Conheça as principais vantagens e desvantagens de uma dieta vegana

Talvez você já tenha ouviu falar nas pessoas que seguem uma dieta vegana. Está cada vez mais comum encontrar pessoas que estão aderindo a esse novo estilo de vida. Vegano é aquela pessoa que não consome absolutamente nada de origem animal, seja alimentos, roupas, acessórios ou objetos de decoração, absolutamente nada.

Quem faz a dieta vegana deve seguir esse mesmo modelo. Elimina-se da dieta não apenas as carnes vermelhas e brancas, mas também os produtos que são derivados de fonte animal, como o leite e derivados, ovos, entre outros.

Assim, a dieta de uma pessoa vegana pode ser vista como um estilo restrito e rígido, mas também pode ser bem vantajosa para outras pessoas. A partir desse dilema, selecionamos algumas vantagens e desvantagens da dieta vegana. Confira!

Vantagens da dieta vegana

Melhora o trânsito intestinal

Uma dieta baseada apenas em fontes vegetais pode trazer inúmeros benefícios. Um deles é o fato de ser rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e também o trânsito do alimento dentro do sistema digestivo.

Não possui gordura saturada

A ausência de gordura saturada, presentes nas carnes, reduz os níveis de colesterol e o nível de ácido graxo. Quando acumulado na corrente sanguínea, o ácido graxo pode desenvolver a hipertensão arterial e suas complicações.

Atua na prevenção da diabete

É importante saber que a presença de gordura no sangue pode estar envolvida diretamente com o aparecimento da diabete. Essa gordura da carne se depositaria por cima das células, impedindo a entrada das moléculas de glicose.

Assim, o corpo cria um tipo de resistência, fazendo o pâncreas trabalhar mais e, por fim, desenvolvendo a doença.

Possui gorduras boas

Uma dieta vegana conta com a presença de gorduras, diferentemente do que muitos acreditam. Afinal, as oleaginosas são permitidas e elas são ricas em gorduras que fazem bem ao coração.

Outro benefício da dieta é a boa quantidade de carboidrato complexo, proveniente de grãos e outros alimentos integrais. Isso fornece maior energia na hora de atividades físicas e, consequentemente, ajudando na perda de peso.

Desvantagens da dieta vegana

Deficiência de proteínas

A principal desvantagem desse tipo de dieta é a deficiência em certos nutrientes, especialmente proteínas. Essa limitação proteica pode causar fadiga muscular e provocar intoxicação hepática, já que o fígado precisa de proteínas de alto valor nutricional para funcionar em perfeitas condições.

Deficiência de vitaminas e sais minerais

Outras perdas importantes aqui estão relacionadas à vitamina B12 e a alguns sais minerais, como o cálcio, o ferro e o zinco. Esses sais são essenciais para manter a saúde dos ossos e do corpo em geral, já que a hemoglobina precisa do ferro para carregar oxigênio para todas as partes do corpo.

Por isso, o uso de suplementação é uma saída para muitos que seguem uma dieta vegana.

Dificuldade para comer fora de casa

Outro problema que os veganos costumam enfrentar é no momento de ir a uma festa ou a um restaurante com os amigos. Normalmente, os pratos serviços possuem proteínas ou derivados de origem animal. Portanto, esse momento pode se tornar um transtorno, sendo necessário que você leve o seu próprio alimento para os lugares.

Se você deseja aderir a esse estilo de vida, vá com calma. É possível seguir uma dieta vegana, mas o acompanhamento de um profissional especialista é muito importante para não ter problemas de saúde.

É preciso, por exemplo, um acompanhamento constante de exames para verificar se há alguma deficiência nutricional e determinar a dose de proteína vegetal para substituir a proteína animal que foi retirada da dieta.

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