Conheça as causas da insônia e como combatê-la

A insônia é a dificuldade persistente para adormecer ou manter o sono prolongado. É um problema que afeta muitas pessoas e interfere bastante no cotidiano. As causas da insônia podem ser físicas ou psicológicas. Elas precisam ser investigadas e tratadas, pois dormir bem é fundamental para uma vida saudável. Observando os cuidados adequados, é possível garantir um bom descanso e mais qualidade de vida. 

Este post apresenta as causas da insônia e algumas dicas para melhorar a qualidade do sono. Continue a leitura para saber mais!

O que é a insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade intensa de dormir. Algumas pessoas não conseguem adormecer, enquanto para outras, o problema é manter o sono durante toda a noite. Geralmente, a insônia está relacionada a outros problemas de saúde, o que torna seu diagnóstico mais difícil. 

O distúrbio pode acontecer em momentos específicos, sendo considerado transitório. Quando os quadros de insônia vem e vão, ela é chamada de intermitente. No caso da insônia permanente, ela é crônica e exige uma atenção maior. 

Causas da insônia

O primeiro passo para acabar com o problema da insônia é descobrir a sua causa. Existem muitos fatores que podem interferir no seu sono. As principais causas da insônia são:

Estresse

Questões emocionais são as que mais afetam a qualidade do sono. Problemas pessoais e no trabalho, algum evento importante prestes para acontecer ou qualquer coisa que cause preocupação e estresse pode gerar dificuldade para dormir.

Depressão

A depressão afeta muitos setores da vida e um deles é o sono. É frequente que pessoas depressivas tenham dificuldade para dormir, ou que, pelo contrário, durmam demais. As noites em claro podem agravar os demais sintomas da depressão.  

Distúrbios hormonais

As variações hormonais influenciam muito no sono. Algumas mulheres percebem dificuldade para dormir durante o período menstrual ou quando entram na menopausa. Como os hormônios dos homens são mais estáveis, é mais raro terem problemas de sono desse tipo. 

Cafeína, cigarro ou medicamentos

A cafeína e algumas substâncias presentes em certos medicamentos e no cigarro são estimulantes. Com o consumo à noite, podem provocar agitação e atrapalhar o sono. Contudo, as pessoas que param de fumar também podem ter insônia durante o período de adaptação.

Celular e computador

Usar o celular e o computador durante a noite pode gerar muitos estímulos no cérebro. A iluminação prejudica a produção da melatonina, o hormônio que regula o sono. Quando a melatonina está em baixa, várias funções do organismo ficam comprometidas. 

Como combater a insônia

Depois de identificar as causas da insônia, elas precisam ser tratadas para que o sono fique regulado. Os hábitos que você mantém também influenciam bastante na qualidade do repouso. Ter boa alimentação e praticar atividade física com frequência (evitando o período da noite) são importantes para garantir os benefícios do sono

Sem o descanso adequado, todo o funcionamento do corpo fica comprometido. Além disso, as atividades do dia se tornam mais difíceis e o humor é prejudicado. Se o problema for persistente, é importante procurar um médico para investigar as causas da insônia. Assim, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para resolver o problema e garantir um bom descanso.

A melatonina está diretamente relacionada à qualidade do sono. Seu nível é essencial para dormir bem. Conheça mais sobre os benefícios da melatonina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This