Conheça as melhores terapias para aliviar o estresse

Com a correria do dia a dia, as obrigações do trabalho e os diversos compromissos que precisamos cumprir, é muito comum que fiquemos cansados e estressados. Esses sentimentos podem afetar a saúde, a disposição, a alimentação e até os processos de perda de peso, pois nos deixam sem ânimo para continuar com a dieta e os exercícios.

Nesses casos, uma boa ideia é fazer o uso de terapias para aliviar o estresse. Tais tratamentos, que normalmente são realizados com a ajuda de um profissional, ajudam no combate às dores do corpo e da mente, devolvendo a vitalidade, o bem-estar e a calma aos adeptos.

Além disso, previnem e tratam sintomas típicos de quem sofre com o estresse, como a falta de concentração, o nervosismo, a insônia e as mudanças bruscas de humor. Por isso, neste post, listamos algumas das melhores terapias que podem ser utilizadas para se levar uma vida mais leve e tranquila. Confira!

Quiropraxia

Essa técnica envolve a realização de massagens para corrigir e tratar desvios na coluna vertebral, nos nervos e nas articulações. Assim, a chegada de estímulos nervosos a determinadas partes do corpo é facilitada.

Por isso, trata-se de uma ótima maneira de realizar o tratamento de dores e sensações de mal-estar geradas por tensões nos músculos. A quiropraxia é indicada para quem apresenta incômodos corporais, que podem ter sido gerados tanto por sintomas físicos quanto por questões psicológicas, como o estresse, a ansiedade e a depressão.

Fazendo uso da quiropraxia com frequência, o paciente se sentirá mais calmo e pronto para enfrentar as dificuldades da vida. Dessa forma, ele atingirá seus objetivos mais facilmente.

Acupuntura

A acupuntura originou-se na China e consiste, basicamente, no estímulo de pontos que estão espalhados pelo corpo e se relacionam diretamente com a energia e o bem-estar. Essa técnica atinge tais locais (chamados de meridianos) com precisão, fazendo uso de agulhas muito finas, que são dificilmente perceptíveis quando entram em contato com a pele.

Assim, os acupunturistas conseguem interromper os sinais dolorosos e estimular a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Entre seus benefícios, estão:

  • o relaxamento das tensões musculares;
  • a prevenção e o tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão;
  •  alívio de enxaqueca, fibromialgia, cólicas e outros incômodos.

Essa terapia também tem a vantagem de auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ela prepara o corpo para uma vida mais saudável, equilibrando o metabolismo, combatendo a compulsão alimentar e, ainda, facilitando a eliminação de toxinas.

Fitoterapia

fitoterapia consiste no tratamento de enfermidades com substâncias naturais, retiradas de plantas e utilizadas de acordo com o seu princípio ativo. Os medicamentos fitoterápicos, normalmente produzidos em farmácias de manipulação, podem tratar os mais diversos tipos de doenças.

Tais medicações têm como vantagem o fato de oferecerem menores riscos de alergias ou efeitos colaterais, que são muito comuns em remédios sintéticos. Esse tipo de terapia é utilizado para tratar muitas doenças que atingem o nosso metabolismo, sendo uma ótima alternativa para combater os sintomas do estresse de forma natural e acessível.

Veja, abaixo, algumas das plantas mais utilizadas no tratamento desse mal:

  • folhas de maracujá: têm função sedativa natural, que ajuda a acalmar e a evitar estresse, ansiedade, dores de cabeça etc;
  • raiz de valeriana: também é um sedativo. Auxilia no relaxamento do corpo e age contra a sensação de ansiedade;
  • melissa: acalma os nervos, trata doenças emocionais (como a depressão) e combate tensões musculares ou dores de cabeça;
  • flor de maracujá: relaxa o corpo e melhora o sono, sendo recomendada em casos de estresse contínuo e intenso.

Aromaterapia

A aromaterapia faz parte da fitoterapia porque utiliza óleos de plantas para o tratamento de desequilíbrios que afetam o lado emocional. Por meio de aromas naturais, que estimulam o olfato, essa técnica auxilia no controle do estresse, da ansiedade, do nervosismo e de problemas de concentração.

Além disso, os óleos naturais podem aumentar a disposição, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade do sono, o que é essencial para quem busca uma vida mais equilibrada e saudável.

O tratamento tem o benefício, ainda, de facilitar a perda de peso, pois algumas essências auxiliam na sensação de saciedade, facilitam a prática de atividades físicas e controlam a compulsão alimentar gerada por situações estressantes. Veja, abaixo, alguns desses óleos essenciais:

  • limão: aumenta os batimentos cardíacos, melhorando a circulação e a oxigenação dos músculos e estimulando a prática de exercícios. Além disso, faz com que o organismo aumente a queima de gordura;
  • hortelã-pimenta: aumenta a saciedade, diminuindo a vontade de comer, e reduz o inchaço na região abdominal;
  • bergamota: diminui a ansiedade e a tristeza, controlando o impulso de ingerir mais alimentos do que o necessário;
  • toranja: aumenta os níveis de energia do corpo e a taxa de metabolismo, o que facilita a perda de gordura.

Shiatsu

Essa técnica milenar, criada no Japão, utiliza o toque para a melhora da saúde física e mental. Para isso, o profissional pressiona, com as mãos, alguns pontos do corpo, conhecidos como meridianos, que são responsáveis por melhorar e controlar inchaços corporais, ansiedade ou problemas digestivos e nas vias respiratórias (e circulatórias).

Entre os benefícios dessa terapia, está o fato de, por meio dela, o profissional conseguir entender exatamente qual a necessidade do paciente, tratando-a de forma específica e personalizada. Além disso, não há efeitos colaterais ou o uso de medicamentos sintéticos.

O Shiatsu tem seu uso liberado para qualquer pessoa e trata o organismo como um todo. Sendo assim, representa uma ótima maneira de aliviar as tensões musculares e combater a insônia, colaborando para o bem-estar corporal e mental.

Watsu

O Watsu é uma terapia oriental que faz uso da água aquecida para obter benefícios para o corpo e a mente. Nela, o profissional estimula alguns pontos corporais por meio de uma massagem embaixo d’água. O calor do ambiente melhora a circulação, promovendo o relaxamento, e traz, ainda, a sensação de conforto ao praticante.

O grande alívio gerado por essa técnica faz com que ela seja indicada a todos que desejam uma boa forma de lidar com problemas emocionais. Além disso, o Watsu pode tratar a hipertensão e problemas digestivos, que causam o inchaço abdominal e acúmulo de líquidos.

Existem muitas terapias para aliviar o estresse. E tais técnicas podem fazer toda a diferença no cotidiano, pois nos permitem encarar a vida de maneira mais positiva, combater sentimentos ou sensações negativas e manter nosso corpo funcionando com maior equilíbrio, o que é essencial para quem quer ter uma rotina mais saudável.

Você gostou das dicas deste post? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber todas as novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 4 =