Distúrbios do sono: entenda o que são e quais são os principais

Dormir bem é essencial para ter uma vida com qualidade. Afinal, uma boa noite de sono é fundamental não apenas para manter a disposição durante o dia como também para deixar todo o organismo em perfeita harmonia.

Acontece que os distúrbios do sono costumam atrapalhar o ciclo de repouso em qualquer uma de suas fases. Isso impede que a pessoa, inclusive, alcance os estágios mais profundos do adormecimento, que é quando o descanso mais efetivo realmente acontece.

Mas quais distúrbios são esses? Há solução? É possível fazer algo para dormir melhor? Confira as respostas agora mesmo!

O que são distúrbios do sono e quais seus malefícios?

São denominadas distúrbios do sono quaisquer dificuldades que um indivíduo tem para pegar no sono ou mantê-lo de uma forma contínua.

Quando o corpo não consegue descansar de maneira adequada, muitas atividades fisiológicas que são realizadas durante esse período não ocorrem. Por isso, além de sentir um esgotamento físico e mental, a pessoa pode ter, ainda:

  • Irritabilidade;
  • Perda de memória;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Problemas no sistema cardiovascular;
  • Metabolismo alterado;
  • Disfunções hormonais.

Quais são os principais distúrbios do sono?

Para combater melhor o inimigo, é preciso conhecê-lo. Por isso, se você está com dificuldades em adormecer ou sente que o seu sono não é reparador, fique atento aos sinais de alguns distúrbios, como os que estão apresentados a seguir.

Apneia do sono

Trata-se de pequenas paradas respiratórias que acontecem enquanto a pessoa dorme. Elas são causadas por uma diminuição do espaço por onde entra o ar que respiramos — um tubo chamado faringe.

O grande desafio desse distúrbio é que ele não é facilmente percebido, pois tais paradas podem prejudicar o sono sem, necessariamente, acordar a pessoa. Logo, ela volta dos estágios mais profundos, mas não desperta.

Mais comum em quem ronca, a apneia pode ser aliviada ou combatida com a perda de peso, o ato de evitar bebidas alcoólicas, tratamentos nasais específicos e, em alguns casos, cirurgia.

Bruxismo

Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono (e também durante o dia, em alguns casos), o bruxismo é associado a problemas articulares e suas principais causas são a ansiedade e o estresse.

Logo, uma das maneiras mais eficientes de evitar o distúrbio é manter o nervosismo sob controle, além de utilizar uma placa dentária. Quando necessário, medicamentos específicos também são receitados pelo médico.

Vale lembrar que além de prejudicar o sono, o bruxismo também causa o desgaste dos dentes, dores na região da mandíbula e dores de cabeça.

Insônia

É natural que, vez ou outra, as pessoas tenham mais dificuldades para dormir,seja por causa de problemas pessoais, consumo de bebidas alcoólicas, alimentos mais pesados ou um dia mais agitado.

Mas quando a insônia persiste por mais de três noites na semana, em um período superior a três meses, ela pode ser considerada um distúrbio e passa a afetar o dia a dia. Por isso, merece atenção e tratamento.

As medidas mais comuns de combate à insônia incluem novos hábitos, tanto de sono quanto durante o dia. Um exemplo é uma alimentação mais adequada e a prática de atividades física. Algumas situações também pedem uso de medicamentos, que devem ser tomados sempre com a orientação médica e durante um período predeterminado.

Enurese noturna

O famoso xixi na cama é considerado um distúrbio do sono quando ocorre pelo menos duas vezes por semana em pessoas que já têm idade para controlar a urina — geralmente, a partir dos 5 anos para as meninas e dos 6 anos para os meninos.

Isso pode ocorrer por fatores genéticos, motivos emocionais, anormalidades no trato urinário, entre outros. Vale a pena procurar um especialista para indicar o melhor tratamento, que pode incluir terapia comportamental, medicamentos e uso de alarme noturno.

Os distúrbios do sono, embora comuns, não podem ser banalizados, pois eles prejudicam a qualidade de vida de uma pessoa em diversos aspectos. Sono é saúde e deve ser tratado com seriedade, sempre.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre distúrbios do sono, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.                                                                                                👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 17 =