Provavelmente você sabe que o envelhecimento é um processo natural que ocorre com o passar dos anos, não é verdade? No entanto, a flacidez facial e corporal provocada pelo fato de envelhecer é um problema para muitas pessoas. Por isso, é importante saber como cuidar da pele e eliminar rugas, em especial do rosto, assegurando mais autoestima e qualidade de vida.
É interessante mencionar que, embora o aparecimento de rugas ocorra de forma natural, existem situações que intensificam e aceleram o processo, como estresse, sedentarismo, perda de vitaminas, perda de gordura repentina, tabagismo, falta de hidratação e exposição excessiva à luz solar.
Por esse motivo, vamos mostrar dicas infalíveis para resolver o problema, amenizando ou até mesmo acabando com as tão indesejáveis rugas. Confira!
1. Utilize colágeno hidrolisado
Rico em selênio, zinco e vitamina C, o colágeno hidrolisado normalmente é encontrado em pó e deve ser misturado junto com um líquido, se transformando em vitaminas ou sucos que podem ser ingeridos a qualquer hora do dia.
Em sua composição, existem substâncias que contribuem com a produção natural de colágeno, evitam o envelhecimento, ajudam na estruturação das membranas celulares e das proteínas, além de contribuírem para a cicatrização.
Isso significa que o produto possui elementos que intensificam a quantidade de colágeno e o fazem um rejuvelhecedor da pele. Ele ainda assegura a sustentação celular, garantindo o bom funcionamento do organismo e a diminuição da flacidez da pele.
2. Aplique sérum de vitamina C
Geralmente encontrado em creme, o sérum de vitamina C é um produto que deve ser aplicado diretamente na pele e possui, em sua composição, elementos extremamente benéficos para o corpo, como a vitamina C e o sérum.
Podendo ser utilizado em todos os tipos de pele, a frequência do uso ameniza as rugas, intensifica a síntese de colágeno, torna a elasticidade da pele melhor e ainda deixa os tons da região mais regulares.
3. Tome ácido hialurônico
Encontrado em cápsulas, o ácido hialurônico atua diretamente na saúde da pele do corpo e do rosto, tonificando-a, hidratando-a e eliminando as toxinas da região. Quando consumido via oral e de forma regular, a substância contribui com os processos de cicatrização e ameniza manchas, linhas de expressão e rugas, desenvolvendo os queratinócitos (células do tecido epitelial).
É importante mencionar que o medicamento só deve ser ingerido com a orientação de um profissional capacitado. Além disso, é possível encontrar o ácido na composição de dermocosméticos, especialmente em hidratantes.
4. Tenha uma alimentação equilibrada
Outra dica elementar é levar um estilo de vida saudável. Para isso, busque ter uma dieta equilibrada e consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Manter a hidratação, consumindo grandes quantidades de água diariamente, também é imprescindível.
Algumas opções de alimentos são:
- peixes: atuam na manutenção e na reparação da pele;
- azeite: hidrata a pele e elimina as rugas;
- agrião: combate erupções, acnes, infecções e rugas;
- cúrcuma: mantém a pele firme e tonificada;
- mirtilo: elimina ruga, combate flacidez e combate o envelhecimento precoce;
- melão: evita o ressecamento e o aparecimento de rachaduras;
- coco: contribui com a flexibilidade e a firmeza.
5. Aplique máscaras naturais
Por fim, aplicar máscaras faciais caseiras é mais uma dica supersimples, entretanto, muito eficaz. A máscara feita com ½ abacate maduro amassado e 1 colher de sopa de óleo de coco líquido, por exemplo, atua como antioxidante e regeneradora (já que tem um elevado teor de ácido oleico).
Já a máscara composta de iogurte natural (que, inclusive, pode ser feita à base de kefir), é rica em probióticos e auxilia a eliminar rugas e amenizar inflamações faciais.
Agora que você conferiu incríveis dicas para eliminar rugas, aproveite-as para assegurar uma pele muito mais saudável. Não se esqueça de que essa também é uma maneira de aumentar o bem-estar, a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida, além de garantir uma longevidade saudável.
Se você gostou do artigo, confira alguns dos principais alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e que contribuem com o seu emagrecimento. Até mais!