Dieta e exercícios: não é fórmula mágica, mas garantia de sucesso!

O desejo de perder peso faz muita gente cometer loucuras, como seguir dietas radicais, e praticar atividades físicas inadequadas. Isso tudo pode causar sérios danos à saúde. Mas é preciso lembrar que não há fórmula mágica. Uma boa dieta e exercícios corretos é que garantem um emagrecimento saudável.

Então, acompanhe este post até o final para descobrir as melhores dicas sobre como manter a disciplina em uma alimentação séria e responsável e na prática de exercícios. Você verá que não é tão difícil como imagina!

Não faça dietas radicais

É bastante comum que, de tempos em tempos, surjam dietas da moda que prometem eliminar vários quilinhos de forma rápida e de uma vez por todas. Algumas podem até apresentar resultados. Contudo, são temporários. Ao término da dieta, é normal que as pessoas ganhem mais peso do que perderam.

Além disso, a ausência de determinados nutrientes afeta as funções básicas do corpo, o que prejudica a saúde. Como não haverá produção de energia, você não terá força nem disposição para se exercitar. Ou seja, embora as dietas milagrosas façam emagrecer, elas têm efeito temporário e favorecem o aparecimento de doenças.

Adote uma reeducação alimentar

Alguns regimes restritivos excluem completamente determinados grupos alimentares. Por sua vez, a reeducação alimentar é o processo de mudança de hábitos em suas refeições. Desse modo, o cardápio é balanceado e sem muitas restrições. Basicamente, basta adequar a quantidade, a combinação e a qualidade dos alimentos.

Ao contrário do que acontece com as dietas restritivas, você não sentirá fome com a reeducação. E mais: verá uma melhora em sua saúde e potencializará os resultados dos exercícios. O emagrecimento se dará de maneira saudável e permanente.

Descubra o que é prazeroso

Ingerir alimentos dos quais não gostamos e fazer atividades que não nos dão prazer se torna um martírio, não é mesmo? Assim, seguir uma rotina de dieta e exercícios fica realmente difícil e logo desistimos. Por esse motivo, é fundamental escolher um tipo de treino que case com o seu gosto e com o seu perfil.

Há inúmeras opções de modalidades. Sem dúvida, você encontrará uma (ou até mais) que seja agradável de fazer. Do mesmo modo, não adianta seguir um regime cujo cardápio contenha alimentos que o seu paladar não aprova.

Estipule metas alcançáveis

É essencial traçar objetivos que você consiga atingir. Caso contrário, haverá uma grande frustração e a chance de desistência é enorme. Lembre-se de que um maratonista não começa correndo 40 km logo de cara. No início, estipule pequenas metas e comemore cada vitória.

Somente depois de alcançá-las, defina novas. Se cometer algum deslize, não desanime e volte a focar em seu propósito. Essa atitude permite que você mantenha os esforços para atingir seus objetivos. O ser humano é feito de hábitos. Para mudá-los, temos que ser persistentes e repeti-los até que se tornem naturais.

Portanto, para perder peso de forma realmente eficaz e saudável, é preciso adotar uma rotina de dieta e exercícios. Se você seguir as nossas recomendações, certamente conseguirá ter disciplina e foco para conquistar resultados de verdade.

Quer mais dicas de emagrecimento, saúde, bem-estar e qualidade de vida? Assine nossa newsletter para receber as melhores publicações sobre os temas direto em sua caixa de entrada.

 

Tenha foco e disciplina! Sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This