Descubra o que causa o envelhecimento da pele para se cuidar mais

Com o passar do tempo, a nossa pele vai perdendo elasticidade e resistência em razão da diminuição do colágeno. No entanto, além do fator natural, há outras razões ligadas que aceleram esse processo. Por isso, é fundamental compreender o que causa o envelhecimento da pele.

A partir da conscientização, é possível adotar medidas que amenizem esse processo, fazendo com que ele ocorra de forma gradual e no tempo esperado. Afinal, não se trata apenas de uma questão estética, mas também de saúde.

Quer saber mais sobre as causas para o envelhecimento da pele e aprender como prevenir que ele ocorra de maneira precoce e acelerada? Então continue a leitura!

O que causa o envelhecimento da pele?

Muitas pessoas associam as rugas e a flacidez da pele apenas à idade. No entanto, esses sinais também podem surgir por influência de outros fatores. Confira abaixo quais são eles.

Alterações hormonais

O sistema endócrino tem grande poder sobre o envelhecimento da pele. As intensas alterações hormonais, sentidas principalmente pelas mulheres durante a menopausa, geram o ressecamento da pele, o surgimento de rugas e a palidez.

Isso acontece porque hormônios como a progesterona, o estrogênio e a testosterona são responsáveis pela produção de colágeno e pela saúde da pele em geral. Então, como eles são reduzidos nessa fase da vida, os tecidos do corpo da mulher são impactados.

Excesso de sol

Os raios de sol são fundamentais para a saúde do ser humano. É ele que fornece componentes essenciais para o corpo, como a famosa vitamina D. Porém, quando em excesso, a radiação solar causa o envelhecimento da pele, principalmente sem o uso do protetor solar.

A exposição excessiva ao sol altera aos poucos o tecido cutâneo, gerando atrofia da pele. Com isso, rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento vão ficando mais aparentes — e o câncer de pele também é um risco. Por isso, é fundamental usar filtro solar diariamente.

Estresse

Sabe quando falamos em “rugas de preocupação”? Isso tem um fundo de verdade, já que o estresse também é uma das causas de envelhecimento da pele. E isso tem uma explicação fisiológica: quando você está nervoso com algo, em situação de alerta, o seu coração envia maior quantidade de sangue para órgãos vitais de maneira rápida.

Com isso, a pele, que não é um desses órgãos, acaba ficando sem irrigação e, se isso ocorre constantemente, ela acaba apresentando ressecamento e o aparecimento de rugas, por exemplo. Além da questão hormonal ligada ao estresse, há também, é claro, as expressões faciais típicas dessas situações e que acentuam as os sulcos na pele.

Alimentação

Uma alimentação pouco balanceada interfere na saúde da pele, acelerando o seu envelhecimento. O consumo de açúcar em excesso, por exemplo, faz com que a substância se una às proteínas dos tecidos, causando flacidez.

Outros vilões são as carnes processadas e os embutidos. Esses alimentos são produzidos com aditivos que geram inflamações e podem prejudicar o colágeno. Portanto, o ideal é manter uma dieta sempre equilibrada.

Como se cuidar para amenizar o envelhecimento da pele?

Para que o envelhecimento da pele ocorra no tempo certo, algumas medidas são eficientes. Manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, cereais e outros nutrientes é fundamental, podendo ainda haver uso de vitaminas. Ingerir bastante água diariamente também é muito importante.

Você pode complementar os cuidados com o uso de cremes específicos, com fórmula manipulada e própria para prevenir o surgimento de linhas de expressão, rugas e manchas, como ácido hialurônico, creme antirrugas e firmador. Produtos que mantêm a hidratação do tecido cutâneo também são recomendados.

Ao analisar o que causa o envelhecimento da pele, você entendeu que há fatores fisiológicos inevitáveis. Porém, outros influenciam esse processo, fazendo com ocorra de maneira mais rápida. Alguns deles são alterações hormonais, excesso de sol, estresse e má-alimentação.

Sendo assim, para driblar esse problema e ter uma aparência saudável e bonita por mais tempo, adote medidas simples no seu dia a dia: procure se alimentar bem e se manter hidratado. Produtos cosméticos também podem ser seus grandes aliados nessa tarefa. Pode ter certeza de que a sua pele agradecerá!

Gostou dessas informações e quer ficar por dentro de temas relacionados a esse assunto? Assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This