Como evitar o envelhecimento da pele? Descubra 7 segredos!

6 minutos para ler

Envelhecer é um processo natural que todo ser vivo está sujeito com o avançar dos anos. As transformações que ocorrem variam desde as físicas, que se refletem na pele, até as funcionais. Porém, a busca pela jovialidade é algo comum, por isso, é importante saber como evitar o envelhecimento.

Com o tempo, a pele sofre uma redução na oleosidade natural, o que leva ao ressecamento. Também é comum surgirem manchas, especialmente no rosto e colo, e linhas de expressão, principalmente em volta da boca e ao redor dos olhos.

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 segredos que ajudam a evitar o envelhecimento da pele. Acompanhe!

1. Limpe a pele diariamente

A limpeza é fundamental para manter a pele livre de impurezas e saudável. Ela deve ser feita com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e indicado por um dermatologista. O uso de esfoliantes e tônicos faciais também são importantes, pois esses produtos fazem uma limpeza mais profunda e regulam o pH, facilitando a penetração de outros cremes.

Quem usa maquiagem deve investir em bons demaquilantes, pois eles são essenciais para desobstruir os poros, evitando a formação de cravos e espinhas. Assim, esses produtos ajudam a manter uma boa aparência na pele.

No entanto, é preciso tomar bastante cuidado para não exagerar. Quem tem a pele oleosa, por exemplo, pode acabar lavando o rosto mais de duas vezes ao dia nos durante a temporada de verão. Esse tipo de excesso pode causar o temido “efeito rebote”, em que a face produz ainda mais oleosidade por desregular seu processo natural.

2. Corte os maus hábitos

Cigarro, exposição prolongada ao sol, bebidas alcoólicas e excesso de gordura na alimentação são grandes vilões de uma pele bonita e saudável. O motivo é que esses hábitos liberam substâncias tóxicas que se acumulam no organismo e trazem consequências negativas ao corpo todo.

Além disso, a falta de sono de qualidade também reflete diretamente na pele e no metabolismo. Pouca gente sabe disso, mas dormir pouco acelera o processo de envelhecimento e compromete o funcionamento do organismo de forma geral.

O que acontece é que, enquanto você dorme, os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) são drasticamente reduzidos para que sua cútis se regenere. Agora, sem dormir o suficiente, a falta de descanso se acumula no organismo e o cansaço se converte em linhas de expressão precoces.

3. Use protetor solar

O uso do protetor solar é essencial tanto para a beleza da pele quanto para a saúde. Ele oferece proteção contra os raios ultravioleta e previne doenças como o câncer. Além disso, esse produto ajuda a evitar sardas, que tendem a aumentar com o avançar dos anos.

O ideal é aplicar uma boa camada de protetor solar todos os dias pela manhã e reaplicar a cada quatro horas, independentemente se o tempo está ensolarado ou nublado. Escolher o produto mais apropriado ao seu tipo de pele também é importante.

4. Escolha um bom creme anti-idade

Existem diversos cremes antienvelhecimento disponíveis no mercado e que podem ser usados desde cedo. O ideal é observar a composição e a indicação de cada produto.

Os retinoides tópicos, por exemplo, contêm vitamina A e são boas opções para aumentar a velocidade da produção de colágeno e da renovação celular. Ácidos noturnos também são poderosos antioxidantes e podem ser usados para proteger, prevenir e corrigir o envelhecimento celular.

5. Invista no colágeno

O colágeno é uma importante proteína que constitui a matriz extracelular das células da pele. Ele é sintetizado e renovado continuamente, porém, com o passar dos anos, esse processo vai sofrendo um declínio progressivo, o que resulta em formação de rugas, flacidez da pele e prejuízo na renovação celular.

Por isso, é muito importante fazer a suplementação do colágeno. A substância pode ser consumida de diversas maneiras, na forma hidrolisada ou em cápsulas. Outra opção são os cremes com colágeno e elastina, fundamentais para uma boa hidratação da pele.

6. Invista em máscaras faciais

Além de serem muito conhecidas por ajudar a combater a oleosidade e restaurar o viço natural da pele, as máscaras também apresentam efeitos positivos contra o envelhecimento. Pela grande concentração de ativos,é muito importante usá-las apenas como um ponto complementar em sua rotina de cuidados uma ou duas vezes na semana.

Para a ação anti-idade, dê preferência aos produtos com colágeno, antioxidantes e ricos em vitamina C. Quando usados de maneira correta, esses ativos funcionam como um auxílio da proteção solar e ainda melhoram a textura da cútis por conta de estimular a regeneração natural do organismo.

7. Passe óleos especiais

Muitas pessoas ainda ficam desconfiadas quando o assunto é incluir os óleos na rotina de cuidados. Porém, saiba que com a textura correta para cada tipo de pele, os resultados podem ser sentidos em curto prazo. A maioria dos óleos naturais possui propriedades anti-idade e ainda auxilia em uma série de outros problemas.

Por conta da redução dos óleos naturais produzidos pela nossa pele com o passar dos anos, a solução é encontrar um meio de repor as necessidades sem ocasionar oleosidade. Diante disso, invista em opções que hidratam e ainda revitalizam a cútis ao mesmo tempo. Veja, a seguir, algumas sugestões:

  • óleo de rosa mosqueta;
  • óleo de jojoba;
  • óleo de côco;
  • óleo de semente de damasco;
  • manteiga de Karité.

Caso você tenha outras necessidades na pele além do cuidado anti-idade, o melhor caminho é procurar por produtos manipulados ou dermocosméticos que reúnem diversas substâncias em uma proposta que se encaixam com seu tipo de pele.

Sem contar que os efeitos dos óleos naturais na hidratação são fundamentais para regular a produção de sebo natural e impedir a formação de cravos, que muitas vezes são causados por um rotina de cuidados mal elaborada com o uso de produtos que não atendem aos fatores de cada idade, por exemplo.

Outra dica importante é que, além de cuidar da pele do rosto, os sinais do envelhecimento também costumam ficar evidentes nas mãos, no pescoço e nas áreas com a pele mais fina. Lembre-se de que também é preciso criar uma rotina que se estenda para o corpo de forma geral, para assim garantir uma pele jovem por inteiro.

Entender como evitar o envelhecimento precoce é importante tanto para o seu bem-estar quanto para a sua saúde. Manter uma rotina de hábitos saudáveis e usar os produtos corretos é fundamental para ter uma pele bonita, com elasticidade e mais jovem!

Compreendeu a importância de investir nos cuidados com a pele? Então acesse o site da Nature Derme e descubra produtos que se encaixam às suas necessidades.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This