Cuidados com os pés: no que eu preciso ficar atento?

Nem todo mundo sabe ou dá a devida atenção para isso, mas uma rotina de cuidados com os pés é essencial para a saúde e bem-estar de qualquer pessoa. Se você pratica atividade física, isso é ainda mais importante. Afinal, hábitos que parecem inofensivos em um primeiro momento, como usar meias úmidas, podem causar frieiras e o desagradável chulé.

Mas não se preocupe! Com algumas medidas simples, já é possível melhorar a saúde dos pés. O segredo está em ficar atento às suas necessidades. Quem sofre com rachaduras e ressecamento, por exemplo, deve procurar por produtos com substâncias específicas para resolver o problema. 

Quer saber mais? Vamos mostrar uma série de dicas certeiras nos cuidados com os pés. Acompanhe! 

Faça a higiene corretamente 

Os pés carregam uma série de impurezas deixadas pelo contanto com as meias e com  os sapatos, que podem causar doenças. Quem pratica exercício físico, então, precisa ficar de olho no acúmulo de umidade para evitar o aparecimento de micoses. Por isso, fazer a higiene corretamente é muito importante.

Lave os pés com água, sabonete e esponja. Após o banho, seque com uma toalha limpa de algodão, sem deixar de lado o creme hidratante na finalização. Sempre enxague bem a esponja utilizada e garanta que ela seque completamente. A medida impede o crescimento de problemas em longo prazo, já que o excesso de umidade, conforme ressaltado, resulta em frieiras e chulé.

Hidrate com frequência 

Os pés são a parte do nosso corpo que mais sofrem com atritos. Em consequência disso, algumas pessoas apresentam rachaduras e bolhas com frequência. Apostar em hidratação com cremes a base de ureia diariamente pode ser a solução ideal. Os produtos específicos fazem toda a diferença no resultado final e ganham cada vez mais espaço no mercado. 

O mais indicado é realizar a aplicação antes de dormir para que as substâncias atuem de forma concentrada. Durante as caminhadas, por exemplo, se a meia escolhida for áspera, os calcanhares costumam ficar ressecados. Caso apareça algum tipo de fissura, evite usar a ureia para não sofrer com ardência no local.

Durma com meias de algodão 

A meia de algodão funciona como um efeito potencializador do creme hidratante. Permaneça com elas durante toda a noite para acordar com os pés extremamente macios e revigorados. Outra dica esperta para que a hidratação seja mais efetiva é fazer antes uma esfoliação para retirar as células mortas. 

No entanto, tome cuidado para não exagerar. Usar o esfoliante com frequência aumenta o ressecamento. A pele assimila o procedimento como uma espécie de agressão. Dessa forma, o mais indicado é incluir o esfoliante uma vez por semana na rotina de cuidados e somente na região mais grossa dos pés.

Tenha atenção com as unhas 

Unhas mal cuidadas podem gerar diversos desconfortos no dia a dia e, especialmente, durante as atividades físicas. Quando ficam encravadas apresentam inchaço, dores e podem acumular pus. Para evitar que isso aconteça, o segredo está na forma como você realiza o corte. Evite cortar os cantinhos das unhas ou deixá-las curtas demais.

Por outro lado, unhas muito longas também são prejudiciais pelo acúmulo de resíduos. Quem vai regularmente à pedicure pode apenas apará-las com uma lixa adequada para controlar o crescimento. Converse com um profissional sobre a necessidade tirar as cutículas. Elas servem como uma proteção ao local contra doenças infecciosas. 

Pronto! Agora você já conhece os principais cuidados com os pés. Lembre-se de que escolher sapatos adequados também é muito importante. Combine conforto com produtos adequados para os pés e aposte em uma rotina de cuidados disciplinada. Com isso, em pouco tempo os resultados positivos serão evidentes no bem-estar pessoal. 

O post foi útil para você? Que tal começar hoje mesmo a cuidar melhor dos seus pés? Entre em contato com a Nature Derme para conhecer produtos naturais e manipulados que melhoram sua saúde. 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 − dois =