Entenda como diminuir a ansiedade e por que investir nisso

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) não deixam dúvidas: o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Segundo a entidade, 18,6 milhões de brasileiros sofrem com esse mal, o que representa 9,3% da população. O quadro pode surgir por meio das mais diferentes causas – desde a perda de um emprego até o rompimento de um namoro, por exemplo – e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. A boa notícia é que tem, sim, como diminuir a ansiedade.

Respiração difícil, batimento cardíaco acelerado e mãos suadas são alguns dos sinais de que ela está dando as caras. Nesse momento, há um remédio para combatê-la: a gratidão. Ter um coração agradecido a tudo o que você tem na vida faz com que as preocupações em relação ao futuro (e até mesmo ligadas a eventos presentes) reduzam, já que você passa a ver que já tem muito para ser feliz. Neste artigo mostraremos as vantagens de usar a gratidão como “antídoto” para a ansiedade. Acompanhe!

Melhora da autoestima

Se você é um usuário ativo das redes sociais, já deve ter se esbarrado com uma porção de postagens por aí que utilizam a #gratidão. Em geral, elas acompanham fotos de gente feliz, tranquila, em lugares e momentos inspiradores, com pessoas amadas. A expressão de paz e alegria evidencia que esses indivíduos estão bem com eles mesmos. Em outras palavras: aprenderam a fortalecer a autoestima.

Em uma época em que as pessoas são tão cobradas a ter e ser mais, estar ciente de que você já tem muito aumenta o amor próprio. É aquela ideia de que nem sempre o conceito de felicidade dos outros deve ditar a sua vida. Um coração grato em relação à própria realidade tira um peso das costas.

Aperfeiçoamento dos relacionamentos

Você já pode ter passado por isso: exigiu tanto de um amigo, de um parente ou de um companheiro amoroso, que ele acabou se afastando. Em diversas ocasiões, as pessoas desejam que as outras ofereçam sempre mais, de acordo com aquilo que elas querem. E aí vêm as frustrações.

A partir do momento que você é grato pelos relacionamentos e por aqueles que têm ao seu redor, do jeito que eles já são, perceberá que seus vínculos se fortalecerão muito mais. Os outros passarão a se sentir importantes e aceitos por você e possivelmente corresponderão a esse sentimento.

Redução do medo

Não tem jeito: todo mundo acaba sentindo medo uma hora ou outra na vida. O problema é que, muitas vezes, a ansiedade produz um temor avassalador. E, aí, você já não quer mais sair de casa, conversar com outras pessoas ou até mesmo ir àquela entrevista de emprego que esperou tanto para ser chamado.

Investir em ter um coração grato afasta esses sentimentos. Afinal de contas, você não deposita todas as suas fichas em um acontecimento só. Ao reconhecer que muitas coisas boas já ocorreram em sua vida, a tendência é ter um pensamento positivo em relação a tantos outros acontecimentos que virão.

Gratidão pode ser a resposta para como diminuir a ansiedade. Comece a praticá-la a partir de agora e verá a transformação que ocorrerá em sua vida, todos os dias.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ansiedade, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.                                                                                                👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + seis =