fortalecer as unhas fortalecer as unhas

Como fortalecer as unhas? Aprenda de uma vez por todas!

6 minutos para ler

Unhas grandes, fortes, saudáveis e bonitas são os principais desejos da maioria das mulheres. Por isso, é comum que sempre haja uma procura por métodos e cuidados para deixá-las mais resistentes. Afinal, não tem coisa pior que fazer a unha, passar aquele esmalte lindo e dois dias depois elas quebrarem.

Mas, o que a maioria das pessoas não sabem é que não é preciso muito dinheiro ou tempo para fortalecer as unhas, com algumas mudanças de hábitos é possível deixá-las bonitas e com saúde. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas de como fortalecer as unhas. Confira.

Usar bases fortalecedoras

Além de ajudar a fixar o esmalte, a base protege a unha das químicas do cosmético e deixa a superfície mais uniforme para a esmaltação. E, por conta disso, foram desenvolvidos diversos tipos de base, cada um com uma função específica, sendo uma delas a de fortalecer a unha.

Esse tipo de base geralmente é produzida com ingredientes que ajudam a deixar a unha mais forte e resistente como vitamina A, carbonato de sódio, formaldeído e óleo de orquídeas. O recomendado é sempre passar antes da esmaltação ou sempre que sentir necessidade, caso não esteja usando esmalte.

Quando for esmaltar as unhas opte sempre por produtos hipoalergênicos e que não tenham químicos na formulação. Essas substâncias agridem as unhas, deixando-as fracas, opacas e quebradiças.

Evitar o uso de acetonas e removedores em excesso

Uma das maneiras mais fáceis de remover o esmalte da unha é usando acetonas e removedores, além de serem produtos fáceis de encontrar. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que esses produtos removem vitaminas e nutrientes das unhas, deixando-as fracas e quebradiças.

O ideal é evitar o uso excessivo do produto e procurar sempre removedores a base de substâncias naturais e com óleos hidratantes na fórmula. Tente sempre utilizar quando for realmente necessário e no máximo uma vez por semana. Ao comprar o produto cheque sempre a embalagem e evite os que contêm muitos químicos e aditivos, como a acetona.

Se alimentar melhor, com nutrientes e vitaminas

Assim como o resto do organismo, os nutrientes e vitaminas que deixam as unhas fortes e saudáveis vem da alimentação. Por isso, esse ponto é superimportante para quem deseja fortalecer a unha e evitar que elas quebrem. O ideal é comer muitas frutas, verduras e legumes ao longo do dia.

Alimentos como folhas escuras (espinafre, couve), gelatina, ovo, leite, abacate e fígado são ricos em nutrientes, zinco, cálcio e vitamina A que ajudam a deixar as unhas mais fortes e bonitas. A ingestão de água também auxilia no fortalecimento e crescimento das unhas mantendo-as hidratadas e brilhantes.

Usar cremes hidratantes para mãos e unhas

Os hidratantes são ótimos aliados não só da pele, mas também das unhas. A aplicação diária ajuda a manter a hidratação da unha e cutículas e, desse modo, evita a perda de água ao longo do dia, o que as mantém forte e bonitas. O ideal é procurar produtos com função fortalecedora ou específicos para unhas fracas e quebradiças.

A aplicação pode ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, ou sempre que sentir necessidade. Não se esqueça de aplicar na cutícula, ela funciona como uma camada protetora contra fungos e bactérias, por isso, deve sempre estar hidratada e fortalecida.

Proteger as mãos no contato com produtos químicos

É bem comum que pessoas que trabalhem com produtos químicos ou façam atividades domésticas sintam que suas unhas estão sempre fracas e quebradiças. Isso acontece porque os químicos presentes nos produtos afetam as unhas removendo os nutrientes e vitaminas, deixando-as fracas e quebradiças.

Para evitar que isso aconteça o ideal é sempre usar luvas quando for mexer com produtos químicos ou fazer as tarefas domésticas, mesmo que seja somente lavar as louças. Atualmente, é possível encontrar os mais diversos tipos de luvas no mercado, até mesmo algumas específicas para limpezas.

Passar óleos vegetais nas unhas

Os óleos vegetais são substâncias naturais benéficas para o corpo humano, além de auxiliar na hidratação, ajuda a devolver vitaminas e nutrientes perdidos com o passar dos dias. Sendo assim, eles são ótimos aliados das unhas, especialmente para quem deseja fortalecê-las.

O ideal é aplicar o óleo nas unhas ao menos duas vezes ao dia sempre que estiver sem base ou esmalte nas unhas. Os óleos mais indicados para isso são os ricos em vitamina A e C, além de rícino, melaleuca e argan. Atualmente, já é possível encontrar óleos específicos para serem usados nas unhas.

Outro ponto importante é evitar tirar as cutículas, como explicado acima, ela ajuda a proteger a unha de fungos e bactérias, auxiliando para que se mantenham fortes, protegidas e saudáveis.

Quando é hora de procurar um médico?

Você tentou seguir nossas dicas, passou base, óleos, evitou produtos químicos, melhorou a alimentação, hidratou as unhas e, ainda assim, suas unhas estão fracas e quebradiças? Talvez seja a hora de procurar um médico. A causa pode ser uma doença no organismo e que, muitas vezes, não tem ligação direta com as unhas.

Algumas enfermidades que podem afetar a saúde das unhas são:

  • anemia: a anemia causa uma diminuição da hemoglobina circulante, provocando a queda de oxigenação para os tecidos, causando posteriormente o enfraquecimento das unhas;
  • hiper ou hipotireoidismo: tanto nos casos de hiper como hipotireoidismo podem provocar unhas fracas. Isso porque com o hipo há a diminuição do metabolismo e oxigenação das células, e no caso do hipertireoidismo há o aumento da produção de hormônios, provocando o crescimento de unhas fracas;
  • doenças dermatológicas: enfermidades causadas por fungos e bactérias podem deixá-las fracas, além de alterar seu aspecto, deixando-as escamosas, por exemplo.

Como deu para perceber, é possível sim fortalecer as unhas em casa e de maneira fácil. Ao seguir nossas dicas, melhorar a alimentação e, especialmente, evitar o contato com produtos químicos em pouco tempo vai poder dar adeus a unhas fracas, opacas e quebradiças.

Agora que você conheceu nossas dicas, já pode pensar em adicioná-las a sua rotina, não é mesmo? Aproveite e conheça o suplemento da Nature Derme que auxilia no fortalecimento das unhas e cabelos, além promover uma pele mais saudável e bonita.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This