Como evitar rugas? 5 dicas incríveis!

É inevitável: cedo ou tarde, você vai se olhar no espelho e lá estarão elas. Primeiro, mais discretas. Depois, mais marcadas. Uma velha sabedoria popular diz que para não termos rugas, o jeito é não vivermos muito. Felizmente, a tecnologia está ao nosso favor nas descobertas de como evitar rugas!

Alguns hábitos saudáveis — e simples — podem ajudar bastante na manutenção de uma pele mais lisa por mais tempo. Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura!

A origem das rugas

As rugas (ou linhas de expressão) são características normais dos seres humanos. Geralmente, elas surgem quando a pele começa a perder a sua elasticidade, o que pode variar de pessoa a pessoa, dependendo de fatores genéticos e estilo de vida.

Pessoas com uma má alimentação, que se expõe ao sol sem proteção, fumantes, expostas à poluição ou que vivem constantemente estressadas, por exemplo, estão propensas a verem essas marcas aparecendo antes do esperado.

As rugas e a idade

Algumas rugas são mais superficiais, enquanto outras estão mais aprofundadas na pele. Normalmente, a partir dos 25 anos, já é possível notar os primeiros sinais do envelhecimento. Entre os 30 e os 50 anos, as linhas de expressão são consideradas moderadas — e variam de acordo com os fatores que citamos no tópico anterior. Mas é por volta dos 50 anos que elas se tornam mais profundas e numerosas, devido à alteração na produção de hormônios.

Como evitar rugas

O tempo chega para todos, mas as rugas podem demorar um pouco mais para você! Confira algumas dicas incríveis e fáceis de colocar em prática para amenizar as linhas de expressão.

1. Beba muita água

A hidratação do nosso corpo começa de dentro para fora, e beber bastante líquido (especialmente a água, que é livre de açúcar e outros componentes) evita o ressecamento. E, como sabemos, uma pele ressecada é mais propícia ao desenvolvimento das rugas.

2. Mantenha uma dieta equilibrada

A mãe natureza é realmente sábia e está ao nosso lado: existem diversos alimentos que são ricos em radicais livres — grandes aliados no combate ao envelhecimento do nosso organismo como um todo, inclusive, da pele.

Aposte em uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, e também em proteínas magras, gelatina, oleaginosas e alimentos com bastante em vitamina C (como as frutas cítricas) e licopeno (como o tomate, beterraba e frutas vermelhas).

3. Use filtro solar

Hoje em dia, o sol pode ser bastante prejudicial à nossa pele, especialmente nos horários de maior incidência dos raios solares — entre 9h e 16h.

Além de causar manchas em todos os tipos e tons de pele, a radiação solar pode fazer com que as suas linhas de expressão apareçam mais precocemente ou ainda agravar aquelas que já existem.

Por isso, use filtro solar diariamente, de acordo com a recomendação do seu dermatologista — inclusive nos dias nublados e chuvosos.

4. Evite o cigarro 

Entre os muitos malefícios do cigarro, também podemos citar o quanto o hábito de fumar pode fazer mal para a sua pele. Além da falta de viço, ainda faz com que surjam rugas em volta dos lábios, provenientes do movimento feito ao levar o cigarro à boca e tragar.

5. Consulte seu dermatologista

Como foi dito no início deste texto, a tecnologia, felizmente, está aí para ajudar na luta contra as rugas. Existem, hoje em dia, bons produtos desenvolvidos para retardar o aparecimento das linhas de expressão e diminuir (ou disfarçar) a aparência daquelas que já apareceram. 

A toxina botulínica — o famoso Botox — também está ganhando muitos fãs, devido à capacidade de diminuir o efeito de “franzido” em algumas áreas do rosto.

Viu como evitar rugas não é tão difícil? O importante é manter hábitos que farão bem ao seu corpo, além de estar sempre em contato com o seu dermatologista para realizar procedimentos com segurança!

Agora, que tal saber como fazer uma desintoxicação do organismo? Sua saúde e beleza agradecem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This