Com a correria do dia a dia, as obrigações do trabalho e os diversos compromissos que precisamos cumprir, é muito comum que fiquemos cansados e estressados. Esses sentimentos podem afetar a saúde, a disposição, a alimentação e até os processos de perda de peso, pois nos deixam sem ânimo para continuar com a dieta e os exercícios.
Nesses casos, uma boa ideia é fazer o uso de terapias para aliviar o estresse. Tais tratamentos, que normalmente são realizados com a ajuda de um profissional, ajudam no combate às dores do corpo e da mente, devolvendo a vitalidade, o bem-estar e a calma aos adeptos.
Além disso, previnem e tratam sintomas típicos de quem sofre com o estresse, como a falta de concentração, o nervosismo, a insônia e as mudanças bruscas de humor. Por isso, neste post, listamos algumas das melhores terapias que podem ser utilizadas para se levar uma vida mais leve e tranquila. Confira!
Quiropraxia
Essa técnica envolve a realização de massagens para corrigir e tratar desvios na coluna vertebral, nos nervos e nas articulações. Assim, a chegada de estímulos nervosos a determinadas partes do corpo é facilitada.
Por isso, trata-se de uma ótima maneira de realizar o tratamento de dores e sensações de mal-estar geradas por tensões nos músculos. A quiropraxia é indicada para quem apresenta incômodos corporais, que podem ter sido gerados tanto por sintomas físicos quanto por questões psicológicas, como o estresse, a ansiedade e a depressão.
Fazendo uso da quiropraxia com frequência, o paciente se sentirá mais calmo e pronto para enfrentar as dificuldades da vida. Dessa forma, ele atingirá seus objetivos mais facilmente.
Acupuntura
A acupuntura originou-se na China e consiste, basicamente, no estímulo de pontos que estão espalhados pelo corpo e se relacionam diretamente com a energia e o bem-estar. Essa técnica atinge tais locais (chamados de meridianos) com precisão, fazendo uso de agulhas muito finas, que são dificilmente perceptíveis quando entram em contato com a pele.
Assim, os acupunturistas conseguem interromper os sinais dolorosos e estimular a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Entre seus benefícios, estão:
- o relaxamento das tensões musculares;
- a prevenção e o tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão;
- alívio de enxaqueca, fibromialgia, cólicas e outros incômodos.
Essa terapia também tem a vantagem de auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ela prepara o corpo para uma vida mais saudável, equilibrando o metabolismo, combatendo a compulsão alimentar e, ainda, facilitando a eliminação de toxinas.
Fitoterapia
A fitoterapia consiste no tratamento de enfermidades com substâncias naturais, retiradas de plantas e utilizadas de acordo com o seu princípio ativo. Os medicamentos fitoterápicos, normalmente produzidos em farmácias de manipulação, podem tratar os mais diversos tipos de doenças.
Tais medicações têm como vantagem o fato de oferecerem menores riscos de alergias ou efeitos colaterais, que são muito comuns em remédios sintéticos. Esse tipo de terapia é utilizado para tratar muitas doenças que atingem o nosso metabolismo, sendo uma ótima alternativa para combater os sintomas do estresse de forma natural e acessível.
Veja, abaixo, algumas das plantas mais utilizadas no tratamento desse mal:
- folhas de maracujá: têm função sedativa natural, que ajuda a acalmar e a evitar estresse, ansiedade, dores de cabeça etc;
- raiz de valeriana: também é um sedativo. Auxilia no relaxamento do corpo e age contra a sensação de ansiedade;
- melissa: acalma os nervos, trata doenças emocionais (como a depressão) e combate tensões musculares ou dores de cabeça;
- flor de maracujá: relaxa o corpo e melhora o sono, sendo recomendada em casos de estresse contínuo e intenso.
Aromaterapia
A aromaterapia faz parte da fitoterapia porque utiliza óleos de plantas para o tratamento de desequilíbrios que afetam o lado emocional. Por meio de aromas naturais, que estimulam o olfato, essa técnica auxilia no controle do estresse, da ansiedade, do nervosismo e de problemas de concentração.
Além disso, os óleos naturais podem aumentar a disposição, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade do sono, o que é essencial para quem busca uma vida mais equilibrada e saudável.
O tratamento tem o benefício, ainda, de facilitar a perda de peso, pois algumas essências auxiliam na sensação de saciedade, facilitam a prática de atividades físicas e controlam a compulsão alimentar gerada por situações estressantes. Veja, abaixo, alguns desses óleos essenciais:
- limão: aumenta os batimentos cardíacos, melhorando a circulação e a oxigenação dos músculos e estimulando a prática de exercícios. Além disso, faz com que o organismo aumente a queima de gordura;
- hortelã-pimenta: aumenta a saciedade, diminuindo a vontade de comer, e reduz o inchaço na região abdominal;
- bergamota: diminui a ansiedade e a tristeza, controlando o impulso de ingerir mais alimentos do que o necessário;
- toranja: aumenta os níveis de energia do corpo e a taxa de metabolismo, o que facilita a perda de gordura.
Shiatsu
Essa técnica milenar, criada no Japão, utiliza o toque para a melhora da saúde física e mental. Para isso, o profissional pressiona, com as mãos, alguns pontos do corpo, conhecidos como meridianos, que são responsáveis por melhorar e controlar inchaços corporais, ansiedade ou problemas digestivos e nas vias respiratórias (e circulatórias).
Entre os benefícios dessa terapia, está o fato de, por meio dela, o profissional conseguir entender exatamente qual a necessidade do paciente, tratando-a de forma específica e personalizada. Além disso, não há efeitos colaterais ou o uso de medicamentos sintéticos.
O Shiatsu tem seu uso liberado para qualquer pessoa e trata o organismo como um todo. Sendo assim, representa uma ótima maneira de aliviar as tensões musculares e combater a insônia, colaborando para o bem-estar corporal e mental.
Watsu
O Watsu é uma terapia oriental que faz uso da água aquecida para obter benefícios para o corpo e a mente. Nela, o profissional estimula alguns pontos corporais por meio de uma massagem embaixo d’água. O calor do ambiente melhora a circulação, promovendo o relaxamento, e traz, ainda, a sensação de conforto ao praticante.
O grande alívio gerado por essa técnica faz com que ela seja indicada a todos que desejam uma boa forma de lidar com problemas emocionais. Além disso, o Watsu pode tratar a hipertensão e problemas digestivos, que causam o inchaço abdominal e acúmulo de líquidos.
Existem muitas terapias para aliviar o estresse. E tais técnicas podem fazer toda a diferença no cotidiano, pois nos permitem encarar a vida de maneira mais positiva, combater sentimentos ou sensações negativas e manter nosso corpo funcionando com maior equilíbrio, o que é essencial para quem quer ter uma rotina mais saudável.
Você gostou das dicas deste post? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber todas as novidades!