Como evitar o envelhecimento da pele? Descubra 5 segredos!

 

Envelhecer é um processo natural que todo ser vivo está sujeito com o avançar dos anos.  As transformações que ocorrem variam desde as físicas, que se refletem na pele, até as funcionais. Porém, a busca pela jovialidade é algo comum, por isso, é importante saber como evitar o envelhecimento.

Com o tempo, a pele sofre uma redução na oleosidade natural, o que leva ao ressecamento. Também é comum surgirem manchas, especialmente no rosto e colo, e linhas de expressão, principalmente em volta da boca e ao redor dos olhos.

Continue a leitura e saiba como evitar o envelhecimento da pele com algumas ações simples!

1. Limpe a pele diariamente

A limpeza é fundamental para manter a pele livre de impurezas e saudável. Ela deve ser feita com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e indicado por um dermatologista. O uso de esfoliantes e tônicos faciais também são importantes, pois esses produtos fazem uma limpeza mais profunda e regulam o pH da pele, facilitando a penetração de outros cremes.

Quem usa maquiagem deve investir em bons demaquilantes, pois eles são essenciais para desobstruir os poros, evitando a formação de cravos e espinhas. Assim, esses produtos ajudam a manter uma boa aparência na pele.

2. Corte os maus hábitos

Cigarro, exposição prolongada ao sol, bebidas alcoólicas e excesso de gordura na alimentação são grandes vilões de uma pele bonita e saudável. O motivo é que esses hábitos liberam substâncias tóxicas que se acumulam no organismo e trazem consequências negativas ao corpo todo.

3. Use protetor solar

O uso do protetor solar é essencial tanto para a beleza da pele quanto para a saúde. Ele oferece proteção contra os raios ultravioleta e previne doenças como o câncer. Além disso, esse produto ajuda a evitar sardas, que tendem a aumentar com o avançar dos anos.

O ideal é aplicar uma boa camada de protetor solar todos os dias pela manhã e reaplicar a cada quatro horas, independentemente se o tempo está ensolarado ou nublado. Escolher o produto mais apropriado ao seu tipo de pele também é importante.

4. Escolha um bom creme anti-idade

Existem diversos cremes antienvelhecimento disponíveis no mercado e que podem ser usados desde cedo. O ideal é observar a composição e a indicação de cada produto.

Os retinoides tópicos, por exemplo, contêm vitamina A e são boas opções para aumentar a velocidade da produção de colágeno e da renovação celular. Ácidos noturnos também são poderosos antioxidantes e podem ser usados para proteger, prevenir e corrigir o envelhecimento celular.

5. Invista no colágeno

O colágeno é uma importante proteína que constitui a matriz extracelular das células da pele. Ele é sintetizado e renovado continuamente, porém, com o passar dos anos, esse processo vai sofrendo um declínio progressivo, o que resulta em formação de rugas, flacidez da pele e prejuízo na renovação celular.

Por isso, é muito importante fazer a suplementação do colágeno. A substância pode ser consumida de diversas maneiras, na forma hidrolisada ou em cápsulas. Outra opção são os cremes com colágeno e elastina, fundamentais para uma boa hidratação da pele.

Entender como evitar o envelhecimento precoce é importante tanto para o seu bem-estar quanto para a sua saúde. Manter uma rotina de hábitos saudáveis e usar os produtos corretos é fundamental para ter uma pele bonita, com elasticidade e mais jovem!

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e conhecer 4 cuidados que você deve ter com a pele do rosto para ficar ainda mais bonita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This