Descubra como evitar a deficiência de vitaminas e ter um corpo saudável

As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde. Elas participam de diversas funções essenciais, tais como construção muscular (vitamina E) e de massa óssea, redução de danos ao material genético (vitamina D) e de tantas outras necessárias para que a vida aconteça. Fica claro, então, a importância de entender porque a deficiência de vitaminas no organismo é algo que não deve ser negligenciado.

Devido à grande importância das vitaminas para a nossa saúde, é essencial que essa deficiência (ou hipovitaminose) seja evitada. Para isso, podemos mudar alguns hábitos no nosso dia a dia. Confira, ao longo deste artigo, excelentes ideias para ajudar você a alcançar esse objetivo!

Coma frutas

As frutas são ricas fontes de vitaminas, além, é claro, de vários outros nutrientes que fazem bem a nossa saúde como as fibras e os sais minerais. Por exemplo, manga, melão e mamão são ricos em vitamina A e a redução dessa vitamina no organismo pode causar cegueira noturna, insônia, pele seca, redução do paladar, entre outros problemas.

Coma verduras legumes e hortaliças

Outro grupo de alimentos que é rico em vitaminas e não pode faltar na dieta. Aqui vocês encontrarão, por exemplo, a vitamina K, uma vitamina de extrema importância para a coagulação (mecanismo que nos faz parar de sangrar numa lesão). Ela pode ser encontrada em diversos vegetais folhosos.

A vitamina C é outro exemplo, sendo um dos nutrientes mais conhecidos. Além de fortalecer o sistema imune e melhorar a cicatrização das feridas, ele também ajuda na produção de colágeno. Ele pode ser encontrado em diversas frutas, no brócolis, no repolho e diversos vegetais de cor amarela ou verde.

Coma oleaginosas e leguminosas

As leguminosas já temos o costume de ingerir. Estamos falando do feijão, da ervilha e de outros alimentos do tipo. No caso das oleaginosas como as nozes e castanhas, estão, aos poucos, começando a fazer parte da nossa dieta.

Nesses alimentos podemos encontrar, por exemplo, a vitamina E, um excelente agente antioxidante. A carência dessa substância pode causar problemas no sistema nervoso, miopatia esquelética e anemia hemolítica.

Invista em suplementos vitamínicos e medicamentos manipulados

O grande problema dos dias atuais é que andamos tão preocupados com o trabalho e tantas outras obrigações que nos esquecemos do principal: a nossa saúde. E nós também sabemos que uma boa alimentação é fundamental para mantê-la em dia e evitar uma série de doenças, assim como a deficiência de vitaminas.

Pela falta de tempo de preparar uma refeição devidamente balanceada e compatível com o nosso estilo de vida, o uso de suplementos vitamínicos. Uma opção ainda melhor são os medicamentos manipulados que podem garantir a quantia diária exata de vitaminas que precisamos repor.

Mas lembre-se que o melhor é sempre ir primeiro a um profissional como o nutrólogo. Por meio de exames, ele poderá descobrir as taxas de diversas vitaminas e recomendar a quantia ideal para você evitar a deficiência de vitaminas.

Gostou do nosso artigo? Então, não perca a oportunidade de se aprofundar no tema: saiba tudo sobre medicamentos manipulados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This