Como fazer para o cabelo crescer? Descubra aqui!

Um cabelo comprido e bem cuidado é sinal de beleza e elegância. Mas muitas pessoas, por mais que queiram deixar as madeixas maiores, não sabem como fazer para o cabelo crescer. O problema é que questões orgânicas ou mesmo hábitos nocivos podem prejudicar esse processo. 

Algumas dicas podem ajudar você a alcançar o objetivo de ter cabelos longos, mas, para que o tratamento seja eficaz e não comprometa a saúde do seu couro cabeludo, é necessário estar atento ao que é verdade e ao que é mito sobre o tema. 

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este post com dicas incríveis que vão ajudar no crescimento saudável do seu cabelo. Confira!

Penteie o cabelo antes de lavá-lo

Pentear os cabelos antes do banho evita que eles possam embaraçar durante a lavagem. Além disso, as madeixas podem acabar se enroscando se não tiverem sido penteadas anteriormente. Outra questão importante é que o ato de pentear permite uma melhor circulação sanguínea no couro cabeludo, ao mesmo tempo em que favorece a penetração dos produtos utilizados. 

Desembarace os fios ainda úmidos

Desembaraçar o cabelo ainda úmido é importante, pois evita o aparecimento de frizz e que os fios se enrosquem quando já estiverem secos. Os fios úmidos têm um melhor alinhamento com o pente e evitam o aparecimento de quebras, pontas duplas ou outras agressões que podem dificultar o crescimento capilar.

Coloque o cabelo para frente ao lavar

A forma de lavar ou pentear influencia diretamente na saúde dos cabelos. Ao colocá-los para frente no banho, aumenta-se a capacidade de higienização e de nutrição dos fios, já que essa posição da cabeça é estratégica para que os produtos utilizados alcancem toda a área capilar de maneira eficiente. 

Utilize suplementos que auxiliam no crescimento capilar

Contar com o auxílio de suplementosvitaminas, especialmente para quem tem maior dificuldade no crescimento capilar, é uma excelente alternativa. Isso porque há produtos específicos para cada tipo de cabelo, e eles conseguem levar aos fios a nutrição e a hidratação necessária. O uso desses produtos não só melhora a saúde do couro cabeludo como também intensifica os resultados esperados. Mas lembre-se: é sempre importante consultar um dermatologista antes de ingerir qualquer tipo de suplemento ou vitamina.

Evite muitos cortes em intervalos pequenos de tempo

Os cortes são saudáveis para o couro cabeludo. No entanto, cortar com muita frequência e com intervalos pequenos de tempo pode, na verdade, dificultar o crescimento do cabelo. O ideal é que os cortes sejam feitos a cada 6 ou 9 semanas. Assim, eles ajudam a eliminar os cabelos ressecados e as pontas duplas, o que auxilia no crescimento dos fios. 

Diminua o uso de chapinhas e secadores

O uso frequente de chapinhas e secadores pode prejudicar o crescimento do cabelo, tendo em vista que o calor excessivo causa ressecamento e deixa os fios quebradiços. Por isso, evitar esses procedimentos permite que o cabelo cresça de forma mais saudável. Além disso, opte pelo uso de hidratantes e vitaminas adequadas ao seu tipo de cabelo.

Conheça alguns mitos sobre o crescimento do cabelo

Cuidar da saúde dos fios seguindo os conselhos acima, além de adotar uma alimentação equilibrada, é a chave para conseguir o crescimento saudável dos cabelos. Mas cuidado com alguns mitos que não ajudam em nada nessa rotina: atitudes como cortar as pontas com muita frequência, usar rabos de cavalo ou tranças e acompanhar fases específicas da lua não vão ajudar você nessa tarefa!

Geralmente esses mitos estão associados a outros fatores que enganam quando o tema é crescimento capilar. Acompanhe:

  • a retirada, com o corte, de partes danificadas do cabelo não faz com que os fios cresçam necessariamente. Eles só ficam mais saudáveis; 

  • uma alimentação e um estilo de vida saudáveis podem coincidir com determinadas fases da lua e confundir sua percepção; 

  • a proteção dos cabelos, por meio do uso de rabos de cavalo ou tranças, contra agentes externos como o suor e o sol também deixa os fios mais saudáveis, mas não afeta diretamente o crescimento. 

É importante enfatizar que, ao pensar em como fazer para o cabelo crescer, o ideal é manter uma rotina saudável de hábitos e abusar da hidratação e do cuidado!

E então, gostou do post? Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar com a gente se você já seguiu algumas dessas dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This