Descubra os fitoterápicos para emagrecer mais comuns

O uso de remédio fitoterápico para compulsão alimentar tem se tornado uma alternativa comum entre os brasileiros. A fitoterapia é um tratamento que, por meio da utilização de medicamentos feitos à base de plantas tratadas industrialmente, atua direta ou indiretamente na promoção do emagrecimento e da saúde. Por se tratarem de compostos naturais, os fitoterápicos se configuram como uma excelente opção na busca pelo emagrecimento saudável.

Mesmo sendo natural, é necessário ter a orientação de um profissional da área da saúde para fazer uso desse tipo de medicamento. Somente dessa forma é possível saber qual é o mais indicado para as suas características e os seus objetivos.

Quer emagrecer sem recorrer a dietas malucas? Confira, abaixo, quais são os benefícios dos fitoterápicos para o organismo, os mitos sobre o assunto e as principais opções para começar o seu tratamento!

Quais são os benefícios dos medicamentos fitoterápicos?

Os fitoterápicos podem ser utilizados em diferentes casos de doenças e condições específicas de saúde, mas eles se tornaram mais populares como auxiliares em processos de emagrecimentos.

Não é para menos, visto que eles favorecem a perda de gordura por agirem diretamente em determinadas causas do ganho de peso, como nervosismo, ansiedade, intestino preguiçoso e disfunções hormonais.

Veja quais são os benefícios obtidos a partir desse tratamento.

Inibem o apetite

A falta de controle sobre o apetite pode ser considerada um dos principais agravantes no ganho de peso. Além disso, a partir do momento em que se cria a meta de emagrecer, o sacrifício de reduzir o volume de alimentos da dieta pode ser também um dos maiores fatores para recaídas.

Entretanto, existem vários fitoterápicos com ação de inibição do apetite. Esses medicamentos atuam no equilíbrio de compulsões alimentares, o que torna essa transição alimentar mais agradável para o indivíduo com sobrepeso. Alguns exemplos de fitoterápicos capazes de reduzir o apetite são:

Aceleram o metabolismo

Outra ação benéfica do remédio fitoterápico para compulsão alimentar é a aceleração do metabolismo corporal. O aumento do metabolismo, reação imprescindível para a manutenção da vida no organismo, implica em um melhor funcionamento do corpo. Promove uma melhor digestão dos alimentos e aproveitamento dos nutrientes, além de intensificar a queima de gorduras.

Ou seja, os fitoterápicos com efeito acelerador do metabolismo catalisam os resultados de uma dieta e rotina dedicadas ao emagrecimento. É importante ressaltar que a ação metabólica varia e cada organismo deve ser analisado separadamente. Podemos citar como exemplos de alguns fitoterápicos com esses efeitos:

Diminuem a produção de gordura

A produção de gordura depende diretamente da glicemia do indivíduo, uma vez que o tecido adiposo se configura como a principal reserva energética do corpo. No entanto, a manutenção de uma dieta calórica induz a liberação de glicogênio produzido pelo fígado no sangue, aumentando a concentração de ácidos graxos na corrente sanguínea.

Finalmente, esse excesso de ácidos graxos será depositado no tecido adiposo na forma de gordura, e a utilização de medicamentos fitoterápicos auxiliará no controle do apetite e no aumento da produção de insulina, hormônio que abaixa o nível de glicose no sangue.

Além dos citados no tópico anterior, estão nessa lista:

Aumentam a diurese

O aspecto de inchaço ocorre devido a um processo de retenção de líquidos no corpo. O acúmulo de líquidos no tecido linfático pode ser causado por diversos fatores, como os problemas renais, a ingestão de certos tipos de medicamentos e até mesmo a má hidratação ao longo do dia.

Alguns medicamentos fitoterápicos têm o efeito diurético, produzindo resultados consideráveis tanto na redução de medidas quanto na promoção do bem-estar do indivíduo. Alguns dos fitoterápicos que têm essa propriedade são:

Apresentam ação antioxidante

O organismo produz radicais livres de forma constante. A partir de uma alimentação pouco nutritiva, essa produção se torna cada vez maior, podendo agravar o risco do desenvolvimento de doenças, causar a degradação das células, o envelhecimento precoce e o mau funcionamento do corpo. A presença de radicais livres em excesso afeta diretamente o ganho de peso de um indivíduo.

A partir disso, deduz-se que a ingestão de antioxidantes se torna fundamental, já que essas substâncias combatem os radicais livres. Existem vários fitoterápicos que apresentam essa ação, tais como:

Promovem ação anti-inflamatória

Durante o processo de digestão, vários alimentos podem desencadear uma reação inflamatória no organismo, como o leite. Esses processos demandam uma grande quantidade de esforço do corpo, afetando a absorção de nutrientes. Entre os fitoterápicos com efeitos anti-inflamatórios, destacam-se:

Funcionam como estimulante natural

A falta de ânimo e de energia pode ser considerada como um fator agravante no ganho de peso. Assim, a utilização de estimulantes é extremamente benéfica para aumentar a força de vontade, estimulando a prática de atividades físicas. Alguns dos medicamentos fitoterápicos que influenciam nesse processo são:

Qual é a importância da orientação profissional?

Embora muito dos estudos sobre os princípios ativos dos fitoterápicos sejam advindos da cultura popular, é fundamental que sua utilização seja feita a partir da orientação de um profissional capacitado.

É de extrema importância a noção do uso correto desses medicamentos para que os objetivos sejam alcançados com mais segurança e para que possíveis danos sejam evitados.

Por isso, médicos, nutricionistas e farmacêuticos devem considerar a dosagem correta, os horários de ingestão e entender exatamente qual é o princípio ativo de cada medicamento. Além da orientação profissional, é importante analisar com cuidado o local onde os medicamentos fitoterápicos que emagrecem serão adquiridos, a fim de garantir a sua qualidade e eficácia.

Quais são os principais mitos referentes aos fitoterápicos?

Diante de tantas opções químicas e sintéticas, o remédio fitoterápico para compulsão alimentar é uma solução cada vez mais conhecida pelos pacientes e receitada pelos profissionais de saúde.

Mesmo assim, existem muitas crenças populares acerca desses fármacos, já que seu uso remonta a tempos muito antigos. Neste tópico vamos abordar os principais mitos referentes aos medicamentos fitoterápicos.

O registro na Anvisa não é obrigatório

Esse é um grande mito. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta e fiscaliza todos os tipos de medicamentos, inclusive os fitoterápicos. O órgão é responsável por controlar a produção, o registro e ainda deve acompanhar sua comercialização. Caso o fitoterápico apresente algum risco para a saúde da população, ele deve ser retirado do mercado.

Além disso, para o medicamento receber a classificação de fitoterápico pela Anvisa, é necessário que ele só tenha matérias-primas 100% vegetais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por outro lado, identifica esses medicamentos como sendo aqueles preparados com extratos vegetais presentes em partes da planta ou em sua totalidade.

Não existem efeitos colaterais

Muitas pessoas acreditam que, por serem 100% naturais, os medicamentos fitoterápicos que emagrecem não têm efeitos colaterais. No entanto, se consumidos de maneira indiscriminada, eles podem causar alguns problemas no organismo.

Essa informação é muito importante, pois a dose incorreta, mesmo de um medicamento natural, pode ser altamente perigosa para o usuário, levando a quadros de intoxicação.

O tratamento não é muito efetivo

Esse é um dos maiores mitos acerca desses medicamentos. Os fitoterápicos são tão efetivos quanto qualquer alopático — aqueles industrializados e sintetizados em laboratórios —, seja para emagrecer, para gripes, resfriados ou doenças mais graves.

No Brasil existe, desde 2008, o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que garante um acesso mais seguro a esses medicamentos. Inclusive, o SUS distribui gratuitamente alguns fármacos regulamentados pela Anvisa.

O horário e a forma de ingerir o medicamento não influenciam no resultado

É importante que os medicamentos sejam tomados no horário predeterminado e da maneira correta. Aqueles que têm algum tipo de estimulante, como o ginseng, não devem ser ingeridos à noite, pois podem interferir no sono de quem tem mais sensibilidade para dormir. É igualmente importante analisar o peso, a idade e o metabolismo de cada pessoa.

Quais são os outros casos em que fitoterápicos são indicados?

Como já dito anteriormente, além dos fitoterápicos que emagrecem, há outros para os mais diversos problemas, como cicatrizes, inflamações, queimaduras, gastrite, dor lombar, funcionamento do intestino, ansiedade, insônia, varizes etc. Para que os resultados sejam alcançados com segurança, a Anvisa classifica e regulamenta cada um deles a partir da análise de pesquisas e de comprovação científica.

A maneira como esses medicamentos agem no organismo depende da dose ministrada e de outros remédios que, porventura, o usuário esteja tomando. Também é importante reafirmar que o fato de ser um fitoterápico não altera a eficácia quando comparado a medicamentos alopáticos, mas há uma diminuição dos efeitos colaterais.

De acordo com a Anvisa, os fitoterápicos podem ser utilizados para auxiliar ou complementar o tratamento feito com medicamentos de origem sintética. No entanto, é fundamental que o profissional que prescreveu o remédio que já está sendo utilizado fique a par da situação devido à interação dos medicamentos.

Quais são os principais remédios fitoterápicos para compulsão alimentar?

Os medicamentos fitoterápicos são obtidos de plantas medicinais, e utiliza-se somente os derivados de droga vegetal, como óleos, extratos, cera, tintura e suco. Conheça, a seguir, os principais remédios naturais para emagrecer.

Aloe vera

A aloe vera ou babosa, assim como todas as outras plantas, se torna um medicamento fitoterápico quando passa por processos industriais de produção, com alto controle de qualidade e com regulamentação da Anvisa. Os benefícios oferecidos por ela são os mais diversos, como hidratar a pele e o cabelo, tratar a gastrite e ajudar no equilíbrio do colesterol.

Além desses, seu efeito cicatrizante é tão bom que a aloe vera é aplicada em casos de queimadura de primeiro e de segundo graus. Ela é utilizada em forma de gel, que pode até ser ingerido misturado a diversos líquidos, como sucos e vitaminas. Também pode fazer parte da composição de cosméticos, atuando na prevenção de rugas, e como hidratante.

Arnica

Oferecendo diversos benefícios à saúde humana, há relatos históricos de que a arnica vem sendo utilizada por muitos séculos. Um dos seus efeitos mais conhecidos é amenizar as dores musculares por meio do uso tópico, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Também é utilizada para tratar de artrite e reumatismo.

Além disso, pode ser usada em casos odontológicos para curar infecções, dor de dente, gengivite e até para amenizar hemorragias. Comercializada na forma de tintura para uso tópico, não deve ser aplicada em machucados expostos. Seu uso via oral deve ser feito apenas quando muito diluída, pois é altamente tóxica.

Carqueja

A carqueja, muito utilizada para chá, é um medicamento fitoterápico também bastante utilizado na forma de tintura. Ela é indicada para tratar de problemas no fígado e na vesícula biliar, além de ser excelente para ajudar na digestão de alimentos gordurosos. Muito comum no Brasil, essa planta ainda é indicada para diabéticos, pois auxilia na diminuição da absorção dos carboidratos.

Salgueiro

Esse medicamento fitoterápico é indicado para aliviar dores de cabeça, de dente e de garganta, além de dores musculares e cólicas menstruais. Por sua propriedade antipirética, é capaz de auxiliar na diminuição da febre, por exemplo. Além disso, tem ação anti-inflamatória, sendo em casos de artrite e reumatismo, aliviando a sensação de desconforto.

Alcachofra

Devido à compulsão alimentar, muitas pessoas acabam tendo problemas digestivos. Para esse caso, você pode usar a alcachofra, que é uma planta que tem origem mediterrânea e é rica em propriedades que tratam os incômodos e as dores estomacais, além de desconfortos depois das refeições, má digestão, o funcionamento biliar e as altas taxas de colesterol no sangue.

A alcachofra também reduz a absorção das gorduras no corpo, como o colesterol, e facilita o trânsito gastrointestinal, o que ajuda no processo de emagrecimento saudável.

Chá-verde

Figurando entre as bebidas mais consumidas do mundo, a planta do chá-verde tem propriedade medicinal e é tradição nos países asiáticos, como Japão e China. Costuma ser indicado contra a fadiga, para problemas cardiovasculares, celulite, mau hálito e também para prevenir o câncer de próstata.

O chá-verde tornou-se muito popular como aliado na perda de peso. Isso acontece porque ele tem como componente básico a cafeína, que é responsável por acelerar o metabolismo e o gasto calórico. Como é rico em antioxidantes, o chá-verde também cumpre o papel de eliminar os radicais livres do corpo.

Spirulina

A spirulina pode ser definida como uma cianobactéria que é comumente conhecida como alga azul-esverdeada, que geralmente nasce em águas alcalinas em regiões em que o clima é quente, sendo encontrada com mais facilidade nas águas do México e em alguns países da África. Como é uma cianobactéria filamentosa, essa planta se dá melhor em ambientes com muita luz, mas também consegue se adaptar e resistir em condições extremas.

Esse medicamento é rico em propriedades naturais, apresentando uma grande quantidade de proteína em sua composição. Trata-se de um remédio com vitaminas do complexo A, B, C e E, minerais como o ferro, manganês, cobre, selênio e zinco, aminoácidos, carotenoides como o betacaroteno e propriedades antioxidantes.

Estima-se que em meia xícara de spirulina encontra-se 89% do consumo diário de ferro indicado para o nosso organismo, característica que combate a anemia. A alga ainda tem lipídeos, clorofila e ácidos nucleicos, que aumentam a energia corporal, promovendo a sensação de saciedade.

Ágar-ágar

O ágar-ágar, que também pode ser chamado de agarose, é classificado como um hidrocoloide fortemente gelatinoso, que é extraído de diferentes gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas, consistindo na mistura heterogênea de dois polissacarídeos: agarose e agaropectina. Essas substâncias agem como carboidrato estrutural na parede das nossas células.

O fitoterápico é indicado para as pessoas que estão obesas, que necessitam moderar o apetite e perder peso. Quando é utilizado em forma de gel, ele gera uma sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome e, consequentemente, coma menos do que o habitual.

Outro benefício do ágar-ágar é combater a celulite e a flacidez, que são resultados comuns do emagrecimento, além de fortalecer o cabelo e as unhas.

Viu só como o remédio fitoterápico para compulsão alimentar ajuda emagrecer de forma saudável? Com o uso de medicamentos naturais, você pode se livrar do excesso de peso sem ter que fazer dietas restritivas que, na maioria das vezes, geram consequências graves para o seu corpo. É importante lembrar que para alcançar resultados mais eficientes, o ideal é adotar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente, sempre com orientação profissional.

Que tal aproveitar e utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

15 Comentários

  1. Eu sempre começo e nunca termino. Será que adianta mesmo eu não tendo força de vontade. Isso é muito difícil pra mim. Me ajuda

    1. Olá Jucelene, meu nome é Susanne, sou farmacêutica e quero muito te ajudar!
      Isso é uma problema muito comum.
      Muitos iniciam um tratamento e não conseguem termina-lo.
      O começo é sempre o mais difícil. mas quando você se esforça e começa a ver os resultados, você fica tão feliz e satisfeita que não quer parar.
      O segredo é esse. Se esforce no começo que os resultados virão.
      Me coloco a disposição para te ajudar.
      entre em contatos que farei o possível para que tenha um excelente tratamento.
      Estarei aguardando sua ligação ansiosamente.
      Um grande abraço.
      Susanne
      Farmacêutica Nature Derme
      (31) 3214-9050
      (31) 82256597 (whastapp)
      http://www.naturederme.com.br

  2. muito bom o seu artigo

  3. Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.

  4. Grande conteudo, muito obrigado por tanta informação de alta qualidade, aprendi muito por ter acompnhado esse seu trabalho de exelente qualidade, continue assim sempre!

  5. Excelentes dicas para nós mulheres que desejamos emagrecer,colocar todas elas em prática e espero obter o resultados positivos. Desde já agradeço por ter encontrado seu blog. Parabéns.

  6. Excelente dica sobre emagrecimento, estou precisando de incentivo e muita força de vontade e conseguir encontrar aqui no seu artigo, muito obrigada, vou colcoar em prática e ver se vou conseguir obter os melhores resultados possíveis. Obrigada.

  7. nossa nao sabia disso, obrigada pelas dicas

  8. nossa que interessante adorei o artigo

  9. Bom dia
    É vdd que esses medicamentos fitoterápicos emagrecem rapidamente? Pq nós potes diz 100% natural e em 1 semana já perdeu 2 a 3 kg ? Isso é possível? Pq vi um que tem várias ervas misturadas e promete perder até 10 kg por mês?

  10. Muito boa a postagem. gostei, achei interessante.

  11. Adorei a matéria. ajudou bastante. Parabéns

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 2 =