barba cheia barba cheia

Descubra 7 cuidados com a pele masculina e com a barba

6 minutos para ler

Embora sejam deixados de lado por grande parte dos homens, os cuidados com a barba e com a pele devem fazer parte da rotina masculina, não apenas por questões estéticas e pela autoestima, mas também para garantir que a saúde esteja sempre em dia. Caso contrário, podem surgir problemas como irritação, pelos encravados, foliculite e falhas na barba.

Para isso, é preciso fazer a limpeza correta e conhecer os produtos indicados e o jeito certo de usar cada um deles. Para ajudar nessa tarefa, elaboramos um checklist de cuidados que você deve ter diariamente. Anote as dicas!

1. Mantenha a barba sempre limpa

Da mesma forma que ocorre com os cabelos, a barba também acumula impurezas e células mortas ao longo do dia. Com isso, pode haver obstrução dos poros, pelos encravados e foliculite.

Isso ocorre principalmente com o bigode, que fica em contato direto com bebidas e alimentos. A solução é lavar a barba duas vezes ao dia ou, se preferir, sempre após as refeições. Mas, atenção, nada de sabonete. Utilize xampu específico para a barba, que tem formulação diferente daqueles para cabelos.

Ele tem mais poder de hidratação e limpa bem os fios sem retirar a proteção natural da pele. Assim, não deixa sua barba ressacada.

2. Conheça seu tipo de pele

A pele masculina tende a ser mais áspera e mais densa que a feminina. Em geral, também é mais oleosa devido à presença maior de testosterona. Desse modo, exige cuidados especiais para evitar o surgimento de acne. Então, se esse é o seu caso, procure por sabonetes faciais específicos para pele oleosa.

Também é importante não lavar o rosto com água muito quente, pois ela estimula as glândulas sebáceas, que, por sua vez, produzem mais sebo, deixando a pele ainda mais oleosa.

Porém, se a pele for ressecada, é provável que sinta coceira na barba. Isso também facilita o surgimento de irritação, descamação ou lesões ao se barbear.

3. Hidrate a pele

Mesmo que a pele masculina seja mais propensa a ser oleosa, é indispensável hidratá-la. Esse processo repõe a água e os nutrientes perdidos durante o dia. Isso é ainda mais prejudicial para os barbudos, pois a falta de proteína prejudica o crescimento da barba, causa falhas e deixa os fios quebradiços e ressecados.

Há versões de hidratantes masculinos em loção ou gel, que são mais leves, refrescantes e não deixam o rosto pegajoso, sendo ideais até mesmo para os dias de verão, porque são absorvidos mais facilmente.

4. Não se esqueça de hidratar a barba também

A barba também precisa de hidratação. Além de fortalecer, deixa os fios mais macios e alinhados. Mas é preciso esclarecer que o produto não é o mesmo usado na pele. Também há produtos diferentes para cada tipo de barba.

Se os pelos são curtos, aposte no balm, que tem textura cremosa, diminui a sensação de coceira durante o crescimento e fornece nutrientes tanto para a pele quanto para os fios. Mas, se a sua barba é longa e os pelos têm mais de 3 centímetros, prefira o óleo. Isso porque, quanto maiores os fios, menos nutrientes chegam às pontas, e o óleo cumpre bem o papel de hidratar e nutrir.

O condicionador é outro produto importante e deve ser utilizado após o xampu de barba, durante o banho. É recomendado para todos os tipos e tamanhos de barba e podem ser utilizados até 3 vezes na semana.

5. Aposte na esfoliação

A esfoliação é fundamental para remover as células mortas e as impurezas mais profundas do rosto e da barba, garantindo que a epiderme se renove. Por isso, é um dos cuidados com a barba e com a pele que não podem ser deixados de lado.

Ainda há outras vantagens: previne a acne, regula a hidratação da pele, mantém a pele mais jovem e deixa os folículos capilares livres para que a barba cresça com força e de forma saudável.

Para obter esses benefícios, escolha um produto que não contenha álcool em sua composição e utilize apenas duas vezes por semana. Afinal, esfoliação em exagero causa irritação, enquanto a falta causa a produção de sebo em excesso.

6. Use os produtos corretos para se barbear

Jamais use sabonete para se barbear. Ele pode até ajudar a lâmina a deslizar, mas resseca a pele e pode causar lesões, como cortes ou arranhões. O ideal é utilizar gel, espuma ou creme próprio, pois têm componentes que amolecem os fios e proporcionam um corte suave e rente à pele.

Em seguida, lave bem o rosto com água fria. Ela ajuda a restabelecer a dimensão dos poros e a contrair os vasinhos, evitando possíveis sangramentos.

Após se barbear, não deixe de usar um pós-barba. Ele hidrata, elimina a irritação comum, fecha os poros e tem ação cicatrizante. Esse produto deve ser utilizado para qualquer tipo de pele e toda vez que se barbear.

7. Troque a lâmina regularmente

Utilizar lâminas gastas é um dos maiores erros dos homens. Elas não deslizam com facilidade e podem machucar a pele e provocar cortes, além de danificar os fios. O correto é usar a mesma no máximo 3 vezes. Enquanto estiver fazendo a barba, limpe sempre a lâmina entre uma passada e outra e molhe os extremos para higienizar bem, porque o corte não será eficaz se houver excesso de pelo ou espuma.

Os barbeadores elétricos são realmente mais práticos, mas não possibilitam um corte rente. Então, são indicados apenas para aparar os pelos ou para aqueles dias em que você está com pressa, pois não é necessário aplicar espuma ou loção.

Agora que você conhece os principais cuidados com a barba e com a pele, não deixe de incluir as dicas deste post em sua rotina. Assim, além de ter uma pele mais saudável e bonita, também poderá exibir uma barba alinhada, bem feita e sem falhas!

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde? Então, assine a newsletter que enviaremos conteúdos exclusivos para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This