas foram o primeiro recurso terapêutico da humanidade.

Atualmente, essa alternativa tem conquistado cada vez mais espaço, e muitas pessoas já preferem essa opção ao uso de medicamentos sintéticos, já que eles podem causar dependência e efeitos colaterais mais fortes e graves.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, nós listamos as principais vantagens de optar pelos fitoterápicos. Fique de olho!

1. A composição é natural

Provavelmente, esse é um dos benefícios da fitoterapia mais conhecidos. Afinal, os medicamentos fitoterápicos são compostos exclusivamente de partes de plantas, como raízes, folhas, sementes e caules. Desse modo, embora sejam remédios, não são tão nocivos à saúde do paciente em comparação aos produtos sintéticos ou alopáticos.

Isso faz com que sejam uma ótima alternativa principalmente para pessoas que apresentam alergias a substâncias presentes em outros compostos.

2. Há menos efeitos colaterais

Por serem compostos naturais, são menos agressivos ao organismo. Assim, há menos efeitos colaterais e adversos, ou, quando existentes, são mais suaves se comparados aos medicamentos convencionais. Isto é, diferenciam-se dos remédios sintéticos em relação aos efeitos colaterais em intensidade e frequência.

Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas têm preferido a fitoterapia aos tratamentos tradicionais. Em muitos casos, toma-se um remédio para aliviar os sintomas e outro para atenuar os efeitos colaterais do medicamento principal. Além de prejudicar a saúde, o tratamento acaba sendo mais caro.

3. A eficácia é comprovada

Há quem pense que, por se tratar de um produto natural, seu efeito é menor ou, até mesmo, inexistente. Contudo, todo medicamento fitoterápico passa por testes laboratoriais e pesquisas com seres humanos para que sejam comprovadas a eficácia e a segurança do seu uso.

Portanto, fique atento! Adquira somente produtos inscritos no Ministério da Saúde e devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA. Isso é o que garante que o produto realmente produz efeito e é seguro para o consumo.

4. O índice de dependência é quase inexistente

Alguns medicamentos convencionais podem ocorrer casos de dependência. Isso ocorre principalmente com medicamentos de uso contínuo, como aqueles indicados para tratar insônia, depressão, ansiedade e obesidade.

Alguns médicos preferem recomendar fitoterápicos como alternativa, visto que o índice de dependência é baixo.

Vale lembrar que, da mesma forma que os remédios sintéticos, os obtidos por meio do princípio ativo de plantas devem ser utilizados com cautela e sempre com o acompanhamento médico.

Isso porque combinar determinadas substâncias pode ser bastante prejudicial à saúde, e somente um profissional devidamente habilitado tem o conhecimento necessário para fazer combinações de medicamentos.

É preciso levar em consideração o histórico do paciente, conhecer grupos de risco e entender a posologia de cada substância. Qualquer remédio, seja sintético, seja natural, pode causar danos se mal utilizado.

Agora que você já descobriu os principais benefícios da fitoterapia, sabe que eles podem ser mais benéficos ao seu organismo. Entretanto, para aproveitar todas as vantagens apresentadas no post, é fundamental adquirir fitoterápicos apenas de farmácias especializadas para não colocar a sua saúde em risco.

Para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto, recomendamos que você entenda mais sobre a fitoterapia e descubra onde encontrar produtos naturais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This